Novogen promoveu visita à VIV Europe para avicultores brasileiros

Novogen promoveu visita à VIV Europe para avicultores brasileiros

Seis produtores e um técnico conheceram as novidades avícolas na famosa feira da Holanda, e conheceram também pesquisas genéticas do Groupe Grimaud.

Ovonews

agosto 29, 2014

0
../../arquivos/img/2014/8/696_1655_conteudo_g.jpg
Avicultores e equipe Novogen na sede do Grupo Grimaud: visita

O mês de maio foi de viagem internacional para seis avicultores paulistas do segmento da produção de ovos, que visitaram a VIV Europe 2014, de 20 a 22 de maio, em Utrecht, na Holanda. A viagem aconteceu a convite da Novogen, empresa de genética com sede na França.

Os avicultores foram acompanhados por Sérgio Bia Candia, responsável pelas vendas da Novogen na América Latina, e por Jair Luís da Silva, um dos técnicos compõem a equipe de assistência aos clientes Novogen em São Paulo.

Seis produtores paulistas estiveram na viagem que durou cerca de dez dias e que teve um roteiro recheado de visitas técnicas e passeios turísticos. Os produtores que integraram a comitiva foram Christian Maki, Diogo Uemura e Paulo Ueyama, de Bastos; Davis Bonfim, de São Paulo; Geraldo Lobo, de Monte Mor; e Paulo Pellicci, de São Manoel. 

Na Holanda, além da importante feira europeia de exposições de equipamentos para avicultura, os avicultores puderam visitar algumas granjas de postura comercial. O avicultor Christian Maki, de Bastos (SP), considerou a oportunidade muito importante, pois ele e seus colegas puderam conhecer realidades diversas. Eles conheceram granjas familiares pequenas porém, muito organizadas e tecnificadas, com criação de aves em sistemas bem diferentes do Brasil, já que naquele país a exigência de normas para bem-estar animal é bem rigorosa. “Visitamos desde granjas que utilizam gaiolas enriquecidas, até granjas free range (aves fora da gaiola, que podem estar em semiconfinamento ou soltas parte do tempo para ciscar fora do galpão). Foi muito interessante conhecer essas formas de produção in loco”, disse Maki.

Pesquisa genética

Na França, a comitiva brasileira pôde conhecer algumas das estruturas de produção e de pesquisa genética da Novogen e do Groupe Grimald, do qual a empresa faz parte. Um dos locais que mais chamaram a atenção do produtor Christian Maki nas visitas técnicas foi o laboratório que o Groupe Grimald mantém para estudos permanentes da qualidade dos ovos produzidos pelas linhagens desenvolvidas pela empresa. “É interessante conhecer de perto o que as empresas têm como perspectivas para aprimoramento genético das poedeiras, e as tendências de produção que essas pesquisas apontam”, comentou o produtor bastense, que é da Granja Katsuhide Maki, granja campeã em qualidade na categoria Ovos Vermelhos, no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014. Maki competiu com ovos produzidos por aves Novogen Brown.

(A Hora do Ovo, com fotos de Christian Maki)

0 Comentários