Artista chinês esculpe imagens à faca em casca de ovos

Artista chinês esculpe imagens à faca em casca de ovos

Autodidata, Pu Derong desenvolveu uma técnica através da qual esculpe figuras tridimensionais, com muitos detalhes, em cascas de ovos.

Ovonews

junho 26, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/386_822_conteudo_g.jpg
Pu Derong: talento e arte na escultura de ovos

O artista chinês Pu Derong diz que sempre foi fascinado por ovos. Sem condições financeiras para pagar uma escola de artes, eles quebrou muitos ovos até alcançar a excelência no trabalho de esculpir figuras em ovos. Hoje, aos 40 anos de idade, Pu Derong faz esculturas incrivelmente detalhadas na superfície da casca de ovos. A técnica ele desenvolveu sozinho, tornando-se, portanto, um autodidata nesse tipo de trabalho.

Com a experiência, o chinês ganhou incrível habilidade para esculpir em ovos figuras as mais detalhadas, capazes de encantar pessoas e transformar seu trabalho numa coleção incrível e muito diferente.

Nascido em Dongzhuangou, uma aldeia ao Norte da China, o artista confirma que quebrou centenas de ovos até finalmente acertar a mão, que, aliás, precisa ser muito firme em cada movimento, para não destruir a peça e acabar com horas de trabalho árduo. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o artista começou suas atividades em 1995 e ganhou com seu trabalho vários prêmios em diversos concursos e exposições. Pu Derong pode manter sua coleção por um tempo, pois o cálcio presente na casca dos ovos garantem uma boa preservação a cada peça. “Dessa forma, as peças têm se tornado uma coleção um tanto cara”, informa o jornal.

O artista conta que é fascinado por ovos desde criança. "Eles são tão frágeis. Os artistas usam telas, madeira, tinta; meu meio são os ovos", diz ele. Depois de centenas de tentativas fracassadas, começou a dominar a arte de esculpir em uma “tela” de casca frágil de 0,3 milímetros, criando todos os tipos de belos desenhos, a partir de padrões inspirados na natureza, com motivos tradicionais chineses e peças arquitetônicas. Hoje é reconhecido como um dos artistas mais talentosos da China, e suas obras ganharam vários prêmios em vários concursos e exposições.

Pu Derong diz que tem que permanecer concentrado desde o primeiro instante em que a faca toca a casca do ovo até o final, quando a peça é concluída. Embora em algumas ocasiões use corantes para dar mais vida às obras, o artista prefere, na maioria das vezes, aproveitar a cor natural do ovo para destacar o seu trabalho.

(A Hora do Ovo, com informações do Daily Mail)

0 Comentários