A arte e o design se inspiram na natureza do ovo
Arquitetos, designers, pintores e criadores em geral gostam da forma do ovo porque a consideram criativa, simples e perfeita.
Egg chair, de Inmood |
No programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, que foi ao ar no dia 12 de julho, a jornalista recebeu o físico Cristian Annunciato, que demonstrou a força que tem a casca do ovo para aguentar uma pressão em suas paredes. Como exemplo, o especialista fez várias pessoas apertarem um ovo com os dedos na palma da mão e até andarem sobre vários deles, sem quebrá-los. Enquanto Annunciato demonstrava essa resistência, o programa foi apresentando imagens de projetos arquitetônicos cuja principal sustentação era o arco, tal qual o ovo.
Faltou profundidade ao tratar do assunto mas o fato é que, implícito na explicação do especialista estava o fato de que o ovo é uma estrutura sólida, construída para resistir a pressões de toda a forma, pois carrega dentro dele uma vida que precisa ser preservada até o nascimento.
Luminária rebirth light, de Nosigner |
A natureza não está aí para brincadeira. É sempre perfeita e muito prática, o que lhe concede o dom de planejar vidas, sincronizar fatos e manter o ritmo do planeta em movimento – se nós, humanos, não atrapalharmos, é claro. Entre os muitos “diplomas” que a natureza tem, um é o de arquitetura. É do alto de sua sabedoria que ela criou o ovo, e ele, como uma estrutura perfeita, é usado e copiado para a criação de outras peças que o ser humano inventa.
A arte é um bom instrumento de repetição da natureza e, dessa forma, artistas estão sempre interessados nas maravilhas do design perfeito do ovo. Não à toa, joalheiros, como Fabergè, e arquitetos, como Valentina Audrito, da Itália, esbanjaram seu conhecimento homenageando o ovo. Artistas contemporâneos, como Enno de Kreon, da Holanda, obtiveram resultados incríveis com caixas de ovos, o que também encanta nossos olhares e “paladares” artísticos.
Veja um pouco do trabalho de artistas internacionais tendo como tema o ovo e produtos relacionados.
MÓVEIS, PEÇAS E UTILIDADES PARA A CASA
Mobiliário de Valentina Audrito |
Foi em 2010 que a arquiteta Valentina Audrito lançou em Milão – terra do design mais aplaudido do mundo - uma coleção de mobiliários totalmente inspirada no design do ovo. Segundo a arquiteta, o ovo é a representação da vida e uma das formas mais simples e perfeitas encontradas na natureza. Nem é preciso dizer que a coleção foi um sucesso!
Federico Otero também caminhou por essa senda. O ovo foi a inspiração para projetos do designer nascido em Lima, no Peru, e que faz sucesso nos Estados Unidos, para onde se mudou. Otero trabalhou com caixas de ovos para criar belas e sofisticadas luminárias, utilizando-se de um design colorido e sofisticado.
Luminárias de Federico Otero feitas com embalagens de ovos |
O artista holandês Enno de Kreon foi tão feliz na criação de suas pinturas que elas acabaram dando nome a um novo movimento artístico, o Eggcubism. As peças são bem coloridas. A pintura faz do aparentemente difícil gesto de pintar nas saliências da bandeja de ovos, um desafio para a excelência dos quadros criados pelo artista. Ele tornou o desafio uma obra de arte.
As figuras interessantes de Enno de Kreon, pintadas em bandejas de ovos |
Luminária de Eugênio Menjivar, com embalagem de ovos |
Nascido em El Salvador, Eugenio Menjivar aprendeu cedo a utilizar todos os tipos de materiais. Ele entendeu que as restrições financeiras não são barreira para a criatividade; muito ao contrário. As caixas de ovos utilizadas para produzir suas belas luminárias ganharam o mundo e encantam pessoas de diversos países. “Saboreando-as” dá para entender o porquê.
OUTROS DESIGNS BEM INTERESSANTES
Assinados por artistas diversos, móveis, utilitários e até carros (cheios de conceito) também ganham a forma do ovo sempre de maneira inusitada. Vejam mais objetos interessantes inspirados no mundo do ovo.
Egg bed, de Günther Thöny
Egg cartoon table, de Athema Architecture
Rebirth light, de Nosigner
Egg car 5RTQC69, de Daniel Scotland