Mercado do ovo começa a reagir e pode recuperar perdas

Mercado do ovo começa a reagir e pode recuperar perdas

É o que apontam analistas do mercado avícola que indicam a oferta relativamente baixa devido a descartes de aves, como uma das razões desse início de alta.

Ovonews

junho 11, 2015

0
../../arquivos/img/2015/6/878_2089_conteudo_g.jpg
Ovos: início de uma recuperação de valores no mercado

O mercado de ovo sinaliza com um início de recuperação, apontam especialistas do Cepea. Isso porque, segundo suas pesquisas no núcleos produtores do país, o avicultor descartou mais aves e está alojando menos. Além disso, a demanda por ovo cresceu. Segundo a Scot Consultoria, tanto na granja como no mercado atacadista, houve altas nos preços desde o início do mês, com aumentos de 15,2% e 14,0%, respectivamente.

“Nas granjas paulistas, a caixa com trinta dúzias está cotada em R$60,50”, sinaliza a empresa. “No atacado, a caixa está cotada em R$65,00.” Ainda segundo análises da consultoria, os reajustes aconteceram, também, em razão do recebimento de salários e da produção relativamente controlada. “No entanto, o mercado aguarda uma melhor resposta do varejo, visto o período de festividades juninas”, informam os analistas da Scot.

Na análise do Cepea - o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP - os valores também apontam para um início de recuperação dos preços para o setor de postura. Com o aumento dos preços, é possível que os avicultores consigam recuperar as desvalorização de semanas anteriores em algumas regiões pesquisadas pelo Cepea. “Além da oferta relativamente baixa, resultado dos descartes de poedeiras ocorridos nos últimos meses, o aumento da demanda contribuiu para elevar as cotações”, indicam as pesquisas do Cepea feitas nos principais núcleos de produção de ovos do Brasil.

O Cepea também avalia que as vendas se tornaram mais aquecidas por conta do maior consumo característico de início de mês, além do começo do período de festas juninas e as temperaturas mais baixas. “Outra boa notícia aos produtores de ovos”, indica o Cepea, “vem dos preços do milho, que seguem em queda neste início de mês.” Levantamento da equipe Grãos/Cepea mostra que a pressão continua vindo da oferta elevada do cereal, com o avanço da colheita em estados como Paraná e Mato Grosso.

(A Hora do Ovo, com informações da Scot Consultoria e Cepea/Esalq USP)

0 Comentários