PlumaGen passa a entregar, a partir de agora, suas pintainhas de 1 dia vacinadas in ovo contra Marek

PlumaGen passa a entregar, a partir de agora, suas pintainhas de 1 dia vacinadas in ovo contra Marek

A vacinação tem a tecnologia da Embrex/Zoetis. A PlumaGen é o primeiro incubatório de postura do Brasil a oferecer esse benefício a seus clientes.

Ovonews

abril 02, 2023

0

Depois de adquirir a produção e comercialização das poedeiras Dekalb e Hisex em 2022, a Pluma Genetics dá mais um salto na excelência de seu atendimento às granjas brasileiras de produção de ovos comerciais. A empresa passará a vacinar “In Ovo” contra a Doença de Marek, uma inovação com tom de pioneirismo, pois é a primeira casa genética de postura comercial do país a utilizar essa tecnologia vacinal.

A vacinação “In Ovo” será totalmente automatizada e será feita com a cepa Rispens da Doença de Marek, e no incubatório de Birigui (SP), que é dirigido pelo executivo Jairo Arenazio (na foto em destaque com Fernando Truzzi, da Embrex/Zoetis). Ele é o primeiro a comemorar: “A PlumaGen chega ao mercado de postura comercial trazendo várias inovações e evoluções ao segmento. A vacinação “In Ovo” contra Marek é uma novidade de grande repercussão para nossos clientes, que lhes proporcionará melhor qualidade das pintainhas e garantia sanitária, com resultados positivos diretos na produção.”

PLUMAGEN_JAIRO-ARENAZIO
Jairo Arenazio: poedeiras mais robustas


Entusiasmado com a rápida evolução da casa genética que assumiu em julho de 2022, Arenazio explica que a vacinação “In Ovo” é uma tecnologia amplamente utilizada no segmento do frango de corte, mas era evitada na postura por questões econômicas. É que no frango de corte se sabe que 100% dos ovos serão aproveitados, enquanto no caso dos ovos destinados aos incubatórios de postura uma parte considerável da produção é descartada após a eclosão do ovo, pois muitos serão refutados durante o processo de sexagem, que identifica e separa os machos. “Com isso, se perde, potencialmente, 50% da vacina injetada nos ovos”, explica Arenazio, acrescentando que, apesar disso, “para o Grupo Pluma o que vale é o investimento para oferecer às granjas brasileiras pintainhas mais robustas sob o ponto de vista imunológico e mais preparadas para resistir às enfermidades quando chegam às granjas.”

MAIS TRANQUILIDADE PARA O PRODUTOR

PLUMAGEN_ADRIANO
Adriano Rosseto: produto mais arrojado


“Essa tecnologia na genética de postura vem somar para o segmento, compondo um produto mais arrojado no mercado, com melhor resposta a campo e tranquilidade para o produtor”, indica Adriano Rosseto, gerente Técnico Comercial da PlumaGen. Segundo ele, a ave oriunda do processo de injeção “In Ovo” já nasce com sua resposta imunológica mais desenvolvida, auxiliando o trabalho do produtor na formação de uma ave com maior proteção contra os desafios de campo, fundamental para formação de uma ótima poedeira.”

PLUMAGEN_THALES
Talles Xavier: evolução dos processos

Talles Xavier, sanitarista corporativo do Grupo Pluma, confirma a importância da entrega de uma pintainha resistente, pronta para os desafios da granja. Para ele, o investimento da empresa de genética em novas tecnologias demonstra a preocupação de se manter ao lado do avicultor, com uma estrutura pronta a atendê-lo integralmente.  “A PlumaGen está sempre em busca de novas tecnologias e inovações que contribuem com o bem-estar dos seus funcionários, com a evolução dos processos e procedimentos, com o aumento da qualidade de seus produtos, foco no bem-estar animal e, acima de tudo, tecnologias que possam garantir uma sanidade ímpar para seu plantel e, principalmente, para as pintainhas de um dia.” 

A automação da vacinação “In Ovo” já existe há, pelo menos, três décadas, período em que houve uma evolução fantástica, com equipamentos consolidados e aprovados pelas principais empresas produtoras de pintos de 1 dia do Brasil.

“É uma tecnologia que se soma à nossa filosofia de trabalho”, diz Xavier, garantindo que ela traz muitas vantagens tanto para a ave quanto para o avicultor cliente da casa genética. Entre elas, estão a preservação do bem-estar animal,a uniformidade e qualidade do processo vacinal e melhor imunização da pintainha contra Marek. “Além disso – ressalta Xavier – a vacinação “In Ovo” induz a uma pré-imunização antes do nascimento deixando as pintainhas de um dia menos vulneráveis aos agentes infecciosos de campo, com imunidade mais duradoura, fazendo com que os lotes de poedeiras possam atingir seus melhores resultados zootécnicos”, indica.

PLUMAGEN_CAIO-FREIRE
Caio Freire: mais qualidade para a postura

 

Caio Freire, supervisor das unidades de incubação da PlumaGen, confirma que esse é mais um passo para o futuro. “A postura brasileira sofreu muito com Marek no passado. Com a vacinação “In Ovo” conseguiremos garantir a imunidade inata da ave e a imunidade do lote. No setor de corte, onde a tecnologia está há tempos, temos o 'antes e o depois' da vacinação In Ovo por causa da qualidade oferecida ao setor. Com certeza, também vai ser assim com a postura. Estamos subindo o nível das aves de postura.”

UM PASSO À FRENTE NA EVOLUÇÃO AVÍCOLA

PLUMAGEN_MAURI-MARUZEK
Mauri Mazurek: maior segurança sanitária 


Mesmo com o custo da perda da vacina nos ovos dos machos, a PlumaGen decidiu investir nessa tecnologia com um único objetivo: oferecer ao cliente da empresa o que há de melhor em tecnologia que se traduza em qualidade do produto entregue ao mercado. Quem reafirma é Mauri Mazurek, acionista e diretor de produção do Grupo Pluma: “Decidimos e optamos pela utilização da vacinação “In Ovo” porque conhecemos muito bem todos os benefícios que esse procedimento traz ao segmento. Nos beneficiamos internamente da melhoria que essa metodologia nos proporciona há mais de 20 anos nos incubatórios de frango de corte do Grupo Pluma, e estamos dispostos a absorver esse custo extra da vacinação “In Ovo” porque sabemos da qualidade que essa tecnologia vai trazer às nossas pintainhas e a segurança sanitária que estaremos entregando aos nossos clientes. Não é somente proteção contra Marek mas, muito além disso, garantir uma melhor condição imunitária para todas as pintainhas que chegam aos nossos clientes.”

PLUMAGEN_ADRIANO-PALUDO
Adriano Paludo: maior condiçao imunitária

Adriano Paludo, acionista e diretor comercial do Grupo Pluma, confirma a disposição da empresa de estar sempre um passo à frente para oferecer tecnologias que abram espaço à evolução da postura comercial brasileira. “Não vamos poupar esforços para oferecer aos nossos clientes tudo que garanta qualidade e, principalmente, segurança sanitária às pintainhas. Estaremos sempre monitorando, diretamente com nossos clientes, quais são suas necessidades assim como a evolução de tendências no mercado. Vamos atendê-los com o produto que melhor se enquadre ao seu negócio, oferecendo, não somente proteção contra Marek, mas também, a garantia de entregar pintainhas com maior condição imunitária aos nossos clientes.” 

IMUNIZANDO CONTRA MAREK, PROTEGENDO A AVE CONTRA OS DESAFIOS DE CAMPO 

Por que vacinar contra Marek no processo “In Ovo”? A equipe técnica da PlumaGen explica que Marek é uma enfermidade imunossupressora que, muitas vezes, tem comportamento subclínico, ou seja, é uma doença que afeta os órgãos que integram o sistema de defesa das aves. Dessa forma, a ave fica suscetível a muitas outras enfermidades. 

Trata-se de uma doença tumoral que causa queda de performance do plantel, levando as aves infectadas à morte. Essa mortalidade pode representar entre 20 e 50% do plantel.

Na forma subclínica – quando não há aparentes sintomas ou mesmo mortes -, o vírus de Marek infecta a ave, abrindo portas para outras enfermidades e outras comorbidades que afetam o resultado final de performance do lote. Por isso, a importância de se garantir o melhor em prevenção vacinal para Marek, utilizando o que mundialmente já é comprovado: a vacinação “In Ovo”.

A chegada do equipamento Embrex, tecnologia que realiza a vacinação automatizada “In Ovo” no incubatório da PlumaGen, em Birigui, abre um novo tempo na postura comercial brasileira, acreditam os diretores do Grupo Pluma. E experiência não falta ao grupo, que é atuante há 24 anos nos segmentos de ovos férteis, pintos de 1 dia e frango abatido e, mais recentemente, na produção de peixes. 

Para Jairo Arenazio, executivo da PlumaGen, trata-se de pôr em prática a filosofia que vem norteando a empresa desde seu início. “Assim que chegamos ao segmento da postura comercial, criamos nosso slogan: PlumaGen, Qualidade com Garantia Sanitária. Com essas palavras, temos conduzido nosso negócio diante de todos os nossos clientes, sempre valorizando nossa integridade na busca por colocar em prática, de forma objetiva, ações que se traduzirão em melhor qualidade e segurança sanitária dos produtos que entregamos todos os dias ao mercado. A vacinação “In Ovo” é um passo rumo a um futuro que nos assegure que Marek se torne uma história do passado para os clientes da PlumaGen. Esse passo demonstra, claramente, a nossa busca pela melhoria, pela evolução e pela vanguarda em todos os nossos processos", conclui Arenazio.

PLUMA GENETICS: PIONEIRISMO NA INJEÇÃO IN OVO

PLUMAGEN_TRUZZI

JOSÉ FERNANDO TRUZZI, gerente Linha
Incubatório da Unidade de Negócios Aves
da Zoetis: com o equipamento Embrex, a
PlumaGen dá um passo fundamental para
entregar um produto como o avicultor brasileiro
deseja, com melhor qualidade da ave alojada.

A Pluma Genetics agora tem a tecnologia da injeção In Ovo como parte de seu programa de qualidade no fornecimento de pintinhas de postura. A adoção da injeção “In Ovo”, além de conferir mais sanidade no manejo, otimiza o processo de vacinação e aumenta a qualidade das aves, fortalecendo o sistema imunológico do animal no incubatório.

A Zoetis, uma das maiores empresas globais de saúde animal, incorporou a Embrex, que há 30 anos está presente nos cinco continentes, em centenas dos maiores incubatórios do mundo, injetando bilhões de ovos anualmente. Consagrada no mundo como opção técnica e operacional na produção de pintos de corte, agora é também utilizada pela Pluma Genetics e permitirá, por meio da administração de vacinas ainda no período de incubação, que o embrião tenha contato com os antígenos desejados e passe a desenvolver sua imunidade específica contra a doença de Marek antes da eclosão. Dessa forma, o sistema imune da ave é induzido precocemente a responder aos estímulos antigênicos, o que resulta em algo que o produtor de ovos deseja: melhor qualidade da ave alojada.

Na década de 1980, os pesquisadores J. M. Sharma e L. R. Witter, provaram que o embrião de galinha é capaz de responder ao estímulo gerado pelo vírus de Marek. A Zoetis, através dos seus BioDevices Embrex, desenvolveu a tecnologia de injeção In Ovo que avançou em todos os segmentos de produção de aves de corte e que, no Brasil, está presente há mais de 20 anos.

O estímulo gerado pela vacina traz como um dos principais benefícios a precocidade da imunidade específica, antecipando a resposta aos desafios de campo: importante notar que o embrião vacinado permanecerá em condições ambientais ideais e controladas ainda no nascedouro, em termos de temperatura, ventilação e umidade, permitindo que responda de forma otimizada às vacinas, fato completamente diferente quando a vacinação acontece no primeiro dia em que, após a eclosão, a ave é submetida ao processamento que inclui saque, seleção, vacinação e transporte, ou seja, condições estressantes e desfavoráveis à resposta imunitária.

Congratulando-se com a Pluma Genetics pela atitude inovadora no mercado, a Zoetis reconhece que faz parte de um novo status das aves poedeiras com importante incremento de qualidade, agregando valor com tecnologia para o setor de produção de ovos comerciais.

PlumaGen
Av. Nelson Calixto - Novo Parque São Vicente
Birigui (SP) - Fone (18) 3649-8800

tag: Pluma Genetics , PlumaGen , Jairo Arenazio , vacinacao in ovo , Doença de Marek , Dekalb , Hisex , Grupo Pluma , Adriano Rosseto , Talles Xavier , Mauri Mazurek , Adriano Paludo , Embrex , Zoetis , Caio Freire , Jose Fernando Truzzi ,

0 Comentários