Congresso da APA 2014 reflete o bom momento do setor

Congresso da APA 2014 reflete o bom momento do setor

Com quase 500 inscritos só no primeiro dia, os temas destacaram os desafios da produção e do consumo para a próxima década.

Ovonews

março 26, 2014

0
../../arquivos/img/2014/3/595_1355_conteudo_g.jpg
Varejo e produção: Eliane Santana, do Pão de Açúcar, e Eduardo de Souza Pinto, da H&N

 

No momento em que a caixa de ovos vermelhos bate a casa dos R$100,00 no Rio de Janeiro, na cidade de Ribeirão Preto os avicultores se reúnem para o tradicional Congresso da APA. De fato, o momento anda propício para quem produz ovos, mas os desafios continuam prementes e a cada dia maiores, talvez por isso o Congresso da APA, a Associação Paulista de Avicultura, siga crescendo em prestígio e participação.

A tradição do evento que teve início nesta terça-feira, dia 24 de março, na cidade de Ribeirão Preto (SP), mostrou sua força no primeiro dia. Quase 500 participantes prestigiaram as primeiras palestras da terça-feira, inclusive a cerimônia de abertura, que contou com a presença de lideranças do setor e autoridades ligadas à agropecuária.

Estiveram no palco do Centro de Eventos de Ribeirão Preto, entre outros, a secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, Mônica Bergamaski; o presidente da APA, Erico Pozzer; o presidente do Sindicato Rural de Bastos, Wellington Koga – também presidente da comissão organizadora do Congresso deste ano e Ricardo Santin, vice-presidente de aves da recém-criada Associação Brasileira de Proteína Animal e presidente do conselho do Instituto Ovos Brasil.

Todos foram unânimes em afirmar a importância da sanidade e da biossegurança para manter em dia as granjas de postura e destacaram, muito especialmente, os cuidados com as visitas de estrangeiros nas propriedades durante a realização da Copa do Mundo, que acontece este ano no Brasil. Ninguém deve ficar alheio à questão, segundo os palestrantes, tendo em conta os recentes surtos de influenza aviária no México e na Ásia.

Líderes avícolas e autoridades também falaram sobre o atual momento do ovo, com destaque para o aumento do consumo do alimento e a alta nos preços do produto, remunerando melhor o produtor.

../../arquivos/img/2014/3/595_1357_conteudo_g.jpg
Carlos Augusto Mallmann, da UFSM/RS e Antonio Apércio Klein, da Agropec Consultoria

 

Sempre tendo o foco dos desafios para o setor de ovos nos próximos 10 anos, as palestras do dia apresentaram um panorama da produção no mercado mundial, a visão do mercado varejista, as atualidades em nutrição e os pontos críticos nos processos de fabricação de rações. Esses temas compuseram os dois primeiros painéis do congresso: A visão do mercado de ovos para a próxima década e Nutrição.

Os organizadores estão satisfeitos, pois a julgar pelo primeiro dia, o Congresso da APA 2014 tem tudo para atender às expectativas da APA de bater o recorde de participação do ano passado, que foi de 500 inscritos. O nível de participação nas palestras, com muitas perguntas para o debate após as apresentações também está maior; mais pessoas expondo suas dúvidas e opiniões aos palestrantes, propiciando um debate bastante enriquecedor.

A Hora do Ovo trará, na sequência, uma cobertura completa do evento que está em sua 12ª edição. 

(A Hora do Ovo, na cobertura do Congresso da APA 2014)

0 Comentários