Organizadores da Favesu comemoram sucesso do evento
Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba reuniu produtores, técnicos, empresas e consumidor entre os dias 6 e 10 de junho, em Marechal Floriano (ES).
O ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues abriu a programação |
Satisfeitos estão os realizadores do evento, produtores representados pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo, a AVES, e pela Associação dos Suinocultores do Espírito Santo, a ASES. Na fan page das entidades, eles agradecem a todos que colaboraram com a realização da 2ª Favesu, de 6 a 10 de junho. “Aos participantes, expositores, palestrantes, organizadores e produtores do evento, o nosso muito obrigado! Com o apoio de vocês, a 2ª Favesu foi um verdadeiro sucesso!”, publicou a organização no facebook.
Lideranças do setor e autoridades abriram o evento, no dia 6 |
O evento reuniu boa parte das lideranças do Espírito Santo e também de entidades em nível nacional, como a União Brasileira de Avicultura, representada na abertura da Favesu pelo presidente executivo Francisco Turra. O capixaba Argeo Uliana, presidente da Aves – e também da Coopeavi, cooperativa de produtores de Santa Maria de Jetibá, a segunda maior produtora de ovos do Brasil -, foi um dos anfitriões do evento e falou com satisfação sobre a produção avícola do Espírito Santo, durante a abertura da Favesu.
O Espírito Santo é o terceiro estado que mais produz ovos no Brasil. Santa Maria de Jetibá, pequena cidade de quase 40 mil habitantes fundada pelos suíços e pomeranos e encravada nas montanhas capixabas, tem na avicultura de postura o orgulho de sua população. Sozinho, o pequeno município produz o segundo maior volume de ovos do Brasil, atrás somente da conhecida Capital do Ovo, a cidade de Bastos, no interior de São Paulo.
As duas atividades – suinocultura e avicultura – geram 30 mil empregos diretos e indiretos. Segundo dados do setor, mais de 100 mil famílias sobrevivem da avicultura e suinocultura no Espírito Santo.