Livro inédito sobre o ovo será lançado neste dia 4, em Minas Gerais

Livro inédito sobre o ovo será lançado neste dia 4, em Minas Gerais

Escrito pelo Professor Benedito Lemos de Oliveira e sua filha, a Dra. Daniela Duarte de Oliveira, a obra tem como tema central a qualidade e a tecnologia no setor de ovos.

Ovonews

dezembro 03, 2013

0
../../arquivos/img/2013/12/523_1208_conteudo_g.jpg
Prof. Benedito e a filha Daniela: parceria profícua no mercado de ovos

Dois profissionais, duas gerações, uma só parceria, o mesmo comprometimento com a avicultura. A sintonia fina entre pai e filha que já frequenta os palcos de palestras e eventos da postura pelo Brasil agora pode ser aplaudida também nas páginas do livro Qualidade e Tecnologia de Ovos, livro que o renomado Professor Benedito Lemos de Oliveira e sua filha, Daniela Duarte de Oliveira, lançam na próxima quarta-feira, dia 4, na Universidade Federal de Lavras, a UFLA.

A cerimônia de autógrafos compõe uma lista de diversos livros a serem lançados pela Editora Ufla, com foco no agronegócio. A cadeia de postura está ali representada, com orgulho, pela dupla que vem se notabilizando por estudar e oferecer ao setor de ovos um sem-número de informações abrangentes e fundamentais para a evolução da postura brasileira. No livro Qualidade e Tecnologia de Ovos, pai e filha apresentam o resultado de uma ampla pesquisa realizada durante anos, em que expõem as exigências do moderno mercado de ovos. Nele estão os meandros da automação de instalações, as exportações de ovos, as exigências dos consumidores por qualidade e segurança alimentar e, finalmente, a industrialização dos ovoprodutos.

../../arquivos/img/2013/12/523_1209_conteudo_g.jpg
 

Segundo os autores, ambos médicos veterinários com atuação consistente no mercado avícola brasileiro, o incentivo para escrever o livro foi a percepção de uma lacuna bibliográfica para estudos acadêmicos mais aprofundados sobre a cadeia produtiva do ovo. “Conta-se com periódicos correlatos e com excelentes obras, porém focados em áreas básicas ou em temas isolados de etapas da cadeia produtiva de ovos, sem um sentido integrado de teoria e prática”, justificam Daniela e Benedito, em sua apresentação do livro. “Identificamos essa lacuna, justificando-se primeiro a ideia e, depois, o propósito de elaborar esse livro, sintetizando e correlacionando as várias etapas, desde a produção dos ovos, os fundamentos fisiológicos, o processamento e a fabricação de ovoprodutos.”

Os profissionais argumentam que procuraram atender, também, com essa obra, “à demanda por aspectos legais e regulatórios, pelos programas de gestão da qualidade e da segurança alimentar (BPF - Boas Práticas de Fabricação, PPHO – Procedimento Padrão de Higiene Operacional e APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), tão essenciais no mundo moderno.”

O livro Qualidade e Tecnologia de Ovos tem prefácio assinado pelo renomado médico veterinário Paulo Martins, diretor de eventos da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas.

Autores têm ampla experiência acadêmica e no mercado

Os autores do livro Qualidade e Tecnologia de Ovos, são médicos veterinários mineiros com ampla atuação no mercado de ovos brasileiro. O professor Benedito Lemos de Oliveira tem formação em medicina veterinária pela UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais, desempenha suas atividades profissionais desde 1967 na avicultura, tendo iniciado como extensionista rural na assistência aos produtores de aves e ovos do Sul de Minas Gerai. Em 1975, contando com orientação do Prof. Egladson João Campos, expoente da ciência avícola, tornou-se mestre em Zootecnia com ênfase em avicultura pela UFMG, onde depois especializou-se também em doenças das aves. A partir de 1975, ingressou na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para ensinar nutrição de monogástricos e avicultura nos cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo também trabalhos como pesquisador do CNPq e orientação de teses, dissertações e monografias nestas áreas.

Aposentado em 1994, mas com uma visão futurista da cadeia produtiva de ovos, sempre em evolução, dedicou-se a empresas privadas, cujo alvo foi a modernização do parque produtivo e a implantação de indústria de ovoprodutos. Com o crescente interesse por essa etapa complementar da cadeia, retornou ao ensino, ministrando por vários anos a disciplina de Tecnologia de Ovos no Curso de pós-graduação Latu sensu em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite e Ovos, ofertado pela UFLA. Também integrou diversas comissões técnicas em entidades como a Avimig, a Associação dos Avicultores de Minas Gerais, e a Ubabef, a União Brasileira de Avicultura. Nelas, colaborou especialmente em temas técnicos, atuando também na reformulação de documentos da legislação federal, pertinentes à avicultura.

A médica veterinária Daniela Duarte de Oliveira formou-se na Universidade de Alfenas, em 2001, seguindo seus estudos de mestrado na área de doenças das aves (2004) na UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais. Nessa mesma instituição concluiu doutorado em produção animal – avicultura, em 2008, focando suas pesquisas em produção e tecnologia de ovos. Desde então, presta consultoria em granjas de postura comercial e, em 2008, passou a integrar a equipe técnica do Aviário Santo Antônio, onde aprofundou seus conhecimentos em legislação, inspeção e tecnologia de ovos, aplicados às atividades da empresa.

Daniela também coordena os programas de controle de qualidade e segurança alimentar para ovos in natura e na indústria de ovoprodutos, atendendo às demandas do mercado interno e externo. Esses conhecimentos em ovos e ovoprodutos proporcionaram base para pesquisas, cursos e palestras. Após experiência na iniciativa privada, iniciou, em 2013, estudos em nutrição animal, na Universidade Federal de Lavras, como bolsista de pós-doutorado do CNPq.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários