APA comemora avanços da avicultura paulista em 2013

APA comemora avanços da avicultura paulista em 2013

Presidente da Associação Paulista de Avicultura, Erico Pozzer destacou melhorias no setor durante jantar anual da entidade, em dezembro.

Ovonews

janeiro 15, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/553_1260_conteudo_g.jpg
Mônika Bergamaschi e Erico Pozzer: parceria pela avicultura paulista

O presidente da Associação Paulista de Avicultura, Erico Pozzer, lembrou a recuperação da avicultura paulista em 2013 e ressaltou os avanços do setor ao recepcionar convidados e membros da imprensa durante o jantar de encerramento do ano. Realizado em dezembro, o encontro de 2013 teve o sabor de comemoração pela retomada do mercado com preços remuneradores, melhora no status sanitário do plantel paulista e empresas mais fortes e otimistas.

A avicultura paulista viveu uma das crises mais agudas da história em 2012, mas, em 2013 a cadeia produtiva conseguiu se unir, equilibrar a oferta, garantir preços remuneradores e fechar o ano com margens, recuperando as perdas do ano passado. “Apesar dos custos de produção mais altos em relação a 2012, os preços de venda do frango também foram melhores, aliás muito melhor, o que possibilitou às empresas paulistas fecharem o ano com margem positiva. Uma margem pequena, mas pelo menos tiveram uma margem positiva. Acredito que a maior parte das empresas avícolas do Estado de São Paulo conseguiu recuperar em 2013 as perdas de 2012”, disse Pozzer ao saudar os presentes no tradicional jantar.

Para ele, outra vitória do setor é encerrar o ano com avanços no status sanitário do plantel no Estado. “Cuidamos bem da sanidade do nosso plantel, atendemos todas as normativas e biosseguridade. E isso traz segurança ao país, especialmente falando do mercado externo. Além de todas estas medidas implementadas, nenhuma doença nova apareceu”.

Parceria com resultados

O relacionamento da APA com os governos Estadual e Federal também foram apontados entre os pontos altos de 2013. “Esse relacionamento foi importante para a avicultura paulista encerrar o ano melhor estruturada”. A mesma opinião foi compartilhada pela Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, presente ao jantar e uma das homenageadas da noite pela entidade. “A avicultura tem vitórias a comemorar neste ano. A união do setor, com lideranças firmes da APA e da Ubabef, conseguiu se organizar, reduzir o alojamento para recompor preços e melhorar a situação de todos. Estamos encerrando este ano com um quadro muito diferente de 2012”, disse a secretária.

Mônika Bergamaschi destacou também a força da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com a cadeia avícola. A titular da pasta de agricultura paulista também citou outras vitórias do ano junto à avicultura, entre elas, a autorização de crédito do ICMS para empresas avícolas do Estado, o sucesso do trabalho de vacinação contra laringotraqueíte em Guatapará, polo de produção de ovos, nos mesmos moldes do já havia sido realizado em Bastos com a vacina recombinante, e o convênio que passou à APA a responsabilidade de contratar profissionais veterinários para a atuação oficial do governo nas empresas avícolas do Estado. “E essa parceria não foi forte apenas no momento de crise; pelo contrário. A união entre o setor de aves e a Secretaria de Agricultura se intensifica, pois é uma parceria disposta a encarar desafios da atividade e contribuir com o trabalho da secretaria”, ressaltou Mônika.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da APA)

0 Comentários