Estados Unidos não aprovam lei que proíbe gaiolas convencionais

Estados Unidos não aprovam lei que proíbe gaiolas convencionais

Embora houvesse um acordo entre entidades para banir as gaiolas convencionais,parlamentarem voltaram atrás, atendendo entidades contrárias ao tema.

Ovonews

June 13, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/368_791_conteudo_g.jpg
Aves em gaiolas convencionais: o debate norte-americano

Uma reviravolta nas leis que regem o setor de postura nos Estados Unidos pôs a avicultura americana um passo atrás da europeia no que diz respeito ao bem-estar animal. Por outro lado, os avicultores devem estar satisfeitos pois o congresso americano manteve tudo como está, ou seja: não será proibido alojar aves de postura em gaiolas convencionais, como aconteceu nos países da Comunidade Econômica Europeia.

Segundo o Site Avícola, há mais ou menos dois anos chegou a haver um acordo entre a Associação de Produtores de Ovos dos Estados Unidos e as entidades que defendem os direitos animais, no sentido de proibir as gaiolas convencionais. Em seu lugar, seriam postas as gaiolas enriquecidas, um consenso que se levaria para todo o território norte-americano. No entanto, a proposta de uma lei nesse sentido criou uma oposição grande entre outras associações agropecuárias, particularmente as entidades que reúnem produtores de suínos e bovinos, já que a ideia era estender o “bem-estar” proporcionado pela lei a todos os animais criados de forma industrial. “Eles não querem nenhum lei federal que lhes diga o tamanho do alojamento para seus animais”, explica o jornalista Chris Wright, editor do Site Avícola para a América Latina. A ideia foi proposta como parte da legislação agrícola e apresentada à Câmara e ao Senado americanos, que se recusaram a aprová-la, por causa da grande oposição das entidades representativas dos produtores de suínos e bovinos. “Isso quer dizer que essa lei morreu antes de nascer”, avalia Wright.

De qualquer maneira, o debate prossegue no setor de ovos, pois as mudanças parecem iminentes no mundo. A própria indústria de proteína americana entende que as gaiolas convencionais tendem a desaparecer com o tempo. Avicultores e empresas produtoras de equipamentos para granjas de ovos já não estão adquirindo gaiolas convencionais novas, para repor em suas propriedades. Em seu lugar, estão preferindo sistemas convencionais “abertos” à possibilidade de serem trocados com mais facilidade por gaiolas enriquecidas, num futuro nada distante. “Os produtores de ovos norte-americanos estão optando por um futuro no qual as gaiolas em formato mais livre sejam os preferidos na produção”, conclui o jornalista do Site Avícola.

(A Hora do Ovo, com informações do Site Avícola)

 

0 Comentários