AveSui 2013 reúne com sucesso os mercados nacional e internacional

AveSui 2013 reúne com sucesso os mercados nacional e internacional

O evento, em sua 12ª edição, recebeu o dobro de expositores internacionais de 2012 e encerrou no último dia 16 com sucesso de público e de negócios.

Ovonews

maio 23, 2013

0
../../arquivos/img/2013/5/356_773_conteudo_g.jpg
Cenário avícola foi representado na Avesui 2013

A avaliação é mais do que positiva e dá aos organizadores motivos para comemorar, buscando resultados ainda melhores no ano que vem. Aliás, com sede já confirmada novamente em Florianópolis, a capital da bela Santa Catarina. Estamos falando da Avesui 2013, evento que vem divulgando com sucesso os setores avícola e suinícola, sempre um cenário-síntese do que esses dois polos de produção estão realizando no mercado brasileiro e no mercado internacional. A Gessulli Agribusiness, promotora da Avesui, contabiliza os resultados de mais uma edição, divulgando números positivos que levam sua equipe a já se preparar para 2014.

Segundo informa a assessoria de divulgação do evento, tanto o público visitante quanto o expositor ficou satisfeito com a feira que este ano foi realizada entre os dias 14 e 16 de maio. “A 12ª edição da Feira Latino-americana de Aves e Suínos, a Avesui 2013, terminou com o balanço de 17,8 mil visitantes durante os três dias de atividades e uma estimativa de R$400 milhões em negócios realizados”, informa a organização. O evento de 2013 reuniu mais de 150 empresas nacionais e estrangeiras e centenas de produtos e serviços dos setores de aves e suínos. “A edição deste ano consolidou ainda mais o evento no cenário mundial da avicultura e suinocultura, mostrando sua importância para os setores como multiplicadora de negócios, inovação e conhecimento”, avalia Andreia Gessulli, diretora da feira. Segundo ela, as rodadas de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras também foram pontos altos da feira, o que resultou em diversas parcerias e acordos de cooperação que podem movimentar o mercado nos próximos meses. “O evento cumpriu bem o seu papel, de colocar as pessoas no centro dos negócios”, afirma Andreia, que planeja novidades para a próxima edição.

../../arquivos/img/2013/5/356_772_conteudo_g.jpg
Equipe Gessulli na Avesui 2013: otimismo marcou edição da feira

A participação em eventos é algo que tem um poder importante na cadeia de produção de cada setor. As feiras e congressos são pontes e lugares seguros para se obter informações diretamente das empresas produtoras de bens e serviços. Sendo uma feira muito tradicional, a Avesui tem ajudado a promover o setor avícola impulsionando-o, a cada ano, rumo à qualidade sempre tão ansiada por produtores e consumidores. E esses resultados são mensurados em eventos profissionais, os quais são espelhos do que acontece no dia a dia da produção e do consumo.

Este ano, por exemplo, ficou ainda mais clara a importância do mercado brasileiro para o investidor estrangeiro, fato que já vinha se desenhando nas edições anteriores da Avesui. A interação da indústria avícola brasileira com a internacional tornou-se ainda mais expressiva. Segundo os organizadores da Avesui 2013, por exemplo, de 2012 para cá, dobrou a participação de expositores internacionais, principalmente, os chineses. “Isso representa uma grande oportunidade tanto para empresários nacionais como do exterior. Resulta em muitas parcerias”, acredita Andreia Gessulli.

A feira de negócios é um mundo. Trata-se, na verdade, do universo da avicultura projetado num grande centro de convenções. “São empresários, criadores, estudantes, professores e curiosos que comparecem à feira para conhecer as novas tecnologias do setor, acumular conhecimento e fazer negócios”, como bem informa a assessoria de comunicação da Avesui. As feiras e eventos ligados ao agronegócio são esse cenário de encontros. Quem vai expor, quem vai conhecer novas tecnologias e quem vai prospectar mercados. Paralelamente, o evento técnico-científico abre as portas das pesquisas ao mercado, une os elos da cadeia levando o conhecimento das instituições de pesquisa e das empresas aos produtores de aves e ovos. Nesse sentido, o Seminário Técnico-Científico da AveSui 2013 dedicou sua programação aos temas mais prementes do mercado avícola, com painéis de bem-estar animal, de reciclagem de dejetos para novos tempos nas granjas, de mercado de grãos, de tecnologias disponíveis em todas as áreas e, claro, de debates sobre a propalada logística brasileira – ou a falta dela - para o escoamento da produção.

Enfim, o cenário avícola brasileiro, mais uma vez, ganhou pontos, informações e ideias que foram debatidas e que servirão de alinhavo e tempero para os negócios futuros e borbulhantes. O que os números positivos dessa Avesui recém-realizada podem traduzir, em suma, é que os eventos profissionais têm esse compromisso de expor as dificuldades e as possíveis soluções para que cada setor melhore, busque debater, crie oportunidades, avance. E que venha a Avesui 2014, no estratégico centro Florianópolis, uma das capitais desse Brasil produtor de alimentos.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de divulgação e organização da Avesui 2013)

0 Comentários