Mercado do ovo já conta com índices semanais e diários do Cepea

Mercado do ovo já conta com índices semanais e diários do Cepea

Índices do produto já estão, inclusive, sendo divulgados pelo programa Globo Rural, da Rede Globo, junto a outros normalmente divulgados.

Ovonews

junho 09, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/366_783_conteudo_g.jpg
Índices de preços do ovo já estão no site do Cepea, disponíveis ao mercado

O ovo, finalmente, passa a figurar nos índices de preços de produtos para o mercado e isso acontece desde maio. A novidade, inclusive, já integra a lista de produtos apresentada pelo noticiário do Globo Rural, programa exibido diariamente pela Rede Globo. Trata-se de uma iniciativa muito louvável do Instituto Ovos Brasil, que com esse trabalho vem preencher uma grande lacuna do mercado de ovos.

Desde o dia 27 de maio, os avicultores brasileiros passaram a ter à disposição indicadores profissionais diários de preços de ovos oferecidos pelo Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP. O Centro que já oferece de maneira confiável índices para 25 outros setores, entre eles o frango, fez uma parceria com o Instituto Ovos Brasil para prestar esse serviço ao mercado de ovos.

Os índices podem ser obtidos todos os dias úteis, a partir das 14h30, no site do Instituto Ovos Brasil - www.ovosbrasil.com.br. Para ter acesso aos índices, o avicultor deve apenas se cadastrar gratuitamente no site, obtendo registro de uma senha exclusiva. Cotações médias semanais também estarão disponíveis no site do Cepea, no endereço www.cepea.esalq.usp.br.

../../arquivos/img/2013/6/366_784_conteudo_g.jpg
Belzer e Bottura: um grande passo dado pelo Instituto Ovos Brasil

Esse é um primeiro passo no sentido de alimentar o mercado de ovos com dados confiáveis e acessíveis para negócios de toda a cadeia avícola. Com essa conquista, creditada ao Instituto Ovos Brasil, revela-se a preocupação da entidade em prestar um serviço de qualidade ao avicultor e todo o setor de ovos. Novos passos serão dados na caminhada para fortalecer esse mercado, conforme salienta Rogério Belzer, presidente do conselho diretivo do Instituto Ovos Brasil. Belzer lembra que, nesse sentido, “o Cepea tem a contribuir, aplicando também ao setor de ovos a experiência que acumula desde 1994 na elaboração de indicadores de preços, de forma idônea e isenta”. O diretor executivo do Ovos Brasil, José Roberto Bottura, ressalta que “com essa parceria será possível proporcionar dados confiáveis que beneficiarão a todos.”

../../arquivos/img/2013/6/366_782_conteudo_g.jpg
Camila Ortelan, do Cepea: critérios de dados mais adequados

Falando aos avicultores em palestra no Congresso da APA, em março, a pesquisadora do Cepea, Camila Brito Ortelan, explicou o processo de pesquisa e captação dos dados para o setor de ovos. Ela falou sobre a importância de identificar os critérios de cálculo mais adequados à realidade do segmento e adiantou que, inicialmente, serão divulgados preços de ovos postos no atacado - CIF - e a retirar na área de produção - FOB. Na categoria CIF serão divulgados preços de ovos postos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; na categoria FOB serão divulgados os preços das praças de Ribeirão Preto e Bastos, ambos no Estado de São Paulo. Para cada região, serão divulgados os preços médio, máximo e mínimo.

Segundo informa o Instituto Ovos Brasil, as outras regiões produtoras serão incluídas na análise numa etapa seguinte, em curto prazo. “O trabalho de elaboração de preços de ovos brancos e vermelhos abrange, inicialmente, o tipo extra, que costuma ser tomado como referência para preços dos demais tipos”, informa a entidade.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Instituto Ovos Brasil)

0 Comentários