O ovo auxilia no rendimento intelectual e na diminuição do cansaço

O ovo auxilia no rendimento intelectual e na diminuição do cansaço

Artigo publicado no Boletín del Huevo de janeiro mostra que o ovo contém nutrientes importantes para atividades essenciais do cérebro.

Ovonews

janeiro 19, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/554_1261_conteudo_g.jpg
Nutrientes do ovo são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro

A importância do ovo no ritmo atual de vida e no combate ao estresse são dois pontos do artigo publicado pelo Boletín del Huevo, informativo do Instituto de Estudos do Ovo, sediado na Espanha. Segundo o boletim em sua edição de janeiro deste ano, algumas vitaminas e minerais presentes no ovo são responsáveis por atividades fundamentais do cérebro, inclusive as de comportamento. A falta desses componentes podem levar até mesmo à depressão e à fadiga.

Alguns trechos desse artigo podem ser acompanhados logo abaixo, oferecendo a noção do quanto há de importante no conteúdo do ovo para a nossa saúde.

“Hoje muitas pessoas realizam tarefas que exigem concentração e trabalho intelectual. A alta competitividade exigida pelos dias atuais também implica em muito estresse, cansaço e ansiedade, o que leva, muitas vezes, até à depressão, pois somos muito exigidos para que cumpramos metas exageradas.

Para combater esses problemas, uma dieta adequada pode ser o caminho certo e, nesse sentido, alguns nutrientes do ovo podem ajudar a manter as capacidades intelectuais e a diminuir o cansaço.

O ferro, o ácido fólico, a niacina, o ácido pantotênico (vitamina B5), a riboflavina e a vitamina B12 são alguns desses componentes do ovo eficazes contra o cansaço e a fadiga. A deficiência em ferro e vitamina B12, por exemplo, podem levar ao aparecimento de anemia, que produz a fadiga.

Está comprovado que o consumo insuficiente de ferro, ácido fólico e vitamina B12 pode desencadear anemias que reduzem a atenção, provocam uma falta de fluidez verbal e falhas de memória. A vitamina B12 é necessária para a formação das células nervosas; sua deficiência pode originar disfunções no processo cognitivo.

O ácido pantotênico também melhora o rendimento e está presente no ovo. Essa vitamina tem um papel importante no funcionamento de todas as células, incluindo as cerebrais e nervosas. No caso do zinco – também presente no ovo -, foi estabelecida uma relação entre o consumo deste mineral e a manutenção da função cognitiva. Junto a outros nutrientes, o zinco regula a atividade dos neurônios. Estão associados à memória, ao comportamento e à função cognitiva.

Contendo altas concentrações de ácido pantotênico e de zinco, o ovo, portanto, pode ajudar no desempenho maior de certas atividades mentais.

Além disso, o ovo contém outros nutrientes relacionados ao desenvolvimento cerebral e ao sistema nervoso. São exemplos os ácidos graxos poli-insaturados, as proteínas e a colina. Durante a gravidez, a mulher precisa de quantidades suficientes de ácidos graxos na dieta para que o sistema nervoso do feto se desenvolva corretamente. O mesmo acontece no período de aleitamento materno.

Os nutrientes do ovo, além do mais, influem nas funções do cérebro de modo a melhorar o estado psicológico. Entre os nutrientes que podem influenciar o estado de ânimo se destaca o triptofano. Este aminoácido – um componente das proteínas – é essencial na disposição do ser humano porque é o precursor da serotonina, que influi, ainda, na função cognitiva, no sono, na atenção e no apetite. Também é precursor da niacina, conhecida também por Vitamina B3. O déficit desses componentes podem levar à depressão, apatia, fatiga e perda de memória.”

(A Hora do Ovo, com informações do Boletín del Huevo – IEH-ES – Janeiro de 2014)

0 Comentários