Altos custos de produção ainda não foram repassados ao consumidor

Altos custos de produção ainda não foram repassados ao consumidor

Avicultores do Espírito Santo tentam equalizar elevação dos custos com boa gestão nas granjas, informa o diretor executivo da AVES.

Ovonews

abril 22, 2015

0
../../arquivos/img/2015/4/849_2024_conteudo_g.jpg
Reportagem da Globo: análise dos altos custos de produção

Os altos custos impostos por uma economia mal gerenciada pelo governo federal tem sido motivo de muita dor de cabeça para os avicultores e outros produtores de proteína animal no Brasil. Agora, são os altos custos da produção que estão deixando os produtores preocupados. Uma reportagem do Bom dia ES na TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, mostrou esse problema dos altos custos enfrentados pelos avicultores capixabas.

Nélio Hand, diretor executivo da Aves, a Associação dos Avicultores do Espírito Santo, falou sobre o assunto em entrevista ao programa. “Estamos sentindo uma elevação significativa dos custos de produção, em relação à energia elétrica, aos combustíveis, ao frete... está difícil absorver os custos dessa crise no país”. O produtor, segundo ele, tem sentido na pele como a crise está avançando na produção.

Para equalizar a situação adversa, Hand acredita que o avicultor terá que lançar mão de boa gestão e cuidados maiores na produção. “Nós temos dois fatores de entrave neste momento. Temos os custos que se elevam e, ao mesmo tempo, o repasse para o produto final, que não acontece na mesma medida. O produtor precisa trabalhar outros aspectos para tentar reduzir custos”.

Segundo o diretor da AVES, o câmbio mais alto está sendo uma das dificuldades a serem manejadas de forma eficiente na granja. Sobre os insumos que formam a ração, por exemplo, Hand lembra que os valores do farelo de soja estão 100 dólares mais baratos do que o período de entressafra, só que o câmbio acaba descompensando esse valor, transformando-o no mesmo valor do período de entressafra. “Nós estamos no período em que teríamos o custo mais acessível mas enfrentamos esses entraves, como o câmbio e também as medidas econômicas que estão sendo tomadas pelo governo em nível nacional.”

../../arquivos/img/2015/4/849_2025_conteudo_g.jpg
Nelio Hand: crise está avançando na avicultura

Ao mesmo tempo, o consumo do ovo também caiu no país, segundo Hand e, nesse sentido, é preciso pensar na menor oferta. Diante de tudo isso, é de se espantar que o avicultor não tenha ainda repassado nenhum custo a mais para o consumidor, como indica o diretor. “A princípio - o que temos levantado na Associação - os preços estão estáveis, pelo menos nos últimos quatro meses.”

Ao mesmo tempo, diz Nelio Hand, é preciso levar em conta, também, o ponto positivo dessa fase: “Sempre na época em que o custo está mais elevado, que o setor entra em algum tipo de dificuldade, o produtor procura maior eficiência para poder reduzir esses custos". Mas ele precisa tomar cuidado para não adotar medidas que lhe sejam desfavoráveis nem interfiram no equilíbrio da economia local, alertou Hand.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do programa Bom Dia ES/TV Globo)

0 Comentários