São Bento do Una promove sua 18ª Corrida da Galinha

São Bento do Una promove sua 18ª Corrida da Galinha

Maior produtor de ovos do Nordeste, o município lança sua tradicional festa com competições, shows e atividades culturais.

Ovonews

julho 26, 2015

0
../../arquivos/img/2015/7/909_2233_conteudo_g.jpg
Corrida da Galinha é tradição e comemora a alta produção de ovos local

 

Como já se tornou tradição no Nordeste, São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, recheia a programação da região com sua esperada Corrida da Galinha. O evento deste ano, em sua 18ª edição, começa nesta segunda-feira, dia 27 de julho, e prossegue até o dia 2 de agosto, no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. A entrada é gratuita.

A Corrida da Galinha foi criada com base na fama do município de principal produtor de ovos e frangos do Nordeste. A avicultura industrial pernambucana, atualmente, é o segmento mais importante do seu agronegócio. Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste seguido pelo Ceará. São Bento do Una é o maior produtor de ovos do Nordeste. O município tem uma produção diária de 5 milhões de ovos e 45 mil quilos de frango por semana.

Enquadra-se no ranking de produção de ovos como o 4º maior produtor do Brasil e o maior produtor de aves do Nordeste. A produção de queijo tipo coalho e manteiga é de 1 tonelada semanal. Além disso, São Bento do Una é uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco, tendo o maior rebanho de gado do estado.

Como é o evento

Trazendo o tema Grand Prix em Exposição, o evento promove uma semana de programação intensa com competições, shows e diversas atividades culturais. Este ano, a Corrida da Galinha chega à maioridade com novidades. Uma das principais é a mudança de local. A festa será realizada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. Criada em 1993 pelos irmãos conterrâneos Marcos e Marcelo Valença, a Corrida da Galinha mantém suas características, tendo como ponto alto da festa a competição de galos e galinhas.

“O evento vem crescendo a cada edição e a disputa atrai diversos competidores que se deslocam para a cidade atraídos pelo clima festivo e descontraído das brincadeiras”, observa Marcos Valença. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, a Corrida da Galinha apresenta os ícones do circuito automobilístico, com direto a prêmios para os três primeiros e últimos lugares e até placa na calçada da fama. A pista em circuito fechado chamada de Galinhódromo tem 85 metros de extensão sendo protegida por um tela e instalada em local amplo para dar mais espaço e segurança a todos. A estrutura ainda conta com o espaço “Pinto stop”; o Poleiro, arquibancada com capacidade para 2 mil espectadores e a Torre de Comando de onde é feita a transmissão da corrida com narração exclusiva do Galão Bueno e respectivos comentaristas.

Outras competições também fazem parte da programação, como o Ovo ao Alvo, Segura nos Trinta, Coma seu Frango, Engula o Ovo, Canto do Galo, Cocoricó da Galinha e Penas, Plumas e Paetês. Este ano, o evento terá novas provas, como Corridas estilo Fórmula 1 e a Corrida 0,05 milhas de Penápolis. As inscrições para participar das brincadeiras são gratuitas e feitas no local.

Além das brincadeiras, o evento promove também diversas atividades culturais e educativas. Para promover os artistas locais, o Terreiro Cultural vai receber apresentações musicais da terra. O evento também conta com um Polo Gastronômico localizado ao lado do Galinhódromo com praça de alimentação para os visitantes conhecerem as comidas regionais.

Para participar das competições e conferir as atrações do evento são esperadas este ano cerca de 200 mil pessoas. “O evento tem uma grande importância para São Bento do Una porque movimenta a economia da cidade e dá visibilidade para nosso grande potencial na avicultura”, afirma Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una.

O maior evento da cidade e um dos maiores do interior de Pernambuco gera mais de 2.500 empregos, entre diretos e indiretos. Nesta edição, a Corrida da Galinha vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU.

A 18ª edição é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, com produção da Secretaria de Cultura e Esportes, tendo apoio da Granja Almeida, Governo do Estado de Pernambuco, EMPETUR – Secretaria de Turismo de Pernambuco, Bom Leite, Speedy OnLine e TV Jornal Caruaru.

Mais informações pelo fone (81) 3735.1027.

../../arquivos/img/2015/7/909_2231_conteudo_g.jpg
Ovos e aves, a força produtiva e econômica de São Bento do Una

 

A força do município

São Bento do Uma está localizado a 206 km da capital Recife. O município é composto pelo distrito-sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil.

Atualmente, são produzidos mais de 5 milhões de ovos por dia e mais de 45 mil quilos de frango para abate por semana.

Confira a programação da 18ª Corrida da Galinha:

Segunda-feira – 27 de julho

21h - Chegada da tocha no Galinhódromo para a Abertura Oficial da Corrida da Galinha.  A prefeita fará a entrega da Chave do Terreiro aos animadores que divulgarão a programação e as novidades da festa. Em seguida acende-se a Pira na frente do Galinhódromo, dando como aberta a 18ª Corrida da Galinha. Grupos folclóricos da cidade fazem o encerramento da solenidade de abertura.

Quarta-feira – 29 de julho

9h às 12h – Competições para alunos das escolas municipais da zona rural do município de São Bento do Una. 

Competições: Corrida da Galinha, “Segura nos 30”, “O Canto do Galo” e “Penas, Plumas e Paetês”.

Premiação: Medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.  

Quinta-feira – 30 de julho

9h às 12h – Competições para alunos das escolas municipais da zona urbana do município de São Bento do Una. 

Competições: Corrida da Galinha”, “Segura nos 30”, “O Canto do Galo” e “Penas, Plumas e Paetês”.

Premiação: Medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.

Sexta-feira - 31de agosto

9h às 12h - 1º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;

14h às 17h - 2º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;

17h30 – Divulgação dos 10 classificados.

Sábado – 1º de agosto

9h às 12h – 3º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;

14h às 17h– 4º e último Treino Oficial para o Grande Prêmio;

17h30 – Divulgação dos 10 classificados para o último treino de classificatório da manhã do domingo.

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Arremesso de Ovo, Ovo no Caneco,O ovo é seu, guarde-o no caneco e O Canto dos dois Filhos de Chiquinho serão realizadas durante todo o dia.

Domingo – 2 de agosto

9h às 12h - Treino eliminatório e classificação dos 4 galos e 4 galinhas para o grid de largada;

13h – Competições “O Canto do Galo” e “O Cocoricó da Galinha”;

13h30 – Competições “Coma seu Frango” e “Engula o Ovo”;

14h - Competição “Penas, Plumas ePaetês”;

14h30- Escolha da Rainha das Galinhas;

15h - Competição “Pilotos de Última Hora”;

15h30 – Escolha da “Rainha das Galinhas”

16h- Competição “CORRIDA DE GALOS”;

16h30 – Competição “CORRIDA DE GALINHAS”;

17h –Entrega dos troféus e medalhas aos campeões;

16h45 - Assinatura na “Calçada da Fama”;

17h – Solenidade de encerramento com o apagar a chama da pira;

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da 18ª Corrida da Galinha)

0 Comentários