Semana do Ovo 2015 movimenta setor de ovos no Brasil

Semana do Ovo 2015 movimenta setor de ovos no Brasil

Com o apoio de importantes parcerias, entidades avícolas e instituições promoveram ações que divulgaram o ovo e salientaram seu poder para a saúde.

Ovonews

outubro 14, 2015

0
../../arquivos/img/2015/10/957_2449_conteudo_g.jpg
Ação com criança no Espírito Santo: estimulando o consumo desde cedo

Associações de avicultores e instituições de ensino em diversos níveis vêm ampliando sua dedicação ao ovo, à divulgação de suas qualidades. Este ano, durante a Semana do Ovo, diversas entidades representativas da avicultura brasileira organizaram eventos e promoveram ações que enalteceram o ovo entre o público consumidor. A Semana foi criada tendo como base o Dia Mundial do Ovo, sempre comemorado na segunda sexta-feira do mês de outubro.

O fio da meada foi puxado pelo importante trabalho do Instituto Ovos Brasil, entidade representativa dos avicultores brasileiros que, desde 2007, vem se dedicando ao marketing do ovo no país. Este ano, o primeiro sob a coordenação da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, a Semana do Ovo manteve em alta o desejo das entidades avícolas e instituições de promover o ovo junto ao consumidor. A entidade captou patrocinadores entre as empresas fornecedoras da cadeia avícola e levou materiais de informação e ações a eventos técnicos e científicos, a restaurantes e supermercados, elevando o grau de conscientização dos consumidores e contribuindo para a imagem positiva do ovo.

O trabalho do IOB junto às entidades avícolas do país tem sido fundamental para que o avicultor, em primeiro lugar, seja conquistado pelos ideais do ovo como alimento saudável. Nesse sentido, de forma paciente e estratégica, a entidade vem obtendo vitória nessa conquista. E o sucesso está retratado nas diversas promoções de entidades e instituições pelo país, sempre tendo como base o material informativo e promocional do IOB ou a inspiração da entidade.

ASGAV, AVIMIG, AGA E AVES PROMOVERAM EVENTOS EM QUE O OVO FOI O PERSONAGEM PRINCIPAL

../../arquivos/img/2015/10/957_2458_conteudo_g.jpg
A Avimig com as donas de casa e promovendo o ovo em restaurantes mineiros

 

Em Minas Gerais, estado que hoje ocupa o segundo lugar na produção de ovos no Brasil, os avicultores se reuniram para promover o ovo junto à Avimig, a Associação dos Avicultores de Minas Gerais. Durante a Semana do Ovo, entre 5 e 9 de outubro, a entidade promoveu encontro com as donas de casa, distribuiu farto material informativo sobre o ovo e percorreu escolas e restaurantes levando a mensagem da boa qualidade do alimento ovo.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Avimig, no dia 5 de outubro, a equipe da entidade esteve no Ceasa, em Belo Horizonte, promovendo ações na loja do Aviário Santo Antônio, empresa tradicional e importante no cenário avícola brasileiro. Ali, foi realizada a distribuição de gibis, livros de receitas e papeis-bandeja com informações sobre a importância do ovo na alimentação.

Durante toda a semana, a Avimig percorreu escolas e restaurantes distribuindo o material do Dia do Ovo produzido pelo Instituto Ovos Brasil. No dia 6 de outubro, a visita foi no Restaurante Tia Sol e Trattoria Forno D’Oro, na capital Belo Horizonte. No dia 7, foi a vez da Escola Estadual Helena Pena receber a visita da equipe Avimig, que distribuiu o livro de receitas e o gibi com informações sobre o ovo e suas qualidades para a alimentação e saúde.

E no dia 8 de outubro, chegou a vez das donas de casas mineiras participarem dessa comemoração tão importante para a cadeia avícola mineira. Mais de 30 associadas do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais, o respeitado MDC, lideradas pela presidente Lúcia Pacífico, participaram do encontro comemorativo à Semana do Ovo.

Em parceria com o Aviário Santo Antônio, a Avimig levou à sede do MDC o profissional Wladimir Paixão, que proferiu a palestra O Ovo e suas diversas apresentações no mercado consumidor. Também foram distribuídos folhetos e peças publicitárias sobre o ovo e suas qualidades nutritivas. “O evento foi um sucesso”, comemora a diretoria da entidade.

AS AÇÕES EM GOIÁS

../../arquivos/img/2015/10/957_2459_conteudo_g.jpg
Em Goiás, promoção do ovo teve ações em universidades, restaurantes, shoppings e escolas infantis

 

Em Goiás, a AGA, Associação Goiana de Avicultura, puxou os trabalhos e liderou diversas ações em shoppings, universidades e restaurantes. Foram utilizadas peças de campanha como as toalhas de papel da campanha do IOB, realizadas degustações de omeletes no Carrefour, Escolinha Infantil Irmã Sheila e na Universidade Federal de Goiás.

Ainda na linha de promoções, a AGA levou sua equipe para Montes Belos, com aulas show no Pão de Açúcar do Shopping Flamboyant.

NO ESPÍRITO SANTO

../../arquivos/img/2015/10/957_2461_conteudo_g.jpg
Em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, culinária, palestras e peças de teatro tiveram o ovo como personagem principal

 

No Espírito Santo, a Semana do Ovo foi comemorada com a parceria entre a AVES, a associação que representa os avicultores capixabas, e a Coopeavi, a cooperativa de Santa Maria de Jetibá que congrega grande número de avicultores. Na Serra capixaba, as atividades também marcaram a Semana do Ovo, com iniciativas voltadas às crianças das escolas de educação infantil e APAE.

No dia 8, os alunos da APAE e da Escola Pommer, em Santa Maria de Jetibá, assistiram a uma apresentação da Companhia de Teatro Lúdica, liderada por Thais Bicalho, que apresentou às crianças personagens como o Super Albumina e a Garota Saudável, abordando os benefícios da inclusão do ovo na alimentação diária das pessoas.

As crianças também acompanharam uma palestra realizada pelo médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, que falou sobre o processo de produção do ovo, bem como sua importância para o ser humano. “Foram abordados pontos como processos de produção e qualidade da proteína. A ideia é fazer com que as crianças conheçam os benefícios do ovo para sua saúde. As crianças adoraram. Tenho certeza que vão transmitir as informações aos pais e familiares”, declarou Tarcísio Simões.

No segundo dia, os alunos do Colégio Cooperação tiveram a oportunidade de participar de um workshop de Mini Chef, no qual aprenderam a preparar receitas à base de ovos com a chef Mirka Garmendia. Ela classificou a experiência como surpreendente. “O projeto é surpreendente porque além de valorizar o ovo como produto local, desenvolve a auto-estima das crianças e auxilia na construção de seres humanos melhores. Elas aprenderam a fazer bolo e omelete. Você consegue diversificar várias matérias dentro de um determinado assunto, fazendo com que elas percebam a importância da matemática e do português para realização das receitas”, afirmou.

Marcela Takiguti, bióloga do Instituto Coopeavi, acredita que os objetivos propostos foram alcançados. “O ovo muitas vezes é alvo de preconceitos por parte da sociedade. A Coopeavi tem trabalhado fortemente em parceria com a AVES, ABPA e Instituto Ovos Brasil no sentido de desmistificar algumas informações, provando que o ovo é um alimento rico e saudável, promovendo assim o aumento de seu consumo. Foram alcançadas 300 crianças através das ações. Ouvimos relatos de adolescentes que não comiam ovos, mas que passariam a inserir a proteína em sua alimentação. Ou seja, a criança que não tem o hábito de comer a proteína passa a pedir em casa por aprender o quanto faz bem à saúde”, enfatizou.

COM A GRANJA MANTIQUEIRA

../../arquivos/img/2015/10/957_2462_conteudo_g.jpg
Ações da Granja Mantiqueira, no Rio de Janeiro, aconteceram em supermercados e com o Egg Truck

 

Conhecida pela maior produção de ovos no Brasil, a Granja Mantiqueira também pôs mãos à obra na Semana do Ovo. Firmou parceria com o Supermercado Zona Sul, do Rio de Janeiro (RJ), e comemorou o Dia Mundial do Ovo, dia 9 de outubro.

Também pôs para rodar seu EggTruck, veículo com uma cozinha adaptada que promoveu degustação de omeletes. A granja instalou seu EggTruck Ovos Mantiqueira em diverso supermercados e bairros do Rio de Janeiro, entre eles, os bairros Recreio, Meier, Freguesia, Marechal Hermes e Vicente de Carvalho, numa parceria forte com o Supermercado Zona Sul.

Além disso, a Mantiqueira esteve presente com sua marca em pontos de vendas diversos do Rio, apresentando as maravilhas do ovo em São Conrado, Pilares, Maria da Graça e Tijuca.

E ainda, a marca Mantiqueira foi divulgada junto às alunas da escola Ana Carlos Silva, que receberam os ovos da Galinha Pintadinha e o kit de giz de cera para colorir, em festa do Dia das Crinças.

NO RIO GRANDE DO SUL

../../arquivos/img/2015/10/957_2460_conteudo_g.jpg
O Dia do Ovo foi comemorado pelos gaúchos em grande estilo: um superencontro para saudar o alimento

 

Grande destaque do marketing do ovo, o Projeto Ovos RS, promovido pela Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, movimentou a cadeia avícola do Rio Grande do Sul durante a Semana do ovo 2015. A equipe da Asgav que coordena o Ovos RS realizou encontros com avicultores e levou a qualidade do ovo gaúcho a diversos pontos do estado.

Além de visita à Assembleia Legislativa, realizada no início da Semana do Ovo (confira a programação no link Ovos RS tem programação especial na Semana do Ovo 2015) e do churrasco realizado pelos alunos da Universidade Federal de Santa Maria em comemoração ao Dia do Ovo, a Asgav realizou o Momento Ovos RS, o World Egg Day, comemorando o Dia Mundial do Ovo. O encontro aconteceu no no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, no dia 9 de outubro, que este ano foi a data em que se comemorou o ovo em todo o planeta.

O evento reuniu profissionais da área da saúde, nutrição, chefs de cozinha, produtores de ovos, órgãos de imprensa, entidades e representantes do governo federal e estadual. Segundo a organização, foi “um evento criativo, descontraído com debates e interatividade, informações nutricionais, além de uma bela produção visual que destacou refeições à base de ovos e os estabelecimentos produtores de ovos do Projeto ovos RS.”

Um dos destaques do evento foi a entrega simbólica de mais de 15.000 ovos para três entidades assistenciais que atendem mais de 1000 crianças, adolescentes e idosos, numa continuidade das ações assistenciais doProjeto Ovos RS, informa a assessoria de imprensa da Asgav. O World Egg Day foi conduzido pelo executivo José Eduardo dos Santos, diretor executivo da Asgav, coordenador do Projeto Ovos RS e embaixador no Brasil da I.E.C – o International Egg Comission.

Na ocasião, também foi anunciado o resultado do estudo que apurou que o Rio Grande do Sul tem o consumo de 227 ovos por habitante/ano. No encontro, Eduardo dos Santos também anunciou algumas atividades novas para 2016 dentro da programação do Projeto Ovos RS, entre elas, o Festival de Gastronomia e a Conferência Brasil Sul de Produção e Consumo de Ovos.

O World Egg Day contou, ainda na programação, com refeições à base de ovos, apresentadas pelo chef Cristiano Paiva.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da AGA, AVIMIG, ASGAV, AVES e Granja Mantiqueira)

0 Comentários