Superprodução está afetando preços dos ovos na República Dominicana

Superprodução está afetando preços dos ovos na República Dominicana

Avicultores dominicanos convivem com baixos preços no mercado; produtores estão praticamente pagando para produzir ovos no país.

Ovonews

February 12, 2013

0
../../arquivos/img/2013/2/270_649_conteudo_g.jpg
Excesso de ovos provocou queda nos preços para as granjas

Os produtores de ovos da República Dominicana, na América Central, estão convivendo com uma difícil realidade: estão produzindo ovos a RD$3,70 enquanto só conseguem colocar o produto no mercado ao preço de RD$3,30. A situação está ficando complicada para os produtores que, através de duas entidades representativas - a Associação Nacional de Produtores de Ovos (APROHUEVORD) e a Associação Nacional de Produtores de Galinhas Poedeiras (ASONAPROP) - se reuniram com o senador José Rafael Vargas, da província de Espiallat, buscando que ele interceda junto ao governo federal para que soluções possam ser tomadas para minimizar as perdas.

Os avicultores pedem que o governo apoie o setor, implementando a compra de ovos para utilizar em programas públicos, como o Café da manhã escolar, por exemplo, e restaurantes populares, de forma que os avicultores possam comercializar o excedente de suas produções. Estima-se que esse excedente relativo ao setor, como um todo, represente algo em torno de 10 milhões de ovos diariamente. Enquanto isso, em janeiro, segundo o portal do Pro-consumidor, Instituto Nacional de Proteção dos Direitos do Consumidor da República Dominicana, os mesmos ovos eram vendidos nos supermercados a um preço médio de RD$6.66, uma diferença de RD$ 3.36 por unidade. São mais de cem por cento de lucro a favor dos intermediários, enquanto as perdas são assumidas pelos avicultores, reclamam as entidades representativas dos produtores de ovos.

Segundo jornais locais, o senador Vargas suscitou a possibilidade de que se crie um fundo através do qual se possa comprar o excedente da produção até que ela esteja estabilizada, permitindo, assim, que a população continue tendo à disposição ovos com preços estáveis. Vargas se comprometeu a conversar com o ministro da agricultura, José Ramón Rodriguez e até mesmo com o presidente da república, Danilo Medina. Também sinalizou a necessidade de obter um consenso nesse sentido entre todas as entidades representativas dos avicultores dominicanos. Segundo o senador, somente com união será possível resolver esse problema.

Não é novo o problema do baixo preço dos ovos na República Dominicana. Os avicultores do país convivem com o problema desde 2011. No ano passado, a questão persistiu durante 11 meses, sempre com o produtor de ovos amargando um prejuízo de, pelo menos, 0,40 centavos por unidade. Em janeiro deste ano, o problema se mantém e ele está associado, principalmente, ao fato de haver excesso de alojamento nas granjas, com alta população de aves poedeiras, o que resulta, naturalmente, em excesso de produção de ovos num mercado interno limitado. A situação se agrava, já que as fronteiras comerciais do país estão fechadas por questões comerciais, o que impede a exportação do excedente produzido.

Há especialistas do mercado latino-americano sinalizando com o perigo de quebra do setor e, se isso acontecer, o preço do ovo não estará mais sob controle de ninguém, nem dos produtores nem do governo.

(A Hora do Ovo, com informações do jornal El Día e El Sítio Avícola)

0 Comentários