Coopeavi adquire Digital Egg Tester para avaliação de ovos

Coopeavi adquire Digital Egg Tester para avaliação de ovos

Segunda maior produtora de ovos do Brasil, Santa Maria de Jetibá agora conta com alta tecnologia para avaliar a qualidade dos ovos que produz.

Ovonews

novembro 24, 2014

0
../../arquivos/img/2014/11/749_1795_conteudo_g.jpg
Avicultores conhecem o funcionamento da Digital Egg Tester, em Santa Maria de Jetibá

 

Segunda maior produtora de ovos do Brasil e a maior do Espírito Santo, a cidade de Santa Maria de Jetibá, na Serra Capixaba, acaba de adquirir a tecnologia japonesa do equipamento Digital Egg Tester. O equipamento, um dos mais modernos para a avaliação da qualidade do ovo, foi adquirido pela Coopeavi, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, que atende, entre outros, os produtores de ovos da região.

A nova máquina - adquirida em parceria com a Alltech - foi apresentada aos avicultores em meados de outubro durante o último ciclo do Qualificaves, programa de capacitação prmoovido pela Aves, a Associação de Avicultores do Espírito Santo. O programa já realizou 20 eventos dirigidos ao setor avícola, contando com a presença de 2 mil pessoas.

Trata-se a primeira unidade adquirida no Espírito Santo, e que será bastante útil ao setor de ovos para auxiliar na melhoria contínua da qualidade do ovo entregue no Entreposto Coopeavi. O aparelho é o mesmo modelo utilizado no Concurso de Qualidade de Ovos, em Bastos (SP). “Com ele podemos ter maior aparato para melhorar a qualidade dos ovos de nossos cooperados e até mesmo aperfeiçoar o padrão das rações produzidas pela cooperativa”, explicou Luís Carlos Brandt, gerente executivo de Produção da Coopeavi, em entrevista ao setor de comunicação da cooperativa.

O primeiro teste em público foi realizado diante dos olhares atentos dos avicultores presentes ao encontro do programa Qualificaves. O Digital Egg Tester avalia a resistência do ovo, a espessura da casca, o peso, a cor da gema e a altura do albúmen. Com todos esses dados é gerado um índice de qualidade do produto. “A ideia é criar um concurso para avaliar os ovos produzidos pelos cooperados e depois expandir a avaliação para os demais produtores do Estado”, explicou Nélio Hand, diretor executivo da Aves.

O Qualificaves - Programa de Anual de Capacitação de Avicultores Postura Comercial é realizado em parceria pela Coopeavi, Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo, a Aves, e o Sebrae. O último módulo aconteceu no dia 12 de outubro com uma palestra motivacional e apresentação de contas das ações realizadas no último trimestre do ano.

Esse é o terceiro ano seguido o programa de qualificação para os avicultores de postura é realizado na Pousada Paraíso, em Santa Maria de Jetibá. Em 2012, Aves e Coopeavi estruturaram o  projeto para levar conhecimento e sanar dúvidas dos produtores da região Serrana. Por entender que cada propriedade é, na verdade, uma pequena empresa, buscaram fazer uma parceria com o Sebrae, contando ainda com apoio de diversos parceiros para a participação de palestrantes de diversas regiões do país durante os eventos. 

A continuidade do programa já é certa para o próximo ano. De acordo com a diretoria da Aves, a expectativa é ampliar o número de encontros de sete para nove em 2015, pois haverá duas etapas extras: em março, na Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba, a Favesu, e na Semana Tecnológica do Agronegócio (STA 2015), em agosto. 

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Coopeavi)

0 Comentários