Congresso da APA confirma vocação para o debate técnico e político

Congresso da APA confirma vocação para o debate técnico e político

Público expressivo, boas palestras e um convite da organização à união nacional dos avicultores para nova atuação marcaram o primeiro dia do evento.

Ovonews

março 20, 2013

0
../../arquivos/img/2013/3/302_692_conteudo_g.jpg
Auditório lotado para as palestras do primeiro dia: sucesso do evento

Com uma tarde intensa de palestras, dentro do Painel de Manejo - o primeiro de três que acontecem na programação técnica -, e um início de noite com boas notícias na abertura oficial, o Congresso da APA 2013 acenou com boas perspectivas no primeiro dia de realização. O evento, que começou terça-feira, dia 19, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e vai até o dia 21, demonstra mais uma vez por que vem se tornando ao longo dos anos uma referência nacional para o setor de postura. E a receita parece vir exatamente da composição equilibrada de três ingredientes fundamentais à manutenção de um encontro que se pretende representativo do setor: uma programação técnica atual, um lugar para reunir fornecedores e parceiros em torno de negócios e um espaço importante para tratar da política que move a categoria.

Ao abrir oficialmente o Congresso, no auditório do Centro de Eventos de Ribeirão Preto, no início da noite, Erico Pozzer, o presidente da Associação Paulista de Avicultura – promotora do evento -, ressaltou justamente a política da união para alavancar novos patamares para a avicultura de postura nos próximos anos. Falou da capacidade do setor para galgar patamares dentro da nova realidade que pede o mercado e tomou como base a galhardia e independência com que os avicultores vêm se comportando nos últimos anos, vencendo crises e se mantendo íntegros na capacidade de produzir, oferecendo um produto adequado ao mercado nacional.

../../arquivos/img/2013/3/302_690_conteudo_g.jpg
Pozzer: nacionalizando o congresso

Lembrando esse poder de produção e a capacidade do congresso da APA, Pozzer anunciou a possibilidade do evento se tornar, em pouco tempo, um acontecimento de caráter nacional, oficializando na prática o que já vem acontecendo há alguns anos, desde que o evento se tornou agenda obrigatória de produtores de ovos de todo o país. “Estamos trabalhando, aos poucos, para nacionalizar o congresso e o primeiro passo nesse sentido é ter o mineiro Leandro Pinto como presidente da comissão organizadora do evento”, ressaltou o presidente da APA.

Citado por Pozzer como o maior produtor de ovos do Brasil, Leandro também salientou a importância da união de todos os avicultores brasileiros para iniciar um novo tempo na

../../arquivos/img/2013/3/302_691_conteudo_g.jpg
Leandro Pinto: união faz a força

avicultura de postura, um tempo em que “só se cresce se estiver junto”. “Hoje, deixamos de ser granjeiros para sermos empresários do ramo avícola”, disse Leandro, em seu pronunciamento como presidente da comissão organizadora. Para ele, é fundamental os avicultores de todo o país – e de todos os tamanhos – se unirem para conquistar uma representatividade forte e conseguirem ser ouvidos em Brasília. “Só se é forte estando junto. Mesmo o maior avicultor se sente fraco se estiver sozinho; precisa ter união de seus pares”, considerou o avicultor mineiro.

A abertura oficial do congresso teve ainda o discurso bem articulado da secretária de Estado da Agricultura, Mônica Bergamaschi, mostrando a parceria do Estado com o setor

../../arquivos/img/2013/3/302_694_conteudo_g.jpg
Mônica: o papel da secretaria da agricultura

avícola de postura, no que se refere, especificamente, às áreas de sanidade e pesquisa. Nesse sentido, anunciou as novas conquistas do Instituto Biológico para o núcleo de Bastos, cidade do Centro-Oeste Paulista responsável pela maior produção de ovos do Estado e do Brasil. A unidade instalada em Bastos, referência para os avicultores da região, está caminhando para obter mais uma certificação para exames oficiais, dessa vez em salmonelose.

O Dia Estadual do Ovo, proposta do deputado estadual Vitor Sapienza, foi outra novidade apresentada durante a abertura oficial do Congresso da APA. O veterano representante da Assembléia Legislativa de São Paulo – em sua sétima legislatura

../../arquivos/img/2013/3/302_693_conteudo_g.jpg
Sapienza: um dia para comemorar o ovo

consecutiva – defendeu o ovo como produto importante da região de Bastos, a Capital do Ovo, e anunciou a boa nova como lei, de fato, provavelmente como “presente” a ser anunciado em julho, durante a Festa do Ovo, tradicional evento promovido pelos avicultores bastenses há mais de 50 anos.  

Primeiro dia do Congresso da APA discutiu temas sobre Manejo em granjas de postura

 

Leis e regulamentações para a produção satisfatória de ovos segundo as normas do Ministério da Agricultura foram os temas da primeira palestra do painel de Manejo na tarde de terça-feira, dia 19, no Congresso da APA. O representante do MAPA, Bruno Rebelo Pessamilio, detalhou procedimentos e normas que devem permear a granja em seu caminho rumo à sanidade avícola.

A fisiopatologia do sistema ósseo, tema a cargo de Fernando Rutz, da Alltech do Brasil, ocupou a segunda metade do primeiro tempo do painel de Manejo, falando para uma plateia atenta, formada principalmente por avicultores, técnicos e estudantes de veterinária e zootecnia de diversas faculdades paulistas.

Após o intervalo, Sadala Mehesen Cruz Tfaile, da Big Dutchman do Brasil, salientou a importância da ambiência na produtividade da granja avícola. Destacou principalmente a climatização, a localização, os materiais e métodos utilizados nas instalações avícolas para a boa produção de ovos.

E, finalmente, encerrando a programação da tarde do primeiro dia do Congresso da APA 2013, o público que lotou o auditório do Centro de Eventos de Ribeirão Preto, ouviu as indicações de Helenice Mazzuco para as boas práticas de biosseguridade nas granjas de postura. Helenice levou sua experiência e conhecimento em pesquisa na Embrapa Suínos e Aves, centro de Concórdia (SC), para explicar aos avicultores a importância de manter em dia cada uma das etapas desse processo tão importante na produção de um alimento seguro para o consumidor do Brasil.

Sanidade é o tema do segundo painel do congresso, que abre a agenda intensa da quarta-feira, dia 20, das 8 às 18 horas.

(A Hora do Ovo, direto do Congresso da APA 2013)

0 Comentários