Revista internacional chama o Brasil de “planeta da produção avícola”
Capa e destaque da Indústria Avícola, o país é apresentado em toda a sua potencialidade no setor de produção de ovos e frango.
Revista traz avicultura brasileira na capa |
O Brasil e sua expressiva produção avícola são a reportagem de capa da revista Indústria Avícola, em sua edição de janeiro de 2014. A publicação da editora norte-americana que circula em todo o continente traz um perfil do setor brasileiro responsável por uma expressiva parcela da produção pecuária do país, com entrevistas dirigidas a lideranças, diretores de empresas e uma visita especial ao Salão Internacional de Avicultura promovido pela Ubabef, a União Brasileira de Avicultura, no mês de agosto de 2013.
O jornalista Benjamín Ruiz, editor da publicação que tem matriz nos Estados Unidos, ouviu lideranças brasileiras da avicultura e traçou um perfil otimista do setor que se destaca por sua sanidade, volume de exportação, qualidade e futuro promissor, especialmente no mercado de ovos.
Foi no SIAV, o Salão Internacional de Avicultura, realizado em agosto de 2013, que Ruiz pôde sentir a força do setor avícola brasileiro. Durante o evento que aconteceu no Anhembi, em São Paulo (SP), o jornalista registrou in loco o vigor da indústria avícola nas palavras do presidente da Ubabef, Francisco Turra. Na abertura, com a presença de políticos de todos os naipes do país, o executivo da entidade recepcionou os convidados com a ambiciosa saudação: "Bem-vindos ao planeta avícola!”. Esse chamado, segundo o jornalista, já demonstrou como a avicultura brasileira possui uma ampla e segura visão da sua própria conjuntura, unindo os setores político, econômico, científico e de mercado.
É essa força produtiva que a Indústria Avícola estampa em suas páginas principais, destacando os números da produção de ovos e frango do Brasil. A revista demonstra que o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário avícola mundial, pois 52% da produção do setor no planeta está dividida entre três países: os Estados Unidos, a China e o Brasil. Os americanos ficam 20% dessa fatia, a China tem 17%, e o Brasil, 15%.
É interessante observar os destaques dados pela revista à produção brasileira no setor avícola, o que demonstra a importância do trabalho dos avicultores brasileiros no continente americano. “A avicultura brasileira tem mais de 50 anos de história, com um crescimento constante”, avaliou o presidente da Ubabef, em entrevista à revista. “E sempre respeitando os valores que representam o setor: a qualidade, a sanidade e a sustentabilidade”, disse Turra.
Cacio Fracaro: importância do ovo no mercado brasileiro |
Destacando o perfil da indústria brasileira de aves e ovos e ressaltando o importante espaço ocupado pelo frango no mercado mundial, a revista ouve, também, representantes da cadeia avícola de postura, que destacam a importância do ovo no mercado interno brasileiro. Cácio Fracaro, gerente de postura da Globoaves, por exemplo, explica ao jornalista que a maioria da produção de ovos do país se destina a abastecer o mercado interno. “Acreditamos que o próximo passo será o incremento da industrialização do ovo para o consumo”, avalia Fracaro, para quem, será necessário investimento expressivo em marketing para convencer o consumidor brasileiro a se adequar aos moldes do mercado europeu, onde os ovoprodutos são utilizados em larga escala. São exemplos o ovo em pó, o ovo líquido – separado em gema e em clara, por exemplo -, o ovo apresentado em embalagens longa vida, entre outras formas utilizadas pelo consumidor europeu.
O executivo Anderson Guedes, diretor comercial da Hy-Line do Brasil, também foi ouvido pela Indústria Avícola de janeiro. Na publicação, Guedes salienta que o perfil da avicultura de postura brasileira mostra o mercado interno forte e que os produtores de ovos considerados médios e grandes são os que mais têm crescido, nos últimos anos. Guedes diz na reportagem que 50% do mercado está composto por produtores médios, que têm de 300 a 1 milhão de aves; 30% são produtores grandes, com mais de um milhão de aves.
Anderson Guedes: trabalho a favor do ovo |
Ele explica que o consumidor brasileiro está mudando seus conceitos em relação ao ovo, resultado das pesquisas que absolveram a proteína dos males cardíacos, e também do marketing que vem sendo trabalhado no país em favor do ovo.
Sobre o futuro, a revista faz coro aos demais veículos de comunicação do mundo: o planeta vai precisar de alimentos, especialmente com o crescimento da população. E destaca: “Tendo o maior potencial de produção, disponibilidade de água e grãos e terra cultivável, o Brasil pode ajudar a suprir essa demanda."
Leia, em espanhol, a reportagem completa sobre o Brasil e sua produção avícola no link www.industriaavicola-digital.com/#&pageSet=4&contentItem=0.