Brasil pode exportar ovos para o México

Brasil pode exportar ovos para o México

O maior consumidor de ovos do mundo – que vive crise por causa da influenza aviária – pode se tornar um grande importador de ovos e frangos do Brasil.

Ovonews

maio 23, 2013

0
../../arquivos/img/2013/5/357_774_conteudo_g.jpg
Ovos brasileiros no mercado mexicano, uma realidade perto de acontecer

Crises e oportunidades andam juntas. Nem sempre para o mesmo lado. É o caso da grande crise que vive o mercado de ovos e frangos do México, por causa do surto de gripe aviária no país. O problema que assola o maior mercado interno de ovos do mundo pode ser o gerador de novos negócios para o Brasil. Segundo informa a Ubabef, a União Brasileira de Avicultura, a abertura desse novo potencial mercado para o Brasil pode estar perto de se concretizar. “O governo e importadores do México iniciaram contatos com o Brasil sinalizando a intenção de realizar a importação de carne de frango e ovos”, divulga a assessoria de imprensa da Ubabef. “No caso do frango, a expectativa é de que o volume some, no total, 300 mil toneladas, a serem fornecidas por exportadores brasileiros e de outros países.”

O presidente da entidade avícola brasileira sinaliza as antigas tentativas de abrir o mercado mexicano aos produtos brasileiros, iniciativas que, segundo ele, sempre esbarraram nas elevadas tarifas de importação e de um acordo de livre comércio do México com os Estados Unidos. Agora, as primeiras informações são de que o México tem interesse em agilizar todas as negociações e formalidades necessárias para o acordo sanitário com o Brasil. A Ubabef, por sua vez, já realizou contatos com o governo brasileiro pedindo urgência nas negociações, colocando-se à disposição para integrar uma missão comercial para as conversações com as autoridades mexicanas. “Nossa sugestão é que o acordo sanitário seja formalizado com base nos padrões que o Brasil cumpre junto a mercados como União Europeia, Japão e Arábia Saudita, que estão entre os mais exigentes do mundo no que diz respeito à segurança alimentar”, informa Turra, lembrando que tão logo as autoridades mexicanas sinalizem positivamente para a excelência do sistema sanitário brasileiro, o processo ganhará agilidade para se tornar, de fato, algo concreto.

É importante lembrar que ovos e frango no México representam um mercado gigantesco. A indústria avícola mexicana representa 60% de toda a produção pecuária do país. Isso significa que 6 de cada 10 mexicanos incluem um produto avícola em sua dieta. Segundo dados da imprensa internacional, os danos causados em 2012 pelo vírus da influenza aviária altamente patógena H7N3 na zona de Jalisco podem ser classificados como catastróficos. “Isso aconteceu numa região bastante restrita do país e afetou quase que exclusivamente as aves poedeiras. A região de Jalisco é a principal produtora de ovos do México e a perda de 23 milhões de aves, abatidas por conta da doença, só pode ser considerada como catastrófica”, informou recentemente o Site Avícola.

O surto em Jalisco, que se imaginava controlado pela vacinação em setembro de 2012 reapareceu em janeiro deste ano em novos estados: Aguascalientes e Guanajuato e, de novo, em Jalisco. Só que dessa vez o surto não se limitou às poedeiras; também atingiu as matrizes pesadas e os frangos, com milhões de aves mortas pela doença em si ou sacrificadas. Durante o primeiro surto da doença, em 2012, o México já havia aberto importação de ovos, comprando o produto da Colômbia.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Ubabef e Site Avícola)

0 Comentários