Diretor da Ubabef é reeleito vice-presidente do IPC
Ricardo Santin, diretor de mercados da União Brasileira de Avicultura, ocupa pela terceira vez o cargo no órgão máximo da avicultura mundial.
Ricardo Santin: intercâmbio de informações entre as nações |
O executivo Ricardo Santin, diretor de Mercados da União Brasileira de Avicultura, a Ubabef, foi reeleito na última segunda-feira, dia 11 de março, vice-presidente do International Poultry Council, IPC, órgão máximo da avicultura mundial. A eleição, que aconteceu em Bangkok, na Tailândia, levou o executivo brasileiro ao cargo pela terceira vez. Sobre esse terceiro mandato, Santin destacou que a entidade fomentará caminhos sustentáveis junto aos comandantes das agroindústrias e lideranças do setor em nível mundial, buscando o fortalecimento das cadeias produtivas diante de crises internacionais, a exemplo do ocorrido em 2012.
Segundo a assessoria de imprensa da Ubabef, outro foco importante defendido por Santin foi a intensificação do intercâmbio de informações entre as nações buscando maior controle sanitário, especialmente no caso de focos de influenza aviária. “Por sermos uma cadeia dinâmica e globalizada, e pelo fato de termos um papel estratégico na segurança alimentar mundial, é fundamental atuarmos em conjunto para evitar que eventos econômicos e sanitários prejudiquem de forma drástica nossa produção”, ressaltou Santin.
Unindo entidades nacionais representativas de países com as maiores produções do mundo, o IPC é palco de negociações e debates, com o objetivo de aproximar mercados e ampliar a capacidade do setor avícola de proporcionar segurança alimentar nos cinco continentes.
Mais de 80 líderes e empresários de 18 das maiores nações produtoras de aves do mundo estiveram na eleição, que indicou como presidente Jim Sumner, também presidente do Conselho Norte-Americano de Exportação de Aves e Ovos (USAPEEC, em inglês). Vivien Kite (Austrália) e Robin Horell (Canadá) também foram eleitos membros do comitê executivo.