Ano começa com boas perspectivas para o ovo

Ano começa com boas perspectivas para o ovo

Análise do Cepea coloca o produto em escala otimista, nesse início de 2014; demanda aponta para mercado relativamente firme no primeiro semestre.

Ovonews

janeiro 07, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/548_1251_conteudo_g.jpg
Momento de otimismo, mas com controle, alerta Cepea

Se o ano de 2014 seguir no fluxo que apontam as primeiras estimativas, o avicultor de postura tem tudo para comemorar. Mas, como é de praxe no setor, nenhum otimismo deve substituir o trabalho e a cautela, já que a história mostra a necessidade de se manter o equilíbrio.

De qualquer maneira, os analistas do Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP, dão como boas as perspectivas para o setor de postura, com produção e demanda crescentes. Segundo dados demonstrados pelo Centro, com base em informações da Ubabef, a União Brasileira de Avicultura, o volume produzido de ovos deve aumentar 9% em relação a 2013, atingindo 37 bilhões de unidades. Os pesquisadores do Cepea, entretanto, indicam que a distribuição da oferta ao longo do ano será um dos principais desafios para evitar falta ou excesso do produto.

Ainda segundo análises do Centro da USP, visto pela ótica da demanda, há sinais que apontam um mercado relativamente firme no primeiro semestre. “Apesar do típico enfraquecimento das vendas de ovos no começo do ano, devido ao período de férias escolares (a procura pelo produto para merendas cai expressivamente) e à mudança de rotina da população, acredita-se que o consumo deva se rrecuperar com a volta às aulas e, depois, com a chegada da Quaresma”. A Copa do Mundo, realizada este ano no Brasil, também pode representar bom impulso à atividade, segundo as mesmas análises, “contribuindo para aquecer o consumo doméstico de ovos, justamente em um período em que a procura pelo produto aumenta por conta das festas juninas/julinas.”

Ressaltando o alerta do Cepea, os pesquisadores falam do cuidado que o avicultor deve ter em relação à oferta. “No primeiro semestre, as chances de haver excedentes são mínimas, devido à expectativa de maior demanda. Com a entrada do segundo semestre, porém, o aumento expressivo da oferta pode pressionar fortemente as cotações, a exemplo do ocorrido em 2013”, indicam. “Por isso, é preciso saber administrar a produção de forma que não falte produto em um primeiro momento e também não sobre demais num segundo”, é o conselho do Cepea.

(A Hora do Ovo, com informações do Cepea/Ovos)

0 Comentários