México importou 46 mil toneladas de ovo em 2013

México importou 46 mil toneladas de ovo em 2013

Maior consumidor de ovos do mundo, assolado pela influenza aviária, país precisou comprar ovos fora para suprir seu importante mercado interno.

Ovonews

janeiro 06, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/544_1245_conteudo_g.jpg
Importação de ovos no México:resposta ao consumo interno

O nível de importação de ovos em 2013, no México, subiu a níveis historicamente impensados. Tudo porque o país vive, desde 2012, uma grave crise por causa da gripe aviária. A doença chegou com tudo no país cujo consumo de ovos é o maior do mundo, e causou estragos de toda ordem. Um deles foi a baixa na produção de ovos, o que levou os mexicanos a terem que importar o produto.

Segundo fontes da imprensa mexicana, o país corre mesmo o risco de se tornar claramente um importador de ovos, depois de ostentar um setor avícola produtivo capaz de abastecer totalmente o mercado nacional.

Os números do setor de comércio exterior da Secretaria de Economia do país demonstram a tendência para essa realidade: em 2011, o país importou apenas 37 toneladas de ovo fresco; em 2012, esse número ficou em 13 mil toneladas e, em 2013, a balança comercial registrou importação de 46 mil toneladas do produto.

De acordo com a União Nacional de Avicultores do México, a UNA, a influenza aviária provocou a queda da produção nacional de ovos entre 2011 e 2012: de 2 milhões, 528 mil toneladas, em 2011, a produção chegou 2 milhões e 386 mil toneladas, em 2012. Foi quando o mercado local abriu as portas à importação. Segundo a diretoria da entidade, havia ainda um certo otimismo no início de 2013, pois a produção de ovos voltou a reagir, mostrando-se praticamente recuperada. Ainda assim, a importação precisou seguir crescendo para atender o exigente mercado interno mexicano.

Pablo Sherwell, analista sênior da empresa Rabobank Internacional, explicou, em entrevista à imprensa, que as importações de ovos terão um impacto positivo no mercado, uma vez que permitirá maior estabilidade e equilíbrio aos preços, o que, a seu ver, é benéfico, especialmente para o consumidor. O analista também acredita na tendência de aumento da importação, já que o ovo continuará sendo a principal fonte de proteína na preferência do povo mexicano. Diz ele que a importação de ovo fresco – no médio e longo prazos – não retornará aos níveis antigos já registrados pelo mercado mexicano, anteriores à influenza aviária. “A importação de ovo chegou para ficar”, assegurou Sherwell.

Não é o que pensa Francisco Gurría, coordenador de pecuária da Secretaria de Agricultura do México. Segundo ele, não há razões para se pensar no crescimento da importação permanente de ovos no México. O coordenador de pecuária avalia que o volume atual de produção não representa um risco para a indústria avícola mexicana. E sinalizou que o governo pretende investir no setor. Segundo ele, o setor avícola receberá incentivos para crescer; o governo federal investirá 500 milhões de dólares para que a indústria avícola possa incrementar sua oferta de produtos no mercado.

(A Hora do Ovo, com informações da imprensa latinoamericana)

0 Comentários