Isa-Hendrix no Brasil realizou jornada sobre incubação para parceiros

Isa-Hendrix no Brasil realizou jornada sobre incubação para parceiros

A empresa reuniu técnicos dos incubatórios parceiros, a Planalto Postura, a Mercoaves e a Globoaves, para uma consistente atualização em incubação.

Ovonews

fevereiro 28, 2015

0
../../arquivos/img/2015/3/808_1946_conteudo_g.jpg
Fidel Gonzales, Ricardo José Garcia Pereira e Juan Carlos Lopez: palestras importantes sobre incubação e o setor

 

Um mergulho em novos conhecimentos no universo da incubação de ovos férteis foi o que puderam desfrutar os seletos técnicos convidados a participar da 1ª Conferência de Atualização em Incubação, promovida pela ISA-Hendrix Genetics, em Salto (SP), cidade-sede da empresa. Foi no dia 15 de setembro de 2014.

Dois nomes reconhecidos foram palestrantes da conferência: o Professor Ricardo José Garcia Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), e Juan Carlos Lopez, um importante especialista em incubação que atua na ISA do Canadá. As palestras foram dirigidas a técnicos das unidades de incubação da própria Hendrix Genetics, em Salto, além de convidados da Planalto Postura (Uberlândia - MG), Mercoaves (com unidades em SC e RS) e Interaves (Birigui - SP).

Abrindo a sequência de palestras, o professor Ricardo apresentou informações relevantes com o tema Fisiologia do ovário, formação do ovo e fertilização, uma base importante para as sete palestras seguintes da programação do evento, liderado pela experiência e entusiasmo de Juan Carlos, que seguiu a seguinte sequência de palestras: Do ninho à Planta de Incubação, Armazenamento de Ovos Férteis, Monitorando a planta de Incubação, Temperatura na recepção, Como reduzir a mortalidade precoce, Como medir qualidade. E, para encerrar, o tema Problemas e Soluções no incubatório, que lançou várias questões aos técnicos presentes, notadamente sobre casos de sucesso e insucesso que Juan já presenciou em vários tipos de plantas de incubatório pelo mundo.   

Em entrevista à A Hora do Ovo, o palestrante Juan Carlos destacou a importância da conferência promovida pela ISA-Hendrix. “Na área de incubação é difícil compartilhar novos conhecimentos, pois não há muitas pesquisas sobre o tema, assim como poucos seminários, congressos e livros que possam esclarecer dúvidas. A intenção desse evento da ISA é tirar dúvidas, trocar informações, compartilhar experiências de outras plantas de incubação e encontrar soluções para problemas comuns.”

Profissional que circula pelo mundo prestando assistência a incubatórios da Hendrix Genetics em todo o planeta, Juan Carlos disse ser muito importante compartilhar experiências que vive em outras plantas de incubação, podendo assim aprimorar constantemente o trabalho. “O objetivo é sempre agir para que nossas aves ponham o maior número possível de ovos, gerando pintainhas com a menor mortalidade possível”. Ele elogiou a expressiva participação da plateia e considera que o Brasil tem o privilégio de contar com técnicos com boa cultura acadêmica atuando nas empresas, o que facilita o trabalho de disseminação do conhecimento. “É um prazer compartilhar o que sei com pessoas tão interessadas”.

Fidel Gonzalez, gerente Hendrix América do Sul, também falou aos presentes sobre a filosofia institucional da Hendrix, destacando a cultura da empresa em disseminar co- manda crescente por alimentos. À A Hora do Ovo, Fidel explicou que a ideia do evento foi desenvolvida junto com o novo diretor da empresa, Marco Almeida. “Consideramos muito importante apoiar nossos parceiros com o conhecimento que temos e vivências de campo e de ações nos incubatórios.”

E foi com esse conjunto de conhecimentos que a equipe ISA-Hendrix pôde aproveitar para interagir com os técnicos dos incubatórios parceiros, como revelou Fidel. “É importante envolvê-los. Nós produzimos as matrizes e são eles que recebem nossas matrizes, que produzem e distribuem as pintainhas de nossas linhagens. Temos, portanto, importantes objetivos em comum."

Técnicos da Globoaves, Mercoaves e Planalto Postura participaram do evento

../../arquivos/img/2015/3/808_1947_conteudo_g.jpg
Representantes da Mercoaves, Planalto Postura e Globoaves marcaram presença e ficaram satisfeitos com o evento

 

A satisfação em participar da 1ª Conferência de Atualização em Incubação era grande entre os técnicos ouvidos pela A Hora do Ovo. Douglas Adriano de Oliveira Guimarães, técnico em agropecuária e gerente de incubação no Grupo Globoaves, em Birigui (SP), disse que o volume e a qualidade de informações absorvidas no evento foi muito importante. “Tivemos bastante informações práticas, aplicáveis no dia a dia. E pudemos conhecer e trocar experiência com profissionais de outros incubatórios, o que é sempre bom”, disse Adriano, que atua há 16 anos na área de incubação, na qual se especializou. Foram a Salto junto com ele para o evento Ademar Pacco, da unidade da Globoaves em São Carlos (SP), e Tânia Rabelo, de Itirapina (SP). 

Eder Barbosa Oliveira, médico veterinário responsável pelas matrizes de recria e produção da unidade da Mercoaves em Santa Catarina avaliou o evento positivamente. “O evento foi de grande valia por abordar tema do dia a dia, seja na granja de recria, na produção ou, principalmente, no incubatório. Mostrou problemas de rotina que podem roubar a qualidade sem que percebamos”, disse ele. “E trocamos ideias para que cada um, em sua particularidade, resolva problemas em suas unidades. A troca de experiência pode ajudar todo mundo.”

O colega de Eder na Mercoaves, Carlos Eduardo Miranda Portella, gerente do incubatório, também participou da Conferência e mostrou-se otimista com os resultados. “O palestrante Juan falou sobre um ponto importante para os incubatórios, que é a recepção das pintainhas nas granjas, discutiu a temperatura ideal para mantê-las nos primeiros dias, e abordou a variação de nascimento em termos de uniformidade, riscos de desidratação, entre outros pontos que nos alertam para os vários cuidados necessários em nosso trabalho”, elogiou.

Da Planalto Postura, a médica veterinária Márcia Carolina Otoni Resende considerou o evento excelente. “Foi bastante didático, com conceitos de incubação muito bons. Muitos deles já aplicamos na empresa”, apontou. Márcia tem seis anos de experiência na Planalto e considera que o mais importante entre tudo o que ouviu na 1ª Conferência de Atualização em Incubação é a ligação do trabalho da incubação com a granja. “O incubatório garante pintainhas de alta qualidade, mas se não tiver o trabalho de recebimento bem feito na granja, tudo vai por água abaixo”, alertou. Ela esteve no evento acompanhada de uma equipe da Planalto composta por Gislene Marcia Ribeiro, coordenadora de planejamento e controle de produção; Luciene Márcia Ribeiro, coordenadora de incubatório; Flávio Antônio de Menezes, também coordenador; e Marcelo José de Souza, supervisor.

Ao final de uma intensa jornada de informações, a confraternização entre as várias equipes dos incubatórios, incluindo a da ISA, deixava claro que o evento havia sido um sucesso, cumprindo o objetivo apontado pelo diretor Marco Almeida, em entrevista à A Hora do Ovo: “Valorizar o relacionamento com os distribuidores das aves ISA/Hendrix, apoiando-os com o suporte de conhecimento técnico.”

Leia neste site a entrevista completa que A Hora do Ovo fez com o executivo Marco de Almeida, novo diretor geral do Grupo Hendrix Genetics no Brasil e América do Sul. O link é Brasil é uma liderança exportadora de produtos e know-how.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários