Instituto Ovos Brasil apresenta prestação de contas aos avicultores

Instituto Ovos Brasil apresenta prestação de contas aos avicultores

Ações, arrecadação e projeção de realizações para 2015 foram alguns dos temas apresentados durante a reunião realizada no Congresso da APA 2015.

Ovonews

abril 07, 2015

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Avicultores, pesquisadores e representantes de empresas com Tabatha Lacerda e Ricardo Santin, do IOB

 

Reunidos em Ribeirão Preto (SP), em março, durante o Congresso da APA 2015, avicultores e representantes de empresas do setor ouviram a análise otimista e os resultados apresentados pelo executivo Ricardo Santin, presidente do conselho do Instituto Ovos Brasil. Santin destacou as ações de 2014, as quais ganharam destaque na mídia nacional, repercutindo o lado positivo do ovo na alimentação e na saúde.

Na breve palestra que apresentou, Santin fez uma análise comparativa do consumo do ovo entre o ano de 2007 e 2014, período em que as ações do Instituto Ovos Brasil marcaram presença no mercado brasileiro. A entidade foi criada em 2007, e, de lá para cá, o ovo ganhou espaço especial na comunicação, no marketing e na mesa das pessoas graças ao trabalho do Instituto Ovos Brasil, em parceria com outras entidades representativas do avicultor pelo Brasil.

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Ricardo Santin: avanços no setor são incentivos

“Quando iniciou suas atividades, em 2007, o consumo per capita de ovos no país estava em torno de 130 unidades/ano; em 2014 esse número chegou a 182 ovos/ano. Isso representa 40% de aumento desde o início da atuação da entidade”, salientou o executivo. Também nesse período, lembrou Santin, o ovo deixou o nefasto papel de vilão e tornou-se alimento dos mais comemorados, inclusive por seus benefícios à saúde.

Enquanto elencava as muitas atividades promovidas pela entidade em 2014, Ricardo Santin lembrou a atuação dos diretores Roberto Bottura e Rogério Belzer, que participaram desde o início do Instituto Ovos Brasil, trabalhando para o sucesso alcançado pela entidade. Ambos não compõem mais a diretoria do Instituto.

Falando sobre as realizações de 2014, o presidente do Conselho Diretor do IOB destacou como atividades no ano passado a reestruturação do modelo de contribuição dos associados, a contratação da profissional Rosangela Fermino para realizar as atividades administrativas e financeiras do Instituto, a análise das finanças e reorganização financeira para garantir a sobrevivência da entidade e a mudança da sede, transferida da Associação Paulista de Avicultura, a APA, para a ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal.

Também foram destacadas as ações da Semana do Ovo; a participação no Congresso Brasileiro de Nutrição, em Vitória (ES), em parceria com a AVES, a Associação dos Avicultores do Espírito Santo; a participação no Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo (SP), em parceria com ABPA; e a divulgação em bares e restaurantes durante a Copa do Mundo 2014.

No rol de ações importantes promovidas pelo IOB, Santin também salientou a aproximação com a ABPA no caso do telamento de granjas, a divulgação do Informe de Grãos, a defesa técnica do setor na Câmara de Ovos da ABPA, a participação em eventos do setor - como o Congresso de Ovos da APA, a Favesu e o SIAVS -, além das reuniões com os avicultores nas principais regiões produtoras do país, como Bastos (SP) e Divinópolis (MG), entre outras.

Em 2014, a entidade ampliou suas relações com a imprensa, promovendo a quinta edição do Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa. Com articulação estratégica da Litera – Construindo Diálogos (assessoria de imprensa), a iniciativa premiou as melhores matérias sobre o ovo publicadas em jornal, revista e internet, e veiculadas em rádio e televisão.

E o importante trabalho de relações e assessoria com a imprensa elevou a participação do ovo nas reportagens positivas de diversos veículos de comunicação do Brasil. Foram 605 matérias em jornais, revistas, internet e TV, além de entrevistas, receitas e dicas de compra e utilização do alimento. O potencial desse trabalho é enorme, e ressalta, ainda, os resultados do que vem sendo realizado nesses anos todos junto à imprensa. Somente entre janeiro e março de 2015, foram publicadas cerca de 189 matérias positivas sobre o ovo em jornais, revistas, internet e TV.

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Sucesso de público no trabalho de divulgação do ovo no Congresso Brasileiro de Nutrição, em Vitória (ES)

 

Ricardo Santin destacou, durante a reunião com avicultores em Ribeirão Preto, o trabalho que está programado para este ano, com ações em restaurantes, com pratos com ovos no cardápio e distribuição de informativos; a reestruturação da comunicação com associados e fornecedores do setor por e-mail, ampliando a produção de conteúdo e frequência de disparos; a participação na newsletter mensal da ALA – a Associação Latinoamericana do Ovo; 12 ações em academias (parceria MaxxiOvos); 12 ações em escolas; 6 ações em faculdades; um workshop técnico de ovos; pelo quarto ano, a participação no Congresso Brasileiro de Nutrologia (Abran) e a participação no SIAVS, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, a ser realizado em julho, no Anhembi, em São Paulo (SP).

Integram o conjunto de ações de 2015, também, o investimento em mídias eletrônicas, entre elas a fanpage do IOB – Ovo todo dia, e mudanças no site do Instituto Ovos Brasil, visando ampliar a comunicação com todos os públicos. Aliás, será produzida uma campanha de marketing especial para a divulgação do ovo no país que está sendo elaborada pelo Instituto Ovos Brasil tendo como base um fundo especialmente criado para a promoção. Esse fundo – exclusivamente para a campanha - contará com valores totalmente oferecidos pelos incubatórios Hy Line, H&N, Interaves, Lohman, Mercoaves, Novogen e Planalto Postura.

A parceria com empresas diversas para alavancar o ovo como produto, gerando debates para o setor, também continua valorizada este ano. É o caso do Simpósio Ovo Site, em sua segunda edição, realizado em conjunto com a Editora Mundo Agro (que produz os sites Avisite e Ovosite), e que acontecerá dentro da programação do SIAVS 2015; o apoio ao TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes de administração da Facamp, que apresentaram o projeto Casa da Omelete, premiado pela faculdade e pela CPFL.

Enfim, há muito trabalho pela frente, como bem lembrou o diretor Ricardo Santin durante a reunião com o setor avícola, em março. Ele se disse bastante otimista com os resultados alcançados e com a ampla possibilidade de conquistas que há pela frente, graças ao empenho dos que vêm trabalhando por uma posição de valor para o ovo no Brasil.

(A Hora do Ovo – Fotos: Divulgação Instituto Ovos Brasil e Teresa Godoy)

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