Gripe aviária foi identificada em terceira granja na Holanda

Gripe aviária foi identificada em terceira granja na Holanda

Depois de detectada em duas propriedades, a doença leva o governo a inspecionar dezenas de outras granjas no país, grande exportador de ovos e aves.

Ovonews

novembro 24, 2014

0
../../arquivos/img/2014/11/751_1799_conteudo_g.jpg
Aves e ovos destruídos na Holanda: gripe aviária avança 

O surto de gripe aviária que já havia sido detectado na Holanda, agora chega a uma terceira propriedades avícola no país, fazendo com que o governo convocasse inspeções em dezenas de outros locais de produção no país.

Importante produtor e exportador de aves e ovos da Europa, a Holanda agora convive com a gripe aviária, que também foi detectada na Alemanha e no Reino Unido. Segundo a agência internacional de notícias Reuters, “a infecção mais recente foi descoberta em uma fazenda de frangos em Kamperveen, no norte do país, a uma distância de mais de 100 km das duas outras fazendas onde casos foram relatadas na semana passada". Todas as 10 mil aves devem ser exterminadas e um raio de exclusão de 10 km foi imposto. Inspeções devem ser conduzidas em 32 propriedade próximas.

Duas das três infecções identificadas na Holanda são da cepa H5N8, a mesma também encontrada em fazendas na Alemanha e Grã-Bretanha nas últimas semanas.

O cepa H5N8 nunca foi detectada em humanos, mas levou ao abate de milhões de aves na Ásia, a maioria na Coreia do Sul, após um surto no início do ano.

O noticiário internacional aponta que três das 12 províncias produtoras avícolas registraram a doença, que é fatal em frangos. Nesse sentido, um total de 203 mil frangos estão sendo exterminados, enquanto já foi determinada a suspensão do transporte de galinhas, ovos e produtos aviários em toda a Holanda. A medida já está prejudicando a indústria avícola que emprega dezenas de milhares de pessoas.

Dados do país apontam que 2 mil granjas holandesas, com mais 100 milhões de galinhas, são responsáveis pela produção de 10 bilhões de ovos por ano, mais de 6 bilhões dos quais destinados à exportação.

(A Hora do Ovo, com informações da Agência Reuters)

0 Comentários