Os ovos foram tema de palestras em Venda Nova do Imigrante (ES)
Na Serra Capixaba, a instituição se reuniu com a Associação dos Avicultores e estudantes do curso de auxiliar de cozinha e confeitaria do Senac.
O ovo e seus aspectos nutricionais foram abordados em palestras especiais |
A produção de ovos do Espírito Santo e do país e os aspectos nutricionais do ovo foram abordados em palestras especiais promovidas pela AVES, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo e o Senac. O evento aconteceu no dia 28 de março, na unidade do Senac de Venda Nova do Imigrante, na Serra Capixaba, e foi dirigido a estudantes do curso de auxiliar de cozinha e confeitaria do Senac.
A coordenadora técnica do Senac, Aline Nitz, apresentou a produção brasileira e capixaba de ovos, destacando a relevância do município de Santa Maria de Jetibá, segundo maior produtor de ovos do país e que concentra 93% da produção do Estado do Espírito Santo.
A médica veterinária Carolina Covre abordou, em palestra, A produção de proteína animal - módulo postura comercial, mostrando aspectos técnicos que envolvem as etapas do ciclo de produção do ovo. Já a nutricionista Gleiciane Nunes falou sobre O ovo e seus aspectos nutricionais, esclarecendo as dúvidas dos alunos especialmente com relação ao colesterol. A nutricionista destacou que o ovo é considerado o segundo alimento mais completo.
Ovoproduto utilizado nas aulas práticas e receitas durante o curso do Senac e AVES, no Espírito Santo |
Victor Loose: apresentando o ovo líquido como alternativa |
A AVES apresentou o ovo líquido pasteurizado, uma novidade para os estudantes. Victor Ohnesorge Loose, gerente comercial da Kerovos Alimentos, esteve presente e levou o produto pasteurizado que foi utilizado nas aulas práticas. Segundo Victor, o evento foi muito importante para a divulgação do produto para esse público que utiliza uma grande quantidade de ovos, pois o ovo líquido pasteurizado oferece vantagens como a praticidade, a agilidade e a segurança alimentar. “É extremamente importante levar essas informações porque em nosso Estado o ovo líquido é uma novidade, muitas indústrias alimentícias e profissionais do ramo ainda não conhecem o produto. A partir do momento que conhecem as vantagens do ovo líquido pasteurizado, temos a possibilidade de modificar conceitos, facilitando o trabalho desses profissionais”, destacou.
A instrutora em culinária do Senac, Anadir Vargas Parajara, que ensinou os estudantes a prepararem pratos à base de ovos, destacou que foi a primeira vez que utilizou o ovo líquido integral. Anadir salientou a importância da parceria entre a AVES e o Senac, que tem possibilitado aprofundar o conhecimento sobre as proteínas. “Achei muito importante as informações que a entidade trouxe para os alunos, além da possibilidade de conhecer novos ingredientes, como o ovo líquido pasteurizado, que é muito prático de utilizar. Pretendo adotar em novas receitas”, comentou.
Anadir e os alunos prepararam uma torta de espinafre e ricota, omelete com bacalhau e Omelete de forno e ainda quindim para a turma de confeitaria.
Confira a receita que os organizadores do evento destacaram para os leitores.
Omelete de forno com ovo pasteurizado integral
Ingredientes
• 300 ml de ovo pasteurizado integral.
• 1 colher (café) de tempero chimichurri.
• 1 tomate sem pele e sem semente picado.
• 1 cebola pequena picada.
• 100 g de presunto ralado.
• 100 g de muçarela ralada.
• 1 colher (café) de fermento em pó.
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
• Sal a gosto.
• Orégano a gosto.
Misture os ingredientes alternadamente.
Coloque em uma vasilha refratária untada e polvilhada.
Leve ao forno pré-aquecido a 160° por 30 minutos.