Instituto Ovos Brasil consolida Semana do Ovo com organização e sucesso

Instituto Ovos Brasil consolida Semana do Ovo com organização e sucesso

Entidade mobilizou a cadeia produtiva do ovo entre os dias 4 e 9 de outubro e colheu comprometimento e resultados no elo entre o avicultor e o consumidor.

Ovonews

outubro 26, 2015

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Papel-bandeja para restaurantes: a Semana do Ovo servida com profissionalismo junto ao consumidor 

 

Há pouco mais de cinco ou seis anos, ninguém arriscaria dizer que o ovo, um dia, chegaria ao status de alimento reconhecido, assim como também o setor de postura não apostava uma ficha sequer na importância da divulgação do ovo para alavancar negócios e impor mais força ao setor. Hoje, ao apresentar à avicultura o quinto relatório anual de atividades realizadas durante a Semana do Ovo, o Instituto Ovos Brasil dá como sacramentada mais uma vitória, demonstrando que, ano a ano, a promoção realizada em outubro alimenta, sim, o marketing do ovo, levando-o a um patamar, num futuro breve, em que não mais haverá dúvidas sobre a importância de divulgar esse alimento. Sim, hoje ainda há dúvidas.

A série de atividades em 2015 ganhou a força da organização da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, que abrigou o Instituto Ovos Brasil em sua estrutura no ano passado (a sede anterior era na Associação Paulista de Avicultura, a APA) e, em 2015, alavancou ainda mais a promoção com seu know how já consolidado no setor de corte.

Foi a segunda edição organizada pelo IOB tendo à frente como presidente do conselho da entidade o executivo Ricardo Santin, também vice-presidente de aves da ABPA, e experiente homem na política avícola brasileira e internacional. Sua equipe dispensa apresentações e o resultado, portanto, foi uma série de ações realizadas com sucesso em diversos pontos do país, tendo a soma das várias promoções das entidades avícolas estaduais, sempre apoiadas pela organização do IOB e seu material promocional.

Este ano, a Semana do Ovo do Instituto Ovos Brasil aconteceu entre os dias 4 e 9 de outubro, com dezenas de ações simultâneas e coordenadas realizadas por empresas, associações estaduais de produtores, entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino - da educação infantil às universidades -, veículos de comunicação, academias de ginástica e condicionamento físico, restaurantes, bares e padarias, estabelecimentos comerciais e redes de supermercados. Os dados apresentados pela assessoria de imprensa da entidade são representativos de uma promoção que se esmerou em, principalmente, mobilizar equipes de diversos matizes e incentivar ações das mais diversas formas e possibilidades Brasil afora.

Ao lado dos patrocínios conquistados para suas atividades, o Instituto Ovos Brasil foi profícuo em alinhavar parcerias e incentivar promoções dos mais variados formatos. Esse leque de possibilidades aberto pela entidade permitiu que várias formas de ações se tornassem possíveis aos diversos públicos, o que deu força e ampliou o nome da Semana do Ovo junto a avicultores, entidades, crianças, adultos, esportistas, mulheres, velhos, estudantes de diversos níveis, funcionários de empresas da indústria avícola e, claro, o consumidor, que teve contato com a Semana do Ovo em supermercados, shoppings, restaurantes, universidades, e muitos outros locais nos quais a campanha ganhou espaço e conquistou apoiadores.

Ainda mais focada, a Semana do Ovo 2015 divulga com orgulho sua realização deste ano tendo ao lado nesse caminhar a companhia de associações de avicultores e empresas parceiras que ajudam a demonstrar o crescimento da promoção em 2015, e nos orientam a entender que essa é uma ação que não pode mais parar.

Foi dessa forma, em uníssono, que a Semana do Ovo 2015 contou com patrocinadores de peso, como a Elanco, Fatec, Huhtamaki, Merial, Ourofino e Sanovo (na categoria Ouro), e Anfeas, Big Dutchman, Ceva, DSM e Porto Alimentos, na categoria Prata.

O IOB envolveu, ainda, sete entidades estaduais: a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), a Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig), a Associação Goiana de Avicultura (AGA), a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav)/Ovos RS, a Associação Paulista de Avicultura (APA), a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) e a Associação Cearense de Avicultura (Aceav).

Além dos patrocinadores Ouro e Prata, o Instituto Ovos Brasil mobilizou mais de 25 empresas do setor avícola, que também realizaram ações especiais em comemoração ao Dia Mundial do Ovo, comemorado este ano no dia 9 de outubro. Compuseram essa lista de “amigos do ovo” as empresas Hy-Line, Granja Mantiqueira, Aviário Santo Antonio, Uniquímica, Coopeavi, Kerovos, Ovos Pommer, Granjas Jetibá, Avícola Borchardt, Granjas Caramuru, Granja Capixaba, Aviovos, Nutriativos, Granja Loyola, Satoshi Ito e Granja Iana, entre tantas outras.

Também foram envolvidas mais de oito instituições de ensino, desde escolas de educação infantil até universidades. São exemplos, em diversos estados, a Escola Cooperação, a Escola de Educação Infantil Pommer, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Escola Estadual Helena Pena, Escolinha Infantil Irmã Sheila, Escola Municipal Madalena de Almeida Cais, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Escola de Veterinária e Zootecnia - UFG. Acompanhe algumas ações promovidas pelo Brasil no link Semana do Ovo 2015 movimenta setor de ovos no Brasil.

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A ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, celebrou o Dia do Ovo na Anuga, maior feira de food service, catering e comércio de varejo do mundo, na Alemanha. No estande da entidade foi oferecido aos visitantes uma iguaria especial: ovo estrelado com gema no ponto cremoso, acompanhado por champignon fresco, rúcula selvagem, lascas de frango assado, finalizados com molho de especiarias e limão siciliano, preparados pelo chef Marcelo Bortolon.

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Para falar diretamente com o consumidor do varejo, a Semana do Ovo novamente se uniu ao Grupo Pão de Açúcar, maior empresa de varejo do Brasil, por meio das bandeiras Extra e Pão de Açúcar. Juntos, os supermercados da rede promoveram ofertas e descontos de até 40% na venda dos ovos em seus pontos de vendas distribuídos por 20 estados e no Distrito Federal.

Todo esse trabalho e a busca por maior promoção do ovo no Brasil ganhou dois importantes espaços na TV, com entrevistas levadas ao ar pelo Canal Rural e pelo Canal Terra Viva. Ricardo Santin, presidente do IOB, foi o entrevistado. Ele ressaltou a importância da Semana do Ovo e falou da evolução dessa ideia como alavanca para ampliar o consumo de ovos no Brasil. “Todo o apoio e engajamento que se traduziram em inúmeras ações de divulgação realizadas nas últimas semanas, informando e sensibilizando milhares de pessoas, refletem a consolidação desta data comemorativa junto ao setor”, disse Santin, em análise divulgada aos veículos de comunicação especializados.

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Propaganda do Pão de Açúcar no jornal Extra: promoção especial da Semana do Ovo 2015

 

O presidente do Conselho Diretor do Instituto Ovos Brasil ressaltou que “a iniciativa já é um grande sucesso e demonstra que a união de todos os elos da cadeia dá condições de estruturar um plano ainda maior, incluindo novos formatos de ação para alcançar outros públicos, ampliar nossa atuação e buscar mais reconhecimento ainda para os benefícios do ovo como alimento, fomentando o aumento do consumo em direção à nossa meta: a ingestão de quatro ovos por semana por pessoa, o que totaliza uma média anual de 208 ovos.”

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Ricardo Santin no Canal Rural e no Terra Viva: otimismo e conquistas com a Semana do Ovo

 

O otimismo demonstrado pelo executivo do IOB e da ABPA é traço de quem já sabe desenhar o caminho. O setor do frango que o diga. A evolução do frango brasileiro no Brasil e no mundo está consolidada graças ao trabalho da ABPA junto às empresas e avicultores e, ainda assim, é sabido, não há por que descansar, pois o mercado é dinâmico e as conquistas têm que ser confirmadas todos os dias, ainda que o Brasil continue ostentando altos índices de produtividade e qualidade nos mercados interno e externo.

Nenhuma conquista é fácil. Estão aí, ainda, os descrentes do marketing do ovo a atestar essa máxima. Não é brincadeira ter que convencer o próprio avicultor de que o ovo precisa ser divulgado para ganhar mais espaço junto ao consumidor brasileiro. A senha é não desistir, ainda que o alvo pareça distante e um tanto opaco à vista.

Mas é dos desafios que se fazem os sucessos, e o ovo está nessa toada. Encarada com seriedade e profissionalismo, a Semana do Ovo e todas as vertentes da promoção do produto realizadas pelo Instituto Ovos Brasil, estão no caminho certo para alcançar seu objetivo: colocar o ovo na mesa do brasileiro todos os dias, sem restrições, sem dúvidas, distante de mitos e cumprindo a saudável missão de nutrir. Ou, para ser mais exata, comemorar a cifra de 208 ovos per capita como média anual de consumo.

Mais do que acreditar, é preciso suar a camisa e não desistir. Portanto, vida longa ao Instituto Ovos Brasil! Aplausos a sua equipe e a todos que se unem a esse bloco de promotores do ovo. E que o Dia do Ovo seja todo dia!

Teresa Godoy – editora do site A Hora do Ovo

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