Senador de Mato Grosso pede cancelamento de IN que prejudica avicultor

Senador de Mato Grosso pede cancelamento de IN que prejudica avicultor

A Instrução Normativa nº 59, que institui, entre outros itens, o telamento dos aviários no país, foi questionada por Cidinho Santos junto ao MAPA.

Ovonews

outubro 26, 2012

0
../../arquivos/img/2012/10/192_517_conteudo_g.jpg
Senador do Mato Grosso: a favor da avicultura 

Estado brasileiro que vem alcançando patamares importantes na avicultura, inclusive ocupando já o quinto lugar na produção de ovos do país, o Mato Grosso já tem mais um defensor contra a IN 59, instrução normativa do Ministério da Agricultura que entra em vigor no próximo dia 6 de dezembro e que institui, entre outras determinações, o telamento dos aviários de postura em todo o país. Quem agora está defendendo o avicultor mato-grossense é o senador Cidinho Santos (PR), que pediu ao ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o cancelamento da IN que torna mais rígidas as normas de segurança nos aviários.

O parlamentar esteve em audiência no Ministério na última quarta-feira, dia 24, quando destacou a dificuldade em que ficarão os avicultores diante das exigências propostas pela nova IN. Santos lembrou a crise no setor de avicultura e as dificuldades financeiras dos produtores para adequação dos aviários à nova regra. “São procedimentos que demandam altos custos, não é uma tarefa fácil para os pequenos avicultores”, defendeu o senador do Mato Grosso. O próprio ministro da Agricultura disse que já chegaram à pasta diversos pedidos de reconsideração a respeito da normativa. “Todos estão dizendo que não vão conseguir cumprir essas exigências; vamos ter que rever essas questões”, considerou Ribeiro, em nota divulgada pelo informativo eletrônico Olhar Direto, de Mato Grosso.

No último dia 18, inclusive, duas entidades representativas dos avicultores, o Instituto Ovos Brasil e a União Brasileira de Avicultura, Ubabef, estiveram com seus líderes em reunião no Mapa, onde apresentaram um estudo da Embrapa Suínos e Aves no qual estão alternativas ao telamento que garantem a biossegurança das granjas sem prejudicar os produtores de ovos. Leia os textos a respeito desse assunto neste site, nos links www.ahoradoovo.com.br/no-mundo-do-ovo/noticias/?id=187|avicultores-propoem-ao-mapa-alternativas-ao-telamento-de-aviarios e www.ahoradoovo.com.br/por-dentro-das-granjas/noticias/?id=188|telamento-de-aviarios-no-brasil.

Mendes recebeu, também, pedidos de prorrogação do prazo da IN, caso o cancelamento não seja possível. Ao senador do Mato Grosso, a equipe do Ministério dará uma resposta no próximo dia 30. 

(Editado pela Hora do Ovo com informações de Vinícius Tavares, do Olhar Direto – MT)

0 Comentários