Campanha de adesão à Semana do Ovo foi lançada na terça-feira
A comissão organizadora das comemorações do Dia do Ovo 2012 lança oficialmente a ideia que já vem promovendo ações para o grande dia em outubro.
João Ovão, o mascote da Semana do Ovo |
Um convite para aderir à campanha da Semana do Ovo é o objetivo da manhã desta terça-feira, dia 11 de setembro, na capital São Paulo. O convite parte do Instituto Ovos Brasil e seus parceiros na realização do que já nos acostumamos a chamar de Dia Mundial do Ovo, data marcada sempre para a segunda sexta-feira de outubro, quando entidades e representantes da cadeia avícola no mundo celebram esse produto que movimenta a agroindústria da postura, o mercado consumidor e a rede nutricional e de saúde.
Somando pontos e multiplicando resultados desde 2007, o Instituto Ovos Brasil é a força a organizar e impulsionar o marketing do ovo e, mais uma vez, é o artífice dessa grande empreitada. Este ano, a ideia é promover a Semana do Ovo entre 4 e 12 de outubro, tendo no pacote uma série de atividades que movimentarão 10 estados brasileiros, levando informação e esclarecimento aos diversos públicos, sempre com o foco na desmistificação e na valorização do ovo como alimento.
A primeira grande ação do Instituto Ovos Brasil este ano foi unir-se a Novus do Brasil, empresa que abraçou a causa como parceira fundamental na realização da Semana do Ovo. A DSM também já aderiu à campanha e o que se espera, com o café da manhã desta terça-feira é, justamente, ganhar mais adesões ao projeto que, ano a ano, vem ganhando espaço e profundidade nas diversas comunidades brasileiras, sejam elas científicas ou leigas.
Com a Semana do Ovo o objetivo é divulgar os benefícios desse alimento entre os consumidores finais e formadores de opinião, como donas-de-casa, profissionais da saúde e estudantes, informa a assessoria de imprensa dos organizadores. “A ideia é incentivar o consumo de ovos através da desmistificação desse alimento e esclarecimento de todos os seus benefícios e finalidades para a saúde, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais”, considerou o gerente de Marketing da Novus do Brasil e voluntário na organização da campanha, David Moreno.
Por sua vez, o diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura, lembra que o aumento do consumo per capita de ovos é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva. Ele explica que a meta da entidade que preside é “aumentar o consumo de 163 ovos por pessoa, alcançado no ano passado, para 208 ovos per capita nos próximos quatro anos, o que significa quatro ovos por semana”. Esse aumento, segundo Bottura, contribui não só com a cadeia produtiva, como também melhora a nutrição do brasileiro. “Por isso, convidamos os profissionais da cadeia produtiva para participar dessa celebração conosco”, afirmou o executivo, que também é médico veterinário e tem larga experiência profissional junto à cadeia avícola de postura. Conhecedor da área, ele sabe a importância que tem a força da união representada pelos diversos elos do setor. “O sucesso depende do envolvimento de pessoas e empresas nesse projeto”, confirma Bottura, aproveitando a oportunidade para convidar representantes da cadeia produtiva para participar dessa importante semana que, a partir de amanhã, dá um passo decisivo para a realização da Semana do Ovo em outubro.
O Dia do Ovo foi criado por uma entidade internacional chamada International Egg Commission, responsável por ações que envolvem o produto e o alimento-ovo sob diversas formas e conceitos. A divulgação acontece sempre tendo como alvo os consumidores, formadores de opinião, como jornalistas e profissionais da saúde, e o grande público. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, conta Bottura.