Seminário sobre influenza aviária acontece hoje, em Votuporanga (SP)

Seminário sobre influenza aviária acontece hoje, em Votuporanga (SP)

Evento integra a programação da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo visando à prevenção da doença nos núcleos produtores de ovos e frangos.

Ovonews

junho 11, 2015

0
../../arquivos/img/2015/6/877_2088_conteudo_g.jpg
Arnaldo Jardim e Fernando Buchala: eles falam sobre influenza aviária em Votuporanga (SP)

 

Conforme já aconteceu em Campinas e Bastos, agora chega a vez do município de Votuporanga, no Noroeste Paulista, receber o seminário sobre influenza aviária promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O evento faz parte de uma série de quatro seminários para discussão do tema devido às recentes ocorrências de influenza aviária no plantel avícola em países do continente americano e asiático e os riscos de introdução e disseminação na avicultura do Estado de São Paulo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participa do seminário, que será realizado às 15 horas, na Câmara Municipal de Votuporanga (Praça Vereador Viana Filho, 3.819, Vila América). Será realizada uma palestra sobre o Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária, pelo médico veterinário Fernando Gomes Buchala, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

O trabalho se torna ainda mais importante em função da avicultura (corte e postura) ser a terceira atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana de açúcar e carne bovina. Nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de aves já foram atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos (triplicou) e da carne de frango.

Participam do evento, os profissionais da área, pesquisadores, produtores e representantes do setor dos municípios que compõem os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Votuporanga, Jales, Fernandópolis, General Salgado, São José do Rio Preto e Catanduva.

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo liderou a produção de ovos em 2014, com 851,3 milhões de dúzias, cerca de 30% do total nacional, sendo que a cidade de Bastos é a maior produtora do Estado e do Brasil.  O município responde por 40% da produção estadual e por 15% da produção nacional.

São Paulo exportou 308,5 mil toneladas de carne de frango em 2014, quantidade 7,3% maior que a do ano anterior, com valores de US$ 556,4 milhões, superior em 5,45%, em relação a 2013; e o maior exportador nacional de material genético (ovos férteis de galinha).

Estão cadastrados no Estado (dados do Gedave): 3.095 estabelecimentos de frangos de corte; 421 estabelecimentos de postura comercial; e 277 estabelecimentos de reprodução (fornecedores de materiais genéticos).

Saiba mais sobre os seminários de atualização sobre influenza aviária nos links deste site: 

Defesa agropecuária de São Paulo realiza seminário sobre influenza aviária.

Em Bastos, secretário da agricultura alerta para a influenza aviária.

Defesa agropecuária aponta os riscos da influenza aviária em Bastos.

Governador de São Paulo autoriza ações preventivas contra influenza aviária.

Confira a programação do seminário em Votuporanga.  

Programação do Seminário

15 horas – Abertura.

15h30 – Palestra: Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária

Fernando Gomes Buchala - Coordenadoria da Defesa Agropecuária.

16 horas – Pronunciamento do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fotos: Teresa Godoy)

0 Comentários