Instituto Ovos Brasil comemora 8 anos de realizações em benefício do ovo

Instituto Ovos Brasil comemora 8 anos de realizações em benefício do ovo

Entidade sem fins lucrativos, o IOB nasceu em 2007 da iniciativa de avicultores e representantes da cadeia avícola de postura; a ideia primordial é promover o ovo.

Ovonews

setembro 26, 2015

0
../../arquivos/img/2015/9/949_2428_conteudo_g.jpg
Assembleia de lançamento do Instituto Ovos Brasil em 2007: primeiro passo

 

A Semana do Ovo 2015 tem um sabor ainda mais especial, além de comemorar o ovo e seus benefícios. Outubro também será motivo de lembrar o trabalho do Instituto Ovos Brasil, entidade que completa oito anos dedicados à promoção do ovo em todo o país.

A missão de expandir os conhecimentos sobre ovo nasceu junto à fundação do Instituto Ovos Brasil, em 2007. Foi na capital Porto Alegre (RS), durante o XX Congresso Latinoamericano de Avicultura. Na ocasião, representantes das principais regiões brasileiras produtoras de ovos se reuniram numa assembleia que contou, também, com os demais integrantes da cadeia produtiva, como fornecedores e incubatórios. Nesse encontro ficou selada a missão do IOB, que passou a ser conduzida pela primeira diretoria, eleita na ocasião.

De lá para cá, o ovo só tem crescido em prestígio e preferência dos consumidores. Velhos mitos foram abolidos e alguns, que ainda persistem, caminham para a extinção. As ações do Instituto Ovos Brasil nesses oitos anos colaboraram de forma decisiva para que o ovo alcançasse o patamar atual. Que o digam as reportagens estampadas nos mais importantes veículos de comunicação do país, como o jornal Estadão, revista Veja, revista Saúde, caderno Paladar (Estado de São Paulo) e dezenas de outras publicações que vêm apresentando o ovo com o destaque que ele merece.

A assessoria de imprensa do IOB divulgou, na semana passada, uma importante retrospectiva sobre as comemorações da Semana do Ovo realizadas e coordenadas pela entidade. Vale a pena conferir para acompanhar a força e a importância do Instituto Ovos Brasil para a cadeia avícola de postura brasileira.

“Entre 2008 e 2010, as comemorações do Dia do Ovo realizadas pelo Instituto Ovos Brasil com recursos próprios compreenderam:

  1. Ações pontuais como o lançamento do site oficial da entidade www.ovosbrasil.com.br (2008), principal veículo de comunicação da instituição, levando informações, pesquisas, artigos científicos, atividades realizadas, entre outros, para seus diversos público-alvo.

  2. Participação com estande informativo do Instituto Ovos Brasil em três congressos divulgando a data para médicos, nutricionistas e demais profissionais da área de saúde (2009) - a Exponutri/ASBRAN (SP), o Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional (SP) - com ação gastronômica especial com o chef Renato Carioni -, e o Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva (RS), com palestra do renomado nutricionista Gabriel Carvalho.

  3. Lançamento do site Ovos Brasil Teen, com vídeos e jogos online (2010).

  4. Produção de novos materiais de divulgação - gibis para crianças e adolescentes e fôlderes específicos para donas de casa, atletas e de receitas.

  5. Ações em academias com distribuição de banners porta-folder e displays de balcão.

  6. Palestra e apoio ao 1º Dia do Ovo da USP de Pirassununga.

  7. Apoio e palestra na 1ª Festa do Ovo do Paraná, promovida pela APAVI.

  8. Participação com estande e palestra do especialista Henry Okigami sobre ovo no congresso Mega Evento Nutrição.

  9. Para completar, a assessoria de imprensa contratada pela entidade sempre pautou a data – em todos os anos – para editorias de saúde, nutrição, comportamento, feminina, consumo, agenda e colunas, provocando mídia espontânea em forma de matérias em jornais, revistas, sites, portais, rádios e emissoras de TV de todo o país.

../../arquivos/img/2015/9/949_2426_conteudo_g.jpg
Ricardo Santin: à frente do IOB como presidente do Conselho 

A partir de 2011, com o apoio e incentivo inicial da Novus do Brasil, a campanha pelo Dia do Ovo tomou novas proporções e se transformou em uma semana inteira de celebração da data, contando com o patrocínio e envolvimento de diversas empresas do setor – Novus, Sanovo, Bayer Saúde Animal, DSM, Merial, Elanco, Yes, Ourofino Agronegócio, Label Rouge, Des-Vet, Porto Alimentos, Uniquímica, Agroceres Multimix, Tortuga, Hy-Line, Lohmann, Ceva, Huhtamaki, Granja Planalto, Sanphar, Anfeas, Vetanco, GPA (Pão de Açúcar e Extra).

A mobilização resultou na multiplicação sem precedentes de ações realizadas por todo o país, envolvendo não apenas a iniciativa privada como também órgãos públicos, entidades de classe, instituições de ensino, comunidade, entre outros. Mobilizações regionais também são organizadas graças às parcerias do IOB com as associações estaduais de avicultura.

O Instituto Ovos Brasil tem expectativa de contar novamente com o apoio de todo o setor para que a Semana do Ovo 2015 possa se realizar e ampliar ainda mais sua atuação, agregando novas empresas, apoios e eventos na programação. Confira os patrocinadores da Semana este ano no link Ovos Brasil lança a Semana do Ovo 2015.

Apoiadora de primeira hora, A Hora do Ovo participou do lançamento dessa ideia, em Porto Alegre, em 2007, e, de lá para cá, vem apoiando todas as iniciativas do Instituto Ovos Brasil,  divulgando as ações da entidade e realizando reportagens sobre o ovo no Brasil e no mundo. Este ano não será diferente.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Instituto Ovos Brasil)

0 Comentários