Ovos enriquecidos são opção para atender consumidor mais consciente

Ovos enriquecidos são opção para atender consumidor mais consciente

A Alltech tem estudos e produtos que ajudam os avicultores a obter o máximo potencial de suas aves e a lucrar com ovos ainda melhores para o consumo.

Ovonews

abril 23, 2014

0
../../arquivos/img/2014/4/606_1401_conteudo_g.jpg
Cristian Dietrich: mudanças evidentes no consumo

Consumidores mais conscientes e um mercado a cada dia mais exigente têm levado o produtor de ovos a adotar uma mudança no seu modo de atender o mercado. E essa mudança sinaliza para a produção de ovos ainda mais nutritivos, que contenham elementos que ampliem o espectro de prevenção e combate a doenças humanas, como é o caso do Ômega 3 e outros componentes que, acrescidos à dieta alimentar, reforçam a capacidade humana de resistir a problemas como os processos inflamatórios, as doenças cardiovasculares, e até mesmo a diabete e as artrites reumatoides.

Os ovos já fazem parte desse pacote saudável, compondo a lista de alimentos funcionais que têm tido a preferência dos consumidores mais esclarecidos. Para atender a essa demanda, avicultores buscam na tecnologia a diferenciação dos ovos enriquecidos, o que pode ajudar o setor a ampliar seu atendimento a um nicho de mercado que tem tudo para crescer e prosperar no Brasil. Segundo o gerente de produto da América Latina da Alltech, Cristian Dietrich, a preocupação está, principalmente, em torno da origem do produto, impactos ambientais gerados e como agrega qualidade a sua vida. Na palestra Marketing de ovos diferenciados, proferida em março, durante o Congresso da APA 2014, em Ribeirão Preto (SP), Dietrich confirmou que está havendo, de fato, uma mudança no comportamento do consumidor no sentido de adotar uma postura mais consciente em relação aos produtos que adquire. “No setor alimentício, essa mudança é evidente, em função da busca por uma maior qualidade de vida, agregando à dieta questões de saúde, incluindo produtos com menor conteúdo de gorduras e calorias, ricos em fibras, pobres em sódio, enriquecidos principalmente com ácidos graxos poliinsaturados do tipo Omega-3, Selênio, entre outros”, citou.

../../arquivos/img/2014/4/606_1402_conteudo_g.jpg
Centro de pesquisa em algas da Alltech nos Estados Unidos

Mas, como produzir ovos com alto teor nutritivo, enriquecidos, atendendo a esse mercado que se amplia no Brasil? A alimentação diferenciada das aves gera ovos enriquecidos. A Alltech dispõe de um Centro de Nutrigenômica Animal que avalia o impacto da nutrição sobre a expressão genética das aves, ou seja, como a alimentação influencia os genes e estes, por sua vez, influenciam o metabolismo dos seres vivos. “Ao alimentar o gene com as propriedades certas, a Alltech ajuda os avicultores a obterem o máximo potencial de suas aves e a lucrar com ovos ainda melhores para o consumo”, esclarece o informativo enviado pela assessoria de comunicação da empresa.

Um exemplo é a produção de ovos compostos com Ômega-3. Um dos principais ingredientes utilizados na alimentação das galinhas são as algas marinhas, produtoras primárias do elemento. Estudos comprovam que os seres humanos não são capazes de sintetizar os PUFAs (Ácidos graxos poliinsaturados), elementos necessários para o bom funcionamento do corpo, por isso, é preciso incluí-los na dieta. O Ômega-3 auxilia o corpo a evitar doenças inflamatórias, cardiovasculares, diabetes, artrites reumatóides e até alguns tipos de câncer.

Se a dieta das poedeiras comerciais for modificada de acordo com os estudos do Centro de Nutrigenômica é provável que as aves gerem ovos enriquecidos com esses ácidos graxos poliinsaturados. Assim, quando o ser humano se alimenta desses ovos diferenciados tem uma qualidade de vida melhor.

../../arquivos/img/2014/4/606_1400_conteudo_g.jpg
Unidade fabril da Alltech em São Pedro do Ivaí, no Paraná: lugar de destaque na produção do grupo empresarial

 

Antioxidante alternativo para aves

Outra pesquisa da Alltech que incluiu extrato de algas na dieta das aves resultou num antioxidante alternativo criado pela empresa, o EconomasE, uma combinação de ingredientes que maximizam a capacidade antioxidante da ave. O componente poupa parcialmente a vitamina E, um dos nutrientes mais caros nas dietas, que protege as células dos radicais livres. Com sua utilização foi evidente o aumento na qualidade da carne dos frangos e da capacidade antioxidante total e na cor avermelhada (que indica menos oxidação).

Resultados de melhoria das aves também são encontrados quando a alimentação inclui o manejo adequado de nutrientes nos primeiros dias de vida das aves. Estudos comprovam maior ganho de peso, aumento da absorção de cálcio e de fósforo, mais eficiência alimentar e maior retenção mineral.

Responsável por produtos que auxiliam o avicultor a desenvolver produtos com alta qualidade, a Alltech do Brasil investe em pesquisas que ampliam a qualidade de vida e o desempenho dos animais, visando à sustentabilidade e ao bem-estar do consumidor através da inovação científica e nutrição animal.

A empresa está presente em 128 países, sendo que o Brasil é responsável pelo segundo maior volume de produção mundial do grupo ao qual pertence a Alltech. No país, a empresa possui uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e um centro administrativo com planta industrial em Araucária (PR).

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Alltech do Brasil)

0 Comentários