Um ano, ao menos, um pouco melhor

Um ano, ao menos, um pouco melhor

É o que estimam os pesquisadores do Cepea em suas análises sobre o mercado de ovos em 2015; há vários fatores que podem concorrer para essa análise.

Ovonews

janeiro 05, 2015

0
 
../../arquivos/img/2015/1/775_1852_conteudo_g.jpg
 

Apesar das incertezas, próprias do setor de postura, o mercado de ovos espera que 2015 seja, ao menos, um pouco melhor que 2014. É o que analisa a equipe do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP. De acordo com pesquisadores da instituição, “a antecipação dos descartes de galinhas poedeiras mais velhas, iniciada há alguns meses, deve resultar numa menor oferta no início de 2015, podendo amenizar os efeitos da típica retração das vendas desse período”.

Há que se considerar, nesse quadro, também, o período de férias, que reduz a procura pelo ovo para compor as merendas escolares; e, por fim, muda bastante a rotina alimentar da população como um todo nesse período que se considera “de férias”. Segundo o Cepea, há que se considerar, ainda, para um bom presságio no mercado de ovos, a estabilidade da produção, com leve queda, segundo dados da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal.

As perspectivas positivas também se fundamentam nas datas em que a demanda por ovos normalmente aumenta. A chegada da Quaresma mais cedo em 2015, ainda em fevereiro, deve contribuir para aquecer o consumo doméstico de ovos, amenizando também os efeitos da fraca demanda de início de ano. Além disso, conforme levantamentos do Cepea, a expectativa é que as festas juninas/julinas voltem a refletir positivamente no setor, depois de um ano desfavorável por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, que desregulou o mercado.

Saiba mais sobre o mercado de ovos no site do Cepea: www.cepea.esalq.usp.br.

(A Hora do Ovo, com informações do Cepea)

0 Comentários