SIAV 2013 tem abertura com foco na valorização do setor

SIAV 2013 tem abertura com foco na valorização do setor

União Brasileira de Avicultura comandou a cerimônia de abertura do SIAV tendo o prestígio de autoridades estaduais e nacionais, além de avicultores brasileiros.

Ovonews

agosto 28, 2013

0
../../arquivos/img/2013/8/439_984_conteudo_g.jpg
Francisco Turra: os números da avicultura brasileira em destaque

Com palavras e números que destacaram o setor avícola como um dos principais promotores do crescimento produtivo brasileiro, a União Brasileira de Avicultura, Ubabef, abriu nessa terça-feira, dia 27, a primeira edição do Salão Internacional da Avicultura. A cerimônia que teve lugar no auditório do Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), foi bastante prestigiada por políticos e autoridades estaduais e nacionais, demonstrando o amplo prestígio que a entidade do setor mantém junto aos poderes executivo e legislativo brasileiros.

O primeiro a falar, Francisco Turra, presidente da Ubabef, foi enfático ao ressaltar os valores da avicultura brasileira, falando da produção, do número de empregos e do grande destaque que o setor avícola brasileiro conquistou em todo o mundo.

As autoridades que falaram, em seguida, foram todas unânimes em confirmar esse poder da avicultura brasileira. Anunciaram seu apoio à atividade os governadores de Goiás, Marconi Perillo; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e também o ministro da agricultura Antonio Andrade, a senadora Katia Abreu, presidente do CNA, a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, e o vice-presidente da República, Michel Temer. A ele Francisco Turra entregou a síntese de um estudo que mostra a perda de competitividade da indústria avícola brasileira, além de proposições do setor. 

Em seu discurso, Turra destacou a posição do Brasil como terceiro maior produtor e principal exportador mundial de carne de frango. Mas alertou para a perda de participação no mercado internacional, devido aos altos custos industriais. “No caso da mão de obra, esse aumento de custos foi de 166% de 2006 até hoje. Nos Estados Unidos e na Tailândia, dois de nossos principais concorrentes, ficou abaixo de 20%”, citou. 

../../arquivos/img/2013/8/439_986_conteudo_g.jpg
Michel Temer: se disse "advogado do setor avícola" no Governo Federal

 

Já o vice-presidente Michel Temer elogiou o setor avícola, citando os efeitos positivos no campo externo, com a posição de destaque nas exportações de frango, favorecendo a imagem do país, e no campo interno, neste caso ligado diretamente ao social. “O consumo de frango é um símbolo da ascensão de camadas mais pobres para a classe média”, frisou.  E concluiu, após mencionar sua formação em Direito: “Quero ser o advogado do setor avícola no governo federal”.

../../arquivos/img/2013/8/439_985_conteudo_g.jpg
Ministro da Agricultura: elogios ao setor avícola
../../arquivos/img/2013/8/439_989_conteudo_g.jpg
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo: ressaltando o avicultor
../../arquivos/img/2013/8/439_990_conteudo_g.jpg
Governador de Pernambuco, Eduardo Campos: força ao setor
../../arquivos/img/2013/8/439_987_conteudo_g.jpg
Governador de Goiás, Marconi Perillo: incentivos para Goiás avançar no setor
../../arquivos/img/2013/8/439_988_conteudo_g.jpg
Senadora Kátia Abreu, presidente da CNA: setor produtivo avícola gera muitos empregos

 

Também participaram da mesa de abertura o vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura, Roberto Domenech; o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), representando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); e os presidentes do Conselho Diretor, Antonio Augusto de Toni, e do Conselho Consultivo da Ubabef, José Carlos Zanchetta. Estavam presentes à cerimônia, ainda, um senador e 17deputados federais. 

Homenagens na abertura 

../../arquivos/img/2013/8/439_991_conteudo_g.jpg
Secretária da Agricultura, Monika Bergamaschi e Airon Magno Aires: o melhor trabalho

 

Durante a solenidade de abertura do SIAV, na terça-feira pela manhã, também foi entregue o Prêmio Ubabef de Pesquisa Avícola Aplicável. O escolhido foi Airon Magno Aires, autor do trabalho Estudo de Viabilidade Econômica para Sustentabilidade Energética e Ambiental de Plantas de Biogás: Desenvolvimento Tecnológico. A premiação foi entregue pela secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi. 

../../arquivos/img/2013/8/439_995_conteudo_g.jpg
Governador Alckmin e Erico Pozzer: troféu Mérito Lauriston Von Schimidt

 

A cada Congresso Brasileiro, a Ubabef homenageia com o Troféu Mérito Lauriston Von Schimidt três personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à causa do setor nos campos técnico, empresarial e político. Nesta edição a entidade agraciou o presidente da Associação Paulista de Avicultura, a APA, Érico Pozzer, que recebeu a premiação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e presidente da Comissão Regional da OIE das Américas, Guilherme Marques, que recebeu o troféu das mãos do ministro da Agricultura, Antonio Andrade; e o deputado federal Luis Carlos Heinze, que recebeu a premiação do vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill.

../../arquivos/img/2013/8/439_993_conteudo_g.jpg
Luis Carlos Heinze recebe troféu do vice-governador do RS, Jorge Alberto Duarte Grill 
../../arquivos/img/2013/8/439_992_conteudo_g.jpg
Guilherme Marques e o troféu entregue pelo ministro da Agricultura, Antonio Andrade

 

Na oportunidade o consultor Osler Desouzart recebeu uma homenagem especial da Ubabef por sua vasta experiência e conhecimento e pelo trabalho que desempenhou em favor das exportações do setor carnes. 

../../arquivos/img/2013/8/439_994_conteudo_g.jpg
Osler Desouzart também foi homenageado pela Ubabef

 

Acontecendo em paralelo, o 23° Congresso Brasileiro de Avicultura e a Feira de Negócios do SIAV ocupam parte do Anhembi, em São Paulo (SP) até a quinta-feira, dia 29. No congresso estão mais de 60 palestrantes, entre presidentes e diretores de empresas, especialistas técnico-científicos nacionais e internacionais e líderes empresariais. Na pauta das palestras estão temas que desafiam o dia a dia dos técnicos e dos empresários do setor, e estratégias para ampliar a capacidade competitiva da cadeia produtiva. 

No primeiro dia do evento, dia 27, o avicultor de postura participou de forma muito expressiva do Simpósio Ovosite de Produção de Ovos, evento exclusivo do setor de postura, realizado de forma muito dinâmica na sala 3 do Centro de Convenções. A Hora do Ovo esteve lá e traz cobertura completa sobre o simpósio aqui no site. 

(A Hora do Ovo, direto do SIAV 2013, com fotos de Teresa Godoy)

0 Comentários