Santa Maria de Jetibá perdeu milhares de aves com enchentes

Santa Maria de Jetibá perdeu milhares de aves com enchentes

Segundo levantamento da prefeitura do município, 200 mil aves morreram em virtude das enchentes; prejuízos também atingiram a horticultura.

Ovonews

janeiro 01, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/543_1244_conteudo_g.jpg
Avicultura já sofreu com enchentes em anos anteriores

Segundo maior produtor de ovos do Brasil e responsável pela produção de 35% das verduras e hortaliças do Espírito Santo, o município de Santa Maria de Jetibá, na Serra Capixaba, contabiliza suas perdas na produção local. Tudo porque as chuvas excessivas dos últimos dias – consideradas as maiores da história do município - provocaram enchentes que alagaram a cidade e arredores, deixando mortos, desabrigados e muitas perdas na agricultura e na avicultura. (Leia sobre o assunto no link chuva-causa-estragos-a-avicultura-no-espirito-santo).

A Secretaria Municipal de Agropecuária realiza agora um levantamento sobre as perdas na produção. Na agricultura, já foi constatado que 70% do cultivo de verduras e hortaliças foram totalmente danificadas. Além da agricultura os estragos também chegaram à avicultura com a morte de aproximadamente 200 mil poedeiras, “o que resulta em perdas de R$15 milhões nos próximos dois meses”, informa o site da administração municipal.

Conhecido também por sua capacidade de organização, herança dos pomeranos, de quem descendem, os capixabas de Santa Maria de Jetibá uniram forças e enfrentam com bons resultados as consequências das fortes chuvas que tiveram início poucos dias antes do Natal. Uma dessas conquistas foi o comprometimento do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em enviar máquinas para desobstruir e reconstruir as estradas de Santa Maria. Casagrande e sua comitiva visitaram alguns municípios da região serrana mais afetados pelas chuvas, entre eles Santa Maria de Jetibá, e se reuniram com o prefeito Eduardo Stuhr e seus secretários.

Segundo Stuhr, os grandes estragos em Santa Maria de Jetibá – que não sofreu tanto quanto os outros municípios da serra capixaba – “estão diretamente ligados a deslizamentos, quedas de barreiras, quedas de postes de alta tensão, danificação de 25 pontes, 800 bueiros e perdas significativas na agricultura”, relatou o prefeito. O governador ressaltou que o trabalho dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil Municipal, em parceria com os Bombeiros Militares, foram de suma importância, “demonstrando que o munícipio de Santa Maria é um município organizado.”

(A Hora do Ovo, com informações do setor de comunicação da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá)

0 Comentários