Coopeavi comemora 50 anos com festa, debates e livro

Coopeavi comemora 50 anos com festa, debates e livro

Cooperativa que lançou a avicultura de postura no Espírito Santo reuniu produtores em Santa Maria de Jetibá entre os dias 4 e 6 de setembro.

Ovonews

setembro 08, 2014

0
../../arquivos/img/2014/9/697_1660_conteudo_g.jpg
Lançamento do selo comemorativo dos 50 anos da Coopeavi

 

Uma das mais tradicionais cooperativas do Brasil, a Coopeavi de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, comemora neste mês de setembro seus 50 anos de fundação. Empresa de sucesso no agronegócio capixaba, a Coopeavi tem uma história forte ligada à avicultura de postura do Espírito Santo, já que foi através dela que os produtores de ovos ganharam o incentivo necessário para dar início à produção que hoje é considerada a primeira em volume no Espírito Santo e a segunda do Brasil, atrás apenas do município de Bastos, no Oeste Paulista.

Para comemorar meio século de atividades junto à produção avícola capixaba, os diretores da Coopeavi realizaram grande evento na cidade de Santa Maria de Jetibá. A programação contou com festa popular, shows, a terceira edição da Semana Tecnológica do Agronegócio, além de homenagens a pioneiros e líderes locais e nacionais. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro, sendo que o aniversário da cooperativa ganhou especial realce no sábado, dia 6, exatamente o dia em que a empresa foi fundada, no ano de 1964.

Hoje, são mais de 9 mil associados, entre agricultores e produtores pecuários, entre eles os avicultores de postura que movimentam a destacada produção de ovos de Santa Maria de Jetibá, na Serra Capixaba.

../../arquivos/img/2014/9/697_1658_conteudo_g.jpg
Palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues: presença maciça dos produtores capixabas

 

A programação do evento comemorativo abriu, no dia 4, com a III Semana Tecnológica do Agronegócio, promovida pela Coopeavi. O objetivo desse evento técnico é destacar o valor do Cooperativismo como forma de convergência para a sustentabilidade, além de mostrar a importância desse trabalho que tem fortalecido muitos negócios nos setores de horticultura, cafeicultura, avicultura e bovinocultura, entre outros. É o que informa a assessoria de comunicação da Cooperativa, ao divulgar o importante evento no site da empresa.

Além do espaço para negócios, movimentado durante os três dias do evento, “outro ponto importante da Semana Tecnológica é mostrar aos participantes a evolução na área de sistemas e máquinas que facilitam e agregam desenvolvimento”, salientam os organizadores.

Tendo como temas centrais a sustentabilidade, a tecnologia e o cooperativismo, as palestras abordaram assuntos importantes para os cooperados e produtores em geral, como o controle da irrigação para o consumo racional da água, a importância da mecanização na horticultura, o projeto reflorestar, o cooperativismo, o manejo de lagartas na horticultura, e o papel da mulher na propriedade rural, entre outros temas de interesse dos capixabas.

No dia 5 de setembro, segundo dia do evento, a III Semana Tecnológica do Agronegócio contou com mais informações, destacando a força do agronegócio no Espírito Santo. Dessa vez, o destaque ficou para a palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues, que abordou o tema Perspectivas do agronegócio brasileiro e o papel das cooperativas.

Rodrigues ressaltou a importância de eventos como esse que, segundo ele, fortalecem o desenvolvimento do setor e reafirmou a força das cooperativas para mudar realidades, alavancando negócios por meio da união e da liderança em rede.

O ex-ministro, que é agrônomo e professor acadêmico, também mostrou números positivos do agronegócio, que hoje já representa 23% do PIB e 30% dos empregos gerados no país, além de ser a área que mantém o saldo comercial do país sempre positivo.

Prestigiaram a palestra, além de grande números de produtores, o presidente do Sistema OCB, a Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Lopes de Freitas; o secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli e o presidente da Heringer, Dalton Carlos Heringer.

../../arquivos/img/2014/9/697_1659_conteudo_g.jpg
Todos os sócios-fundadores da Coopeavi foram homenageados com um exemplar do livro dos 50 anos

 

No segundo dia do evento, mais temas importantes para a cadeia produtiva capixaba, entre eles, análise do solo, tecnologia no cultivo das hortaliças, preservação das nascentes,  uso racional dos defensivos agrícolas, doenças na avicultura, nutrição na avicultura e na bovinocultura e tendências do mercado de café 4C.

É importante lembrar o destaque especial que os 50 anos da Cooperativa tiveram na programação. Um momento especial para os parabéns pela data, reunindo diretores da empresa, premiação dos alunos que participaram do concurso para frases e desenho sobre a Coopeavi, e também o lançamento do livro dos 50 anos, com um carimbo comemorativo junto aos Correios. Todos os sócios-fundadores da Coopeavi foram homenageados com um exemplar do livro. Antes dos lançamentos, foi realizado um culto ecumênico e apresentado um vídeo que destacou toda a história de sucesso e crescimento da Cooperativa que orgulha tanto os produtores capixabas, especialmente os da serra de Santa Maria de Jetibá.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do setor de comunicação da Coopeavi)

0 Comentários