Donas de casa mineiras promovem o ovo em supermercado

Donas de casa mineiras promovem o ovo em supermercado

Movimento das Donas de Casa Mineiras, em parceria com o Governo de Minas e a Avimig, levaram informações sobre o ovo ao consumidor.

Ovonews

outubro 13, 2013

0
../../arquivos/img/2013/10/476_1121_conteudo_g.jpg
Donas de casa e representantes da Avimig atendem o consumidor em supermercado de Belo Horizonte

 

Todo mundo sabe que o mineiro precisa de um bom ovo para fazer seu pão de queijo e as outras maravilhas da cozinha mineira. O ovo, portanto, é alimento fundamental na mesa dos mineiros, e foi com o objetivo de valorizar ainda mais esse produto que as donas de casa mineiras se uniram à Avimig, ao Governo do Estado e ao Instituto Ovos Brasil para promover o alimento.

Membros do MDC-MG, o Movimento da Donas de Casa mineiras, estiveram no Supermercado Apoio Mineiro, do Bairro Ingá, em Belo Horizonte, no último dia 11 de outubro, Dia Mundial do Ovo, para receber os consumidores que por lá estiveram. A ideia foi auxiliar na Semana do Ovo, promovida pelo Instituto Ovos Brasil e Novus, esclarecendo a população sobre os benefícios nutricionais do ovo, apontando o que é mito e o que é verdade sobre esse alimento.

 E a campanha junto ao consumidor, realizada pelas donas de casa, contou com o apoio importante de uma degustação de omeletes acompanhada da distribuição de panfletos educativos, ocasião em que as donas de casa do MDC-MG puderam conversar de maneira bem informal com os consumidores, trocando ideias e levando informações importantes, como as que vêm sendo divulgadas pelo Instituto Ovos Brasil ao longo do ano e, muito especialmente, durante a Semana do Ovo, promovida entre 7 e 11 de outubro de 2013.

A ação das donas de casa mineiras com a Avimig aconteceu entre as 9:30 e às 11:30 da manhã da sexta-feira. E foi um sucesso. 

Para quem não conhece, o Movimento das Donas de Casa Mineiras nasceu em 1983, quando o Brasil vivia o Plano Cruzado e, principalmente, as donas de casa brasileiras assumiam-se como Fiscais do Sarney. Foi nesse período de congelamento de preços e consequente escassez dos produtos que as donas de casa tomaram para si a tarefa de fiscalizar os mercados do país, em busca de abusos com o fornecimento de produtos.

Depois, o cotidiano brasileiro acabou requisitando as mulheres donas de casa em outras frentes, o que suscitou novas ações dessas batalhadoras. Em Minas a situação não foi diferente, e também nasceu e se fortaleceu o movimento, que hoje tem força e ajuda o consumidor a obter informações sobre diversos assuntos, inclusive a nutrição em família.

“O MDC/MG integrou o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, participando da definição das Políticas de Proteção e Defesa do Consumidor”, informa texto das próprias donas de casa de Minas em seu site. E mais: Em 1988, o movimento “capitaneou a campanha de assinaturas que se destacou entre uma das maiores emendas populares (trezentos e noventa mil assinaturas) para inclusão no novo texto constitucional à proteção de defesa do consumidor e também facultando às donas de casa a inserção no sistema da previdência social. Hoje, é parte integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor.”

“O MDC/MG vai trilhando seu caminho em defesa do consumidor, informando e orientando as Donas de Casa e Consumidores, contribuindo para a formação da consciência crítica e atuando na solução de conflitos nas relações de consumo”.

Portanto, ninguém melhor do que elas para explicar a importância do ovo para toda a família brasileira.

(A Hora do Ovo, com informações da Avimig, (e fotos do) Movimento das Donas de Casa Mineiras e imprensa de Minas Gerais)

0 Comentários