Pesquisa aponta que consumir ovos reduz risco de desenvolver diabetes

Pesquisa aponta que consumir ovos reduz risco de desenvolver diabetes

Desenvolvido na Finlândia, estudo analisou hábitos alimentares de homens com idade entre 42 e 60 anos.

Ovonews

maio 11, 2015

0
../../arquivos/img/2015/5/860_2044_conteudo_g.jpg
Ovo na alimentação é resultado de pesquisa na Finlândia

Embora ainda polêmica, uma pesquisa realizada pela University of Eastern Finland (Universidade do Leste da Finlândia) aponta que comer ovos pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O estudo foi publicado este mês no American Journal of Clinical Nutrition e vem contribuir para as análises recentes que fomentam os debates sobre a presença do ovo na saúde humana.

Algumas pesquisas associaram dietas ricas em colesterol (como as que levam ovo) a distúrbios no metabolismo da glicose e consequente risco da doença. Outras, mais recentes, mostraram que consumir o alimento pode levar a um melhor equilíbrio da glicose. Em estudos populacionais, a associação entre os ovos e o diabetes ainda não foi bem investigada, e os resultados são inconclusivos.

Assim, a pesquisa finlandesa é mais uma a suscitar o debate, o que é sempre saudável para a evolução da nutrição. O estudo analisou os hábitos alimentares de 2.332 homens com idade entre 42 e 60 anos entre os anos de 1984 e 1989. Eles foram acompanhados durante 19 anos, e 432 deles foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O trabalho dos pesquisadores da Finlândia demonstrou que os homens que comiam aproximadamente quatro ovos por semana tiveram um risco 37% menor de desenvolver diabetes em comparação com aqueles que consumiam o alimento apenas uma vez por semana. A pesquisa considerou fatores como a prática de atividades físicas, o índice de massa corporal, o tabagismo e o consumo de frutas e verduras.

Uma possível explicação para o resultado é que, na Finlândia, o consumo de ovos está associado a hábitos de vida mais saudáveis, ou, mais precisamente, a hábitos que não levam em conta malefícios à saúde, como o tabagismo e a baixa atividade física. Além do colesterol – que é natural num organismo como o ovo que pode gerar uma vida -, os ovos contêm muitos nutrientes benéficos e que podem ter um efeito sobre, por exemplo, o metabolismo da glicose, diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

A pesquisa também sugere que é difícil analisar os efeitos dos alimentos na saúde somente a partir de um nutriente isolado, como o colesterol. Em vez de se concentrar em nutrientes específicos, a pesquisa sugere que os estudos em nutrição busquem se focar cada vez mais nos efeitos da dieta de forma mais geral e suas consequências ao longo dos anos.

(A Hora do Ovo, com informações do caderno Bem-estar do jornal Zero Hora - RS)

0 Comentários