Hy-Line mostra a força de seus investimentos para a evolução genética

Hy-Line mostra a força de seus investimentos para a evolução genética

A empresa realizou um encontro exclusivo para avicultores em Atibaia (SP) que contou com a participação do presidente da Hy-Line Internacional e grandes nomes da postura.

Ovonews

março 30, 2014

0
../../arquivos/img/2014/3/597_1364_conteudo_g.jpg
Diretores e membros da equipe Hy-Line do Brasil e Hy-Line International
../../arquivos/img/2014/3/597_1363_conteudo_g.jpg
Convidados especiais da Hy-Line para o I Encontro Empresarial

 

A avicultura de postura cresce no Brasil de maneira cada vez mais sólida e competente e isso se deve, em grande parte, à competência das poedeiras, sempre o maior investimento e patrimônio de uma granja. Afinal, cada poedeira é a verdadeira geradora de riqueza de um aviário. Não é por outro motivo que se vê hoje acelerar-se os investimentos das empresas de genética avícola pelo mundo, numa saudável corrida para se chegar ao produto genético mais aperfeiçoado, produtivo e econômico.

Em março deste ano, nos dias 11 e 12, chegou a vez da Hy-Line do Brasil mostrar ao mercado brasileiro a força dos investimentos que tem feito para se manter forte nessa corrida que não para. A empresa realizou pela primeira vez um encontro empresarial apenas para produtores de ovos, reunindo um seleto grupo. O encontro se deu em Atibaia (SP) e teve uma jornada de dois dias de palestras de alto nível, apresentações empresariais, discussões de conceitos, além, claro, de momentos de descontração no Resort Tauá, que sediou o evento.

Tiago Lourenço, diretor geral da Hy-Line do Brasil, abriu o I Encontro Empresarial apresentando os recentes investimentos da empresa para aprimorar e evoluir em volume e qualidade de produção de matrizes e pintainhas. As imagens que mostrou  aos avicultores demonstram bem seus números: a granja de avós de Nova Granada (SP) ampliou-se, o incubatório foi bastante modernizado e muitos outros investimentos estão em andamento por lá – a cidade-sede da empresa – e por Comendador Gomes (MG).

Também estão sendo desenvolvidos diversos programas de biossegurança, controle, logística de fluxo, treinamentos de pessoas, tanto nas unidades em São Paulo quanto em Minas Gerais.

ALTOS INVESTIMENTOS

Depois de sua fala, Tiago Lourenço apresentou aos avicultores uma das estrelas do evento, o dinâmico executivo Jonathan Cade, presidente da Hy-Line International.  O presidente também centrou foco no que interessava mais aos avicultores: o que a empresa está fazendo para aprimorar os produtos genéticos que oferece ao Brasil, as aves W-36 e Hy-Line Brown.

Todos puderam ver as instalações mais recentes, que exigiram vários milhões de dólares. Só o novo incubatório para pedigree, construído para assegurar melhor qualidade de pintos para linhas puras e avós, custou 3 milhões de dólares, e a nova granja de recria para pedigree teve um investimento de mais 1,5 milhão de dólares. E o projeto de aprimoramento da produção genética da multinacional não para por aí. Está para ser inaugurada nos Estados Unidos a granja de produção de pedigree Dr. Dennis Casey, para realização de testes com aves em gaiolas individuais, que exigiu investimentos na ordem de 5 milhões de dólares. Em fevereiro foi inaugurada a nova granja de avós em Nebraska, que recebeu o primeiro lote em março.

../../arquivos/img/2014/3/597_1361_conteudo_g.jpg
Aniely Ribeiro, Jonathan Cade, Antonio Paraguassu e Anderson Guedes: organização elogiada

 

APRIMORANDO PRODUTOS

Vários outros projetos, tanto nos Estados Unidos quanto em outras regiões do mundo, estão em andamento pelo EW Group, do qual a Hy-Line faz parte, e que foram detalhados pelo médico veterinário brasileiro Antonio Paraguassu, que há seis anos compõe a equipe de executivos da Hy-Line International. 

Diretor global de Produção da Hy-Line International, Paraguassu fez questão de detalhar alguns aspectos da pesquisa genética em desenvolvimento na moderna estrutura que vem sendo construída para abrigar as aves de pedigree e avós das linhagens Hy-Line. “Estamos investindo milhões de dólares para aprimorar nossos produtos e serviços e da maneira certa: investindo no futuro de vocês, nossos clientes.”

PROGRAMAÇÃO INTENSA

Os avicultores presentes tiveram a oportunidade, ainda, de assistir palestras importantes, como a do zootecnista Vitor Arantes, gerente de Serviços Técnicos da empresa, que falou sobre Pontos críticos de nutrição e manejo; do médico veterinário Paulo Lourenço, da Universidade Federal de Uberlândia,  com o tema Gestão de risco: novos conceitos para análise em manejo e biossegurança; Fernando Buchala, da Defesa Agropecuária CDA/EDA, que abordou Panorama de Sanidade Avícola Brasileira: retrospectiva e visões futuras; Francisco Turra, presidente da Ubabef, com o tema Valor agregado, oportunidades e desafios: novos caminhos para a avicultura de postura comercial.

DESTAQUES INTERNACIONAIS

Além dos executivos Jonathan Cade e Antonio Paraguassu, que vieram do exterior especialmente para o evento em Atibaia, outros três nomes internacionais prestigiaram a programação: James Abad, do Instituto Latinoamericano del Huevo, que falou sobre Estratégias inovadoras de marketing do ovo; Francisco Portela (da Hy-Line International), que abordou o tema Implantação e Realização de Estratégias; e Gustavo Koo, proprietário da maior granja produtora de ovos do Paraguai, a Las Tacuaras (detentora da marca Nutrihuevos), que fez uma excelente e detalhada explanação sobre o importante trabalho de responsabilidade social que sua empresa põe em prática com os funcionários e a comunidade.

Leia sobre o I Encontro Empresarial Hy-Line e outras reportagens do setor de postura também na versão impressa da revista A Hora do Ovo - Edição Nº 66, de março de 2014 - Solicite seu exemplar gratuito enviando seu endereço através do menu CONTATO deste site.

(Texto: Elenita Monteiro. Fotos: Teresa Godoy - A HORA DO OVO)

0 Comentários