Vigilância reforçada em biosseguridade auxilia bloqueio à Influenza Aviária
Gerente técnico da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal passa orientações ao produtor brasileiro.
Apesar de ser um país livre da influenza aviária, o Brasil vive o alerta da doença, já que o vírus foi detectado em alguns países da América do Sul e também em aves silvestres, em maio, no litoral do Espírito Santo.
Por isso, especialistas reforçam a necessidade de intensificar as medidas de biosseguridade nos planteis brasileiros, visando garantir que a influenza fique longe da avicultura do Brasil. André Volpe, gerente técnico da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal (foto no destaque), aponta as ações essenciais para a manutenção sanitária das granjas.
MEDIDAS DE HIGIENE E RESTRIÇÃO DE ENTRADA
"A influenza aviária é uma doença infecciosa e altamente transmissível, sendo responsável por surtos em diversos países. Para evitar que haja contaminação, as granjas precisam redobrar a atenção às medidas de higiene e restringir a entrada de pessoas, além de ter um controle efetivo dos animais no local, para que não haja transmissão entre diferentes espécies por meio do contato com outras aves.
É imprescindível interromper a cadeia de transmissão, que envolve, segundo o estudo Epidemiologia da Influenza Aviária, da Profa. Dra. Masaio Mizuno Ishizuka, da FMVZ/USP, transmissão aerógena (pelo ar) entre aves silvestres; transmissão aerógena entre aves alojadas em galpões fechados; água contaminada com secreções e excreções (fezes) de aves infectadas; funcionários ou visitantes que saem dos plantéis com o vírus da influenza em calçados e roupa; veículos compartilhados entre granjas e caminhões de transporte de aves.
Inclusive, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) orientam que se lave e desinfete pneus, chassis e esteiras de todos os veículos, bem como evite emprestar ou pedir emprestado equipamentos. Também indicam que, se tiver contato com outras aves, higienize o veículo e equipamentos antes de voltar a sua propriedade. Nas granjas, a orientação é de que se use sempre calçados e roupas limpas ao entrar e os desinfete com frequência durante o trabalho.
Ao manipular as aves e seus produtos, é necessário usar equipamento de proteção, como máscaras e luvas, e lavar as mãos com água e sabão após o contato."
BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO
Uma granja saudável está diretamente ligada às boas práticas de produção, com uma manutenção rigorosa do protocolo vacinal, adequação do ambiente para favorecer o livre expressar do animal e garantir condições seguras e essenciais para o sistema produtivo, aplicação do manejo de baixo estresse e de medidas que priorizem o bem-estar animal e uso da inteligência de dados para diagnosticar e tratar com rapidez doenças que possam acometer os animais.
Diagnósticos rápidos permitem ações igualmente rápidas e assertivas, evitando o agravamento da situação.
A vigilância ativa é o que permitirá que o Brasil se mantenha livre da influenza aviária. “Medidas preventivas para evitar a entrada do agente patogênico devem ser o foco do produtor brasileiro. As indústrias, por sua vez, auxiliam com o trabalho consultor a campo e o investimento constante em novas tecnologias e serviços que ajudem a cadeia a se manter produtiva e com portas abertas ao mercado interno e externo”, completa André.
A MSD SAÚDE ANIMAL
Há mais de 130 anos, a MSD atua com medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras.
A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento.
A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global.
A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite o site da empresa - www.msd-saude-animal.com.br - e suas mídias sociais, Linkedin, Instagram e Facebook.
(A Hora do Ovo, com informações e foto do time de comunicação da MSD Saúde Animal)
tag: MSD Saúde Animal , influenza aviaria , biosseguridade , prevenção , Masaio Mizuno Ishizuka , André Volpe ,