Ceva lança Vectormune FP-MG para Mycoplasma gallisepticum

Ceva lança Vectormune FP-MG para Mycoplasma gallisepticum

O lançamento ao mercado já foi realizado em três eventos técnicos com cerca de 250 profissionais e produtores gaúchos, pernambucanos e paulistas.

Ovonews

maio 15, 2013

0
../../arquivos/img/2013/5/355_769_conteudo_g.jpg
Luiz Sesti: vacina contra perdas econômicas

Lançamentos setoriais e por região estão marcando a apresentação ao mercado brasileiro da vacina Vectormune FP-MG da Ceva. A empresa está promovendo eventos técnicos para falar sobre a vacina contra Mycoplasma gallisepticum, tanto que já promoveu palestras com produtores nas cidades de Campinas (SP), Recife (PE) e Bento Gonçalves (RS). Cerca de 250 profissionais da avicultura prestigiaram os eventos técnicos do novo lançamento da Ceva. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, a vacina vetorizada foi criada especialmente para controlar o Mycoplasma gallisepticum (MG) de forma mais segura justamente por não se disseminar lateralmente e nem provocar reações pós-vacinais.

Na apresentação mais recente, realizada no dia 6 de maio, em Campinas (SP), Luiz Sesti, responsável pelos serviços técnicos internacionais da empresa, ressaltou que “o MG provoca grandes perdas econômicas em galinhas, frangos e perus, e atualmente no Brasil é um agente de erradicação obrigatória em aves de reprodução (bisavós, avós, e matrizes leves e pesadas)”. “No entanto – salientou Sesti - a enfermidade continua presente em plantéis de aves comerciais (poedeiras, frangos de corte e perus). Atualmente, o controle é realizado por meio do uso de antimicrobianos específicos e de vacinas vivas e inativadas”, completou.

../../arquivos/img/2013/5/355_768_conteudo_g.jpg
Alberto Inoue: ótimas expectativas

“Estamos com uma ótima expectativa para a Vectormune FP MG, pois os relatos de colegas de outros países são bastante positivos quanto à segurança e eficácia. Queremos consolidar o posicionamento mundial da Ceva como líderes em vacinas vetorizadas e inovação para avicultura”, disse Alberto Inoue, gerente de marketing de avicultura da Ceva do Brasil, ao falar aos avicultores e técnicos presentes ao lançamento em Campinas.

Para o veterinário Mario Nihei, a vinda dessa vacina para o Brasil é bastante positiva, pois é mais uma ferramenta que vem somar no combate ao Micoplasma, uma doença antiga, mas que ainda causa grandes prejuízos econômicos. “Com certeza os produtores vão ter mais uma opção para o controle dessa doença. A ideia de todo o produtor é aumentar a produtividade e ter mais lucro e essa vacina vem para ajudar nesse objetivo”, completou.

Também acreditando no produto, o avicultor Hideki Ito, da Granja Sumaré (SP), disse que “a vacina vetorizada é uma opção interessante, pois essa tecnologia viabiliza a otimização do manejo em grandes plantéis, principalmente em se tratando de uma vacina contra MG e devido à fácil aplicação. Acredito que a tendência agora sejam as vacinas vetorizadas e a redução do uso de antibióticos”, analisou. 

../../arquivos/img/2013/5/355_771_conteudo_g.jpg
Técnicos e avicultores presentes: otimização nas granjas

“A nova vacina da Ceva tem como vetor, de parte do genoma do vírus do Mycoplasma galliseptuicum, a cepa vacinal do vírus da Bouba Aviária”, informa o comunicado à imprensa, ressaltando que “a Vectormune FP-MG promove a proteção contra a doença de Micoplasma por meio de duas proteínas do MG inseridas no poxvirus, as quais induzem uma resposta imune na ave contra esse agente e prevenindo a infecção via bloqueio da fusão do MG com as células do hospedeiro, reduzindo a infecção e garantindo a proteção.”

Satisfeito, Alberto Inoue declarou que a Ceva dispõe agora de duas boas opções para um programa vacinal efetivo contra o MG: a Cevac MGF, indicada para situações de alto desafio com substituição do micoplasma de campo por um organismo vivo mais atenuado, e a Vectormune FP MG, um produto extremamente seguro por não possuir organismo vivo e permitir o monitoramento e possível erradicação de qualquer micoplasma vivo na granja. “A substituição de programas com vacinas convencionais por vacinas vetorizadas é um posicionamento estudado pela Ceva, devido também à busca do bem-estar das aves. Atualmente, as aves recebem inúmeras vacinas com agentes vivos e o uso de vacinas vetorizadas, como a Vectormune FP MG, contribui para redução da agressão das vias respiratórias”, acrescenta Inoue.

BENFÍCIOS E VANTAGENS

O MG é um agente infeccioso que afeta principalmente o sistema respiratório, destruindo as células e cílios da traqueia ao se multiplicar e prejudicando a função no organismo da ave.

A nova vacina Vectormune FP MG apresenta uma série de vantagens e benefícios contra esse problema que atinge o plantel e provoca grandes prejuízos. Entre as vantagens estão:

  1. Ausência do MG vivo: com isso, não existe nenhuma circulação do agente vivo vacinal dentro da granja;

  2. Ausência total de reação pós-vacinal: além de não provocar reações respiratórias pós-vacinais, ainda possibilita a utilização concomitante com outras vacinas respiratórias;

  3. Possibilidade de fácil monitoria: devido à ausência de soroconversão, a presença de infecção de campo pode ser detectada facilmente pelos métodos sorológicos tradicionais;

  4. Conveniência: a vacina é vetorizada pelo vírus da Bouba Aviária. A vacinação contra a bouba já é realizada na rotina das granjas, portanto, não existe nenhum manejo adicional;

  5. Segurança: não existe possibilidade de reversão de patogenicidade, nem de lesão causada pela vacina;

  6. Flexibilidade: a vacinação pode ser realizada a partir da quarta semana de vida, sem a necessidade de retirada de antibióticos ou cloro.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Ceva)

0 Comentários