Avicultor 2013 mostrou potencial de Minas Gerais, no último dia 20

Avicultor 2013 mostrou potencial de Minas Gerais, no último dia 20

Com participação de lideranças locais e nacionais, o tradicional evento da Avimig debateu a avicultura mineira e suas potencialidades.

Ovonews

junho 24, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/385_819_conteudo_g.jpg
Solenidade em Belo Horizonte exaltou produção avícola mineira

Debates sobre produção e mercado, avaliações e palestras sobre o momento atual e também homenagens marcaram a edição 2013 do Avicultor, evento tradicional promovido todos os anos pela Avimig, a Associação dos Avicultores de Minas Gerais, e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas, o Sinpamig.

Este ano, o acontecimento se deu no dia 20 de junho, quando promotores e participantes se reuniram na sede da entidade, em Belo Horizonte, para debater temas prementes do setor, e prosseguiu durante a feira que reúne parceiros empresariais dos avicultores com estandes montados no local.

Conforme divulgou a Avimig, o momento foi de reunião do agronegócio avícola, buscando caminhos para fortalecer a atuação da avicultura industrial mineira no mercado interno e aumentar a competitividade nos mercados internacionais. Nesse sentido, apoiaram as causas do avicultor mineiro lideranças nacionais e locais, falaram convidados de outros estados e anfitriões mineiros, concordando que é preciso ampliar o foco da avicultura, tanto no setor de frango quanto de ovos.

../../arquivos/img/2013/6/385_820_conteudo_g.jpg
A omelete integrou o cardápio do Avicultor 2013

Antônio Carlos Vasconcelos Costa, presidente da Avimig, observou que “ao buscar a expansão das vendas internas e externas, as empresas têm trabalhado conforme as normas sanitárias e utilizam tecnologia avançada, conforme foi demonstrado na Feira de Produtos e Serviços Avícolas de Minas Gerais integrada na programação do Avicultor 2013”.

A plateia composta por empresários do setor, técnicos, professores e estudantes que participaram do Avicultor 2013, também ouviu a palavra de Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura, a Ubabef, que elogiou a produção avícola mineira e ressaltou a importância do produto mineiro no cenário nacional e internacional. As perspectivas de maior participação dos produtos avícolas de Minas e do Brasil no mercado internacional foram avaliadas também pelo secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, que destacou a participação do setor na economia estadual. “Minas ocupa a quinta posição na produção de frango, com exportações em crescimento, sendo o segundo na produção de ovos - e o maior exportador desse alimento. Além disso, o negócio avícola é um importante gerador de empregos”, disse.

Thomé Luiz Freire Guth, analista de mercado da Conab, falou sobre a importância de uma participação maior da avicultura nas exportações. Ele fez considerações sobre os segmentos, no Brasil, que devem dar sustentação à busca de maior espaço para os produtos avícolas no mercado mundial. Um dos segmentos é o da produção de milho, que precisa continuar crescendo além dos cerca de 80 milhões de toneladas previstos neste ano (sendo 7,2 milhões de toneladas procedentes das lavouras mineiras). Ele apontou também a necessidade de uma redefinição da distribuição do milho no mercado interno para reduzir gastos com o transporte e o consequente aumento dos preços da saca, tendo como referência os Estados com maiores colheitas: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas e Goiás.      

Conforme a divulgação do evento noticiou, na programação do Avicultor 2013 foram incluídas, também, homenagens da entidade e do Sinpamig a Emater - MG, representada pelo seu presidente, José Ricardo Roseno, e diversos técnicos. A empresa de assistência técnica e extensão rural, criada há 65 anos, é considerada de fundamental importância para a profissionalização da avicultura no Estado. Houve homenagens também a Ubabef, que completou 50 anos de fundação agora em junho.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da Avimig)

0 Comentários