Ceva apresenta a vacina Corymune 7k durante Congresso da APA 2014

Ceva apresenta a vacina Corymune 7k durante Congresso da APA 2014

Vacina que tem inovações no controle de doenças infecciosas para postura comercial foi apresentada por especialista francês em palestra.

Ovonews

março 26, 2014

0
../../arquivos/img/2014/3/596_1358_conteudo_g.jpg
Christophe Cazaban, da Ceva: opções inovadoras

A evolução no controle de doenças com vacinas na produção de ovos e as mais recentes tecnologias de combate as mais diferentes infecções em aves poedeiras foram destacadas pelo médico veterinário e gerente global de serviços veterinários da Ceva na França, Christophe Cazaban, durante a palestra Opções inovadoras no controle de doenças infecciosas em poedeiras. A palestra de Cazaban aconteceu dentro do painel Espaço Empresarial da Ceva durante o XII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento, que começou no dia 25, termina neste dia 27 de março.

O especialista defende o uso de vacinas combinadas e vacinas vetorizadas como ferramentas estratégicas para redução do manejo no controle de doenças na postura comercial. Tais vacinas também destacam-se pela segurança devido à ausência de reações pós-vacinais. “Atualmente, as aves de produção apresentam alta performance e produtos inovadores devem evitar qualquer perda nesse desempenho”, ressalta Cazaban.

Ele apresentou algumas soluções práticas para o dia a dia do produtor e algumas das mais recentes inovações na área. Um exemplo é a vacina Corymune 7 K, lançada pela empresa, a única do mercado internacional que combate as sete importantes enfermidades para postura comercial: doenca de Newcastle, bronquite infecciosa, Salmonella enteretidis e EDS, além de três sorotipos de coriza infecciosa.

A Corymune 7 K

Alberto Inoue, gerente de marketing de Aves e Suínos da Ceva no Brasil, comentou que a vacina Corymune 7 k é considerada hoje o produto mais atualizado para os desafios e necessidades futuras do produtor de ovos, além de conter um pacote mais eficaz contra as doenças tradicionais da avicultura de postura, como coriza e bronquite. Médico veterinário, com mestrado em Patologia Veterinária com enfoque em Salmoneloses pela Unesp Jaboticabal, Inoue explica que a vacina também pode auxiliar nas monitorias previstas na IN 10. Isso acontece por se tratar da única vacina para poedeiras que possui a fração SE em sua formulação, segundo ele. Diversas publicações indicam que a imunização de aves com vacinas inativadas contra SE reduzem a excreção fecal e o reisolamento em órgãos após desafio contra Salmonella Enteritidis.

Um outro aspecto ressaltado pelo gerente da Ceva é o auxílio na proteção contra o Tifo Aviário. “Certamente, a principal vacina contra o Tifo Aviário é a vacina viva de Salmonella Gallinarum 9R, contudo, estudos revelam que existe uma sinergia quando associamos vacinas vivas e inativadas”, disse Inoue. 

O uso da combinação da vacina viva Cevac S Gallinarum com as vacinas inativadas Corymune é o principal pacote técnico da Ceva em postura comercial, por tratar-se de uma opção completa tanto para o controle do Tifo Aviário quanto para a Salmonella Enteritidis. Vacinas vivas promovem boa proteção celular, mas as vacinas inativadas permitem a produção de IGG na gema, o que auxilia na redução dos problemas de saúde pública por inibir o crescimento da bactéria.

Inovações da Ceva

Lançamentos de novos produtos e ampliação da equipe de campo são algumas das novidades da Ceva no mercado brasileiro para 2014. A empresa tem investido na avicultura com produtos de alta tecnologia e inovações, como vacinas combinadas e vetorizadas. “Esses produtos trazem benefícios como conveniência, facilidade e segurança com a mesma eficácia dos produtos convencionais”, pontua Alberto Inoue.

Essa estratégia é apontada como uma das principais razões do crescimento de mais de 40% no faturamento da empresa no segmento de postura comercial no ano passado em relação a 2012. A expansão aconteceu principalmente devido a quatro produtos: Corymune 7K, Cevac S Galinarum contra o Tifo aviário, Vectormune FP LT contra Laringotraqueíte Infecciosa e Cevac MG F. Inoue ressalta a importância do bom processo de vacinação para que se possa obter o melhor dessas novas tecnologias, para isso a Ceva possui uma plataforma de serviços chamada de Eggs Program, que inclui treinamentos, monitorias e equipamentos de vacinação.

Uma das principais razões para as inovações desenvolvidas pela Ceva no segmento deve-se ao fato de ser o único laboratório de saúde animal que possui como foco principal a Avicultura. “Novos produtos com biotecnologia devem ser lançadas nos próximos anos”, explicou Christophe Cazaban. 

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Congresso da APA 2014)

0 Comentários