Arnaldo Jardim é o novo Secretário de Agricultura de São Paulo

Arnaldo Jardim é o novo Secretário de Agricultura de São Paulo

Político que tem proximidade com o setor rural e o cooperativismo, Jardim assume o cargo no dia 8 de janeiro, no lugar de Mônika Bergamaschi.

Ovonews

janeiro 05, 2015

0
../../arquivos/img/2015/1/776_1853_conteudo_g.jpg
Arnaldo Jardim: na pasta da agricultura paulista

Será no próximo dia 8 de janeiro, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a transmissão do cargo de secretário da pasta da Agricultura do Estado de São Paulo. O novo titular é o político Arnaldo Jardim, de 59 anos, que assume em substituição a Mônika Bergamaschi.

Jardim foi nomeado pelo governador reeleito Geraldo Alckmin nos primeiros dias do ano e terá pela frente um cenário novo para sua carreira, já que sua especialidade é a engenharia civil, profissão para a qual tem graduação. Entretanto, o paulista de Altinópolis é experiente na política e vem se destacando em tarefas que envolvem a agropecuária de alguma maneira.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura, na Câmara Federal – ele é deputado pelo PPS desde 2007 -, Arnaldo Jardim integra diversas comissões nas áreas de infraestrutura e energia. Preside a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético e também a Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional. Integra a Frente Parlamentar Ambientalista e a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Agropecuário. É vice-líder da bancada do PPS na Câmara e foi secretário de Estado da Habitação (1992-93), tendo importante atuação parlamentar nos setores de agricultura, energia, meio ambiente e desenvolvimento.  

Para entender a trajetória do novo secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que estará à frente das decisões, inclusive, para o setor de avicultura, é importante saber que Arnaldo Jardim iniciou sua vida política como líder estudantil, na Escola Politécnica da USP, onde se formou em engenharia civil. Foi diretor do DCE da USP e da União Estadual dos Estudantes num período efervescente da luta contra o regime militar e pela democracia. Participou de movimentos de bairro na cidade de São Paulo. 

Trabalhou no Governo Montoro, como Chefe de Gabinete de Chopin Tavares de Lima, na Secretaria do Interior, onde realizou programas de descentralização, alimentação e participação comunitária. Como Secretário de Habitação implantou processos de inovação tecnológica, estabelecendo novos métodos de construção. Entregou milhares de unidades habitacionais. Criou o Programa Vida Melhor e presidiu o Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Habitação.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi líder do Governo e do Partido, relator do Fórum São Paulo Século XXI e autor do anteprojeto da Constituinte Paulista. Também é autor da lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin que instituiu o Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Presidiu a Frencoop (Frente pelo Cooperativismo) na Assembleia Legislativa por vários anos. Em Brasília foi relator da nova lei do cooperativismo de crédito. 

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

0 Comentários