Festas de fim de ano já impulsionam preços dos ovos

Festas de fim de ano já impulsionam preços dos ovos

Tradicionalmente nesse período aumenta a demanda por ovos, o que pode elevar o preço do produto; Cepea já confirma uma alta no setor.

Ovonews

dezembro 15, 2014

0
../../arquivos/img/2014/12/773_1841_conteudo_g.jpg
Natal e Ano Novo dão novo alento aos produtores de ovos: preços sobem

Finalmente os avicultores podem comemorar uma alta no preço dos ovos. Há meses que o produto vem sendo cotado para baixo devido, principalmente, à alta produção. Segundo o monitoramento do Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, os preços dos ovos subiram fortemente na semana passada, interrompendo as baixas observadas desde o início de novembro. Na última semana, segundo dados do Cepea, as altas chegaram a 15% nas regiões paulistas de Bastos (maior produtor de ovos do país) e Guararapes/Mirandópolis.

Na análise do Cepea, que pesquisa os preços nas principais regiões produtoras de ovos do Brasil, “além do aquecimento da demanda com o recebimento de salários e a proximidade das festas de final de ano, o volume ofertado também diminuiu, contribuindo para elevar as cotações”. Com o frequente preço baixo observado nos últimos meses, muitos produtores de ovos passaram a adiantar o descarte de aves mais velhas, contribuindo para a alta dos preços. O fato está acontecendo principalmente entre os avicultores de São Paulo, com o objetivo de evitar as sobras expressivas que acontecem naturalmente em janeiro, quando a movimentação do mercado normalmente é mais lenta.

Segundo agentes consultados pelo Cepea, a expectativa é que a demanda siga firme até próximo do Natal. “Em janeiro, com as férias escolares, o consumo de ovos costuma diminuir, devido, entre outros motivos, à menor necessidade de abastecimento para merendas. Pesa, ainda, o forte calor desse período, que tende a prejudicar a produção e inibir o consumo”, informam os pesquisadores do Cepea.

(A Hora do Ovo, com informações do Cepea – Esalq/USP)

0 Comentários