Portugal realiza I Festival do Ovo para divulgar o alimento

Portugal realiza I Festival do Ovo para divulgar o alimento

Evento que acontece pela primeira vez na cidade de Leiria integra as comemorações do Dia Mundial do Ovo e conta com programação para diversos públicos.

Ovonews

outubro 05, 2015

0
../../arquivos/img/2015/10/952_2435_conteudo_g.jpg
Peça de divulgação do Festival do Ovo, de Leiria, em Portugal: atividades para todos

 

Divulgar o ovo e promover a cadeia avícola são os dois objetivos principais do primeiro i Festival do Ovo que acontece em Portugal nos dias 9 e 10 de outubro. Sediado na cidade de Leiria, numa iniciativa da Associação Nacional de Avicultores e Produtores de Ovos, a ANAPO, o Festival do Ovo também tem programação especial na gastronomia, que começa nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, e prossegue até o dia 10.

A ideia é divulgar as qualidades e a versatilidade do ovo, integrando as comemorações do Dia Mundial do Ovo. A entrada para o evento é franca e há uma série de atrações voltadas tanto ao avicultor quanto ao público em geral. O evento será realizado no Mercado de Sant'Ana, em Leiria, cidade que está localizada na região central de Portugal.

A iniciativa dos avicultores portugueses conta com a parceria da Câmara de Leiria e apoio de diversas outras empresas do setor avícola, e busca justamente “desfazer mitos sobre o consumo" e inclui exposições, workshops, entre outras atividades, como concursos e animação para crianças.

Embora as atividades de exposição e ações para o público em geral aconteçam nos dias 9 e 10 de outubro, o Festival começa nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, com a rota gastronômica criada especialmente para degustação de ovos. A organização do evento conta com a adesão de 23 restaurantes, cafés e docerias da região, que terão em seu cardápio, especialmente para visitantes do período, uma série de pratos cujo ingrediente é o ovo. Serão oferecidas ao público as melhores iguarias feitas a partir do ovo, como os tradicionais doces portugueses conhecidos por tripas doces de ovos-moles, pão de ló, brisas do Lis e bolas de Berlim.

Integram o roteiro gastronômico do ovo os seguintes locais: Espaço Eça, Taverna do Alberto, Mulligan's, Chico Lobo, Mata Bicho, O Tasco, A Cooperativa, Mercearia & Tasca, Restaurante Cardamomo, Porto Artur, Escola de Sabores, Cervejaria Lisbar, Pé-Do-Rio Restaurante & Café, Restaurante Pontuel, Taberna da Praça - Leiria, Permarcati Creperie & Geladaria, Restaurante Luna, Restaurante Matilde Noca, A&B Restaurante e Catering, O Pipo Velho, A Toca, Montercao Salvador, La Trattoria.

../../arquivos/img/2015/10/952_2434_conteudo_g.jpg
Carlos Neves, escultor de ovos, também estará nos dias 9 e 10 em Leiria

 

Nos dias 9 e 10, a programação contará com atividades variadas dirigidas aos avicultores e público em geral, inclusive ações para crianças. Na área das exposições, no Mercado de Sant'Ana, marcam presença os grandes produtores de ovos e representantes da indústria avícola de Portugal. "Os expositores técnicos da área da veterinária, logística, sistemas de incubação e também dos equipamentos e componentes serão alguns dos expositores presentes”, informou a organização do evento que, aliás, também terá como atração especial os trabalhos e a presença do escultor de ovos Carlos Neves, que utiliza o ovo como matéria-prima para seus trabalhos artísticos.

Além de comemorar o Dia do Ovo, o Festival promovido em Leiria também será uma oportunidade para a celebração dos 40 anos da ANAPO, a Associação Nacional dos Produtores de Ovos de Portugal.

Saiba mais sobre o Festival do Ovo de Portugal na fanpage do evento: www.facebook.com/festivaldoovo.

(A Hora do Ovo, com informações e imagens da organização do Festival do Ovo e da imprensa portuguesa)

0 Comentários