Ovos Brasil premia mídias que destacaram o ovo como notícia
Dentro do 5º Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa foram premiados seis veículos de comunicação nacionais que valorizaram o ovo em suas reportagens.
Ricardo Santin e Tabatha Lacerda, do IOB (nas laterais), com Fábio de Lima, da SuperVarejo, e Olívia Acerbi, da Litera |
O Instituto Ovos Brasil realizou a cerimônia de entrega do 5º Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa no último dia 15 de dezembro, em São Paulo. A entrega dos prêmios aos veículos de comunicação que destacaram o ovo como notícia especial aconteceu durante o jantar de confraternização da APA, a Associação Paulista de Avicultura, no Espaço Armazém, localizado na capital paulista.
Na ocasião, a direção do Instituto Ovos Brasil anunciou os jornalistas e veículos que se destacaram em seis categorias do prêmio que chega à quinta edição e que visa incentivar a cobertura jornalística sobre o alimento ovo no Brasil e no mundo. A ideia do Instituto Ovos Brasil é valorizar reportagens de qualidade sobre o ovo que tenham repercussão positiva junto à população. Segundo informa o regulamento da premiação, o IOB “quer alertar para as consequências negativas produzidas a partir de informações distorcidas e mensagens defasadas divulgadas pela mídia”, ao mesmo tempo em que busca “premiar o profissionalismo, a mensagem correta, a abordagem positiva e o rigor técnico.”
Podem se inscrever no prêmio jornalistas da mídia impressa (jornais e revistas), eletrônica (rádio e TV) e digital (internet) com reportagens sobre saúde, segurança alimentar, nutrição, alimentação e gastronomia, que façam referência ao alimento ovo. Além de um certificado, os ganhadores recebem um exemplar do livro Receitas com ovos, do festejado chef francês Michel Roux.
Presente à cerimônia de entrega do prêmio, o repórter Fábio de Lima, da revista SuperVarejo, recebeu parabéns pela isenção na condução do tema, pela qualidade das informações apresentadas e pela prestação de serviço à comunidade. Fábio recebeu o prêmio na categoria Publicação Especializada. Sua reportagem foi publicada na revista SuperVarejo, edição de abril de 2014. O jornalista agradeceu ao IOB “pelo reconhecimento do meu trabalho e também às fontes ouvidas na apuração da matéria, que transmitiram dados importantes para informar nosso leitor com detalhamento e credibilidade.”
O prêmio analisou matérias veiculadas no período de 15 de setembro de 2013 a 31 de outubro de 2014.
O Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa nasceu em 2010 e está em sua quinta edição. É uma iniciativa do IOB, com articulação estratégica da LITERA – Construindo Diálogos.
Foram destaques, este ano, os seguintes jornalistas e veículos de comunicação:
Wandell Seixas, do Diário da Manhã, foi premiado na Categoria Jornal |
Categoria Jornal
Wandell Seixas
Diário da Manhã (GO)
Reportagem: O vilão virou mocinho (09/10/2014)
Leia a reportagem no link www.dm.com.br/texto/
Capa da reportagem da revista SuperVarejo: premiada |
Categoria Publicação Especializada
Fábio de Lima
Revista Supervarejo, da Associação Paulista de Supermercados APAS
Reportagem: Ovo faz bem (abril/2014)
Leia a reportagem de Fábio de Lima no link www.supervarejo.com.br/revista-digital/abril-2014.
Reportagem do Domingo Espetacular, da Rede Record: premiada na Categoria Televisão |
Categoria Televisão
Programa Domingo Espetacular – TV Record (BR)
Reportagem: Rico em colesterol, ovo faz bem ou prejudica a saúde? Veja o raio-X do alimento (25/05/2014)
Assista a reportagem no link noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/ovo-descubra-a-verdade-sobre-o-alimento-que-ja-foi-apontado-como-vilao-da-saude
No portal Yahoo, o prêmio para a Categoria Internet |
Categoria Internet
Fernando Jesus Pereira
Portal Yahoo Mulher (BR)
Reportagem: Cinco motivos para o ovo ser seu aliado na malhação (21/03/2014)
Leia a reportagem no link: br.mulher.yahoo.com/fotos/cinco-motivos-para-o-ovo-ser-seu-aliado-na-malha
Reportagem de Lygia Calil, O Tempo (BH): prêmio na categoria digital |
Categoria Digital
Lygia Calil
O Tempo (BH)
Reportagem: Ovo - Pra pensar fora da casca (07/02/2014)
Link para ler a matéria: www.otempo.com.br/gastro/para-pensar-fora-da-casca
Programa Dia Dia é premiado na Categoria Eletrônico |
Categoria Eletrônico
Programa Dia Dia, com Daniel Bork
TV Band (BR)
Reportagem: Nutricionista ensina os benefícios dos ovos (16/01/2014)
Assiste ao vídeo premiado no link nutricionista-ensina-os-beneficios-dos-ovos
O INSTITUTO OVOS BRASIL E O MARKETING DO OVO
O Instituto Ovos Brasil nasceu em 2007 como uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais.
A entidade atua em todo território nacional e realiza todos os anos uma campanha especial dentro da Semana do Ovo, em outubro, quando promove ações de divulgação do ovo nas regiões produtoras do Brasil.
Saiba mais sobre o IOB. Visite o site da entidade: www.ovosbrasil.com.br.