Tecnologia em motores elétricos permite conforto térmico nos aviários

Tecnologia em motores elétricos permite conforto térmico nos aviários

Durante as baixas temperaturas, o uso de aquecedores é fundamental na produção avícola, especialmente no outono e no inverno.

Ovonews

maio 26, 2021

0

Os meses entre o outono e o inverno são especialmente preocupantes para o setor da avicultura, pois as aves são afetadas pelas baixas temperaturas e a produção pode cair. O clima varia muito, podendo ter as temperaturas muito baixas em algumas regiões brasileiras, como no Sul do país, por exemplo. Com isso, alguns setores da pecuária, como a avicultura, recorrem à tecnologia dos aquecedores equipados com motores elétricos.

Os especialistas em climatização indicam manter o ambiente controlado, com temperatura e umidade relativa sem grandes variações. “Nessas estações do ano, o aquecimento dos criadouros merece atenção redobrada, pois é maior a necessidade energética para suprir a diferença entre a temperatura ideal para os animais e a temperatura ambiente externa. Com isso, o uso de aquecedores de ambientes equipados com motores elétricos torna-se essencial no trabalho dos produtores”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (foto no destaque).

Segundo Drauzio, os aparelhos de aquecimento são equipados com motores de grau de proteção IP 44,  IP  55 (IR3)  e IP  21  monofásicos e trifásicos, normalmente especificados conforme os fabricantes dos equipamentos. Ele explica: “Um fator relevante na escolha do motor para o equipamento de aquecimento é a economia. Hoje, há opções customizadas capazes de atender à demanda exatamente de acordo com a necessidade do cliente. Esses motores possuem uma boa dissipação de calor, por utilizarem carcaça de alumínio e classe de isolamento F, que suporta até 155 ºC, também são resistentes a ambientes salinos, amônia e contam com rolamentos blindados de primeira linha, além de estarem dentro da classe de rendimento mínimo de energia elétrica (IR3) exigido no Brasil.”

Por causa dos problemas climáticos, intempéries e variações de energia que acontecem nas áreas rurais, Drauzio salienta a importância das granjas investirem em motores modernos e tecnologicamente avançados, desenvolvidos especificamente para trabalhar nessas situações. “Para áreas com oscilação de tensão, a Hercules desenvolveu a linha de motores padrões — com o chamado click rural —, que atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V e de 440 até 508 V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, são direcionados os motores resistentes a essas ocorrências, que são os da linha IP 44 e IP 55”, detalha.

A HÉRCULES MOTORES ELÉTRICOS

A Hercules produz motores elétricos, com atendimento personalizado, inclusive com a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

A empresa é certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética. 

Para conhecer mais sobre os motores Hércules, confira o site da empresa: www.herculesmotores.com.br

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Hércules Motores Elétricos)

tag: Hércules Motores Elétricos , Drauzio Menezes , conforto térmico , baixas temperaturas , aquecedores elétricos ,

0 Comentários